Instituto morro da cutia: Uso de ov nos motores diesel paulo lenhardt
Óleo de cozinha vira combustível
Óleo de cozinha vira combustível
É possível transformar carros a diesel em veículos movido a óleo vegetal reciclado. Veja infográfico sobre como é feita a reciclagem e como funciona o motor.
FLÁVIA MORAES · 22 de dezembro de 2011 · 12 anos atrás
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Motor a diesel movido a óleo vegetal: uma idéia do passado pode ser a resposta para o futuro.
Motor a diesel movido a óleo vegetal: uma idéia do passado pode ser a resposta para o futuro.
Você acha que o óleo vegetal depois de usado não tem mais utilidade? Não sabe como descartá-lo e acaba juntando potes de óleo usados ou até mesmo jogando no ralo e poluindo os cursos d’água? Pois saiba que ele pode virar um ótimo combustível para o seu carro, barato e pouco poluente, além de deixá-lo livre das idas recorrentes ao posto de gasolina.
No Rio Grande do Sul, o ecologista Paulo Roberto Lenhardt foi o primeiro a instalar um sistema que permite ao motor a diesel funcionar com óleo vegetal. Desde ANO, ele passou a reciclar o óleo vegetal utilizado e adaptou a sua S10, motor MWM 2.8 turbo, para funcionar também com esse produto que seria descartado.
“Na verdade a questão do uso do óleo vegetal como combustível é muito antiga, eu não inventei nada. O motor a diesel foi apresentado em 1910 com a finalidade de utilizar o óleo vegetal. Como era um combustível de baixo custo, com possibilidade de cada pessoa ser auto-suficiente, desafiou a indústria do petróleo, que se sentiu ameaçada e reagiu, criando a necessidade do uso do óleo diesel”, explica.
Saiba como funciona um motor movido a óleo de cozinha. Clique em Ligar o Motor para ver as informações.
Membro do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, Lenhardt viajou o mundo buscando exemplos de uso de óleo vegetal nos automóveis. Essa ideia está ligada aos princípios do Instituto, que é promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da agroecologia, do comércio ético, justo e solidário e da educação ambiental, atuando regional, nacional e internacionalmente.
Gordura Nova: Óleo de cozinha usado pode ser vendido para fazer sabão ou biodiesel
Da frigideira para o tanque
A partir dessa lógica, veio a ideia de substituir o uso do combustível fóssil e poluente por um combustível sustentável. Paulo ressalta que atualmente, com a questão das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável, o óleo vegetal seria uma saída ambientalmente correta. No entanto, “a indústria do petróleo não quer perder o poder e, por isso, criou o biodiesel”, argumenta o ecologista.
Combustível na estrada
Entrevista com Felipe Viana da ONG Econsciência
Felipe Viana, da ONG Econsciência, passou a utilizar o kit desenvolvido por Lenhardt em seu automóvel, uma Rural com motor a diesel de F1000. “Ando de 8 a 10 km com um litro de diesel, até o motor esquentar, depois o sistema troca para o óleo vegetal e eu posso ir para qualquer lugar com esse biocombustível. O consumo é próximo a quilometragem que faz usando o diesel, mas já aconteceu casos de ficar mais econômico com o óleo de cozinha”, conta.
Entre os benefícios dessa troca de combustível, os ambientalistas destacam a redução em 75% de emissão de gases estufa, se comparado aos combustíveis fósseis. A disponibilidade de óleos vegetais no Brasil também é outro ponto positivo. Lenhardt afirma que só contando com a quantidade disponível no país de óleo de dendê, poderíamos ter a riqueza equivalente a da Arábia Saudita em reserva de combustível. Assim, ele garante que “usar o óleo vegetal é a estratégia mais inteligente que a natureza inventou para gerar energia”.
Outro benefício é a possibilidade de auto-suficiência de cada cidadão com o seu próprio óleo. Atualmente, em Porto Alegre, do total de óleo vendido, 75% é para uso doméstico e 25% para restaurantes. Dessa quantidade de uso doméstico, só 5% do total é recolhida na capital gaúcha, o que indica que há muito biocombustível sendo desperdiçado e descartado em locais impróprios, como ralos de pia, vaso sanitário, no solo.
Outro ponto a favor desse biocombustível é que ele lubrifica mais o motor, o que tende a aumentar a vida útil dele, inclusive dificultando que a bomba injetora fique entupida. “Meu carro já tem 250 mil km e, desde os 64 mil km, ele funciona a óleo vegetal. Já fui até Brasília, Goiás e Bahia assim. Sabe-se de carros, na Alemanha, que chegaram a 1 milhão de km rodados”, conta Lenhardt.
FONTE : Oleo de cozinha vira combustivel - ((o))eco
1 Anexo(s)
Uso de óleos vegetais puros como combustíveis para motores diesel Moreira, Deny Cesar
Uso de óleos vegetais puros como combustíveis
para motores diesel
Moreira, Deny Cesar
Óleo vegetal natural: um novo combustível?
Josiane Correia de Freitas, de Curitiba
"Que o biodiesel é um avanço tremendo no mundo dos combustíveis, ninguém duvida. Ao invés de perfurar um poço para retirar petróleo (a um custo altíssimo), pode-se simplesmente plantar a matéria-prima; ao invés de construir-se uma usina de refinamento (caríssima), extrai- -se o óleo da planta e monta-se uma usina que pode até ser pequena (e mais barata); além disso, o combustível resultante polui menos e ajuda no desenvolvimento da agricultura.
Agora, imagine só se você pudesse pular a parte do processo em que você ainda precisa da usina. Se fosse possível pegar a planta, extrair o óleo e usá-lo assim mesmo. Seria ainda melhor, não? Pula-se uma etapa cara do processo, a transesterificação do óleo, e obtém-se o mesmo resultado. Apesar de não ser simples, isso é possível.
O uso de óleo vegetal puro é defendido por muita gente. E não só por teóricos, mas também por pessoas que põem a mão na massa e fazem motores diesel funcionarem com material desse tipo. Agora, um projeto de lei em discussão no Congresso Nacional, de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), prevê a liberação do uso do óleo vegetal em máquinas e equipamentos agrícolas, geradores de energia, veículos de transporte de pessoas, veículos do transporte rodoviário, hidroviário e ferroviário para produtos e insumos agropecuários e florestais, bem como no transporte público urbano. A proposta vai de encontro aos anseios de milhares de agricultores que já utilizam o óleo vegetal em veículos diesel, mas sem o respaldo legal que garantiria o aval da indústria de motores.
Voltando no tempo, os defensores do uso do óleo vegetal tentam provar que desde o início os motores diesel estavam destinados a operar com produtos desse gênero. “Rudolf Diesel declarou em 1912 que no devido tempo os óleos vegetais teriam a importância que o petróleo e o carvão mineral tinham naquela época”, diz Sylmar Denucci, engenheiro agrônomo do Departamento de Sementes Matrizes e Mudas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo.
Os exemplos históricos são vários. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, óleos vegetais chegaram realmente a ser usados em motores diesel. Mais tarde, testes de longa distância mostraram que era possível fazer longos trajetos com o combustível sem problemas. Viagens pelo Brasil, de Belo Horizonte ao Recife e ao Rio de Janeiro, por exemplo, demonstraram a viabilidade.
Mais recentemente, houve quem defendesse a criação de um Pró-Óleo, nos mesmos moldes do Proálcool, do governo federal, que gerou todo o conhecimento sobre etanol que temos hoje no país. Mas a proposta não pegou e o programa foi por água abaixo. Agora, os defensores do óleo voltam à cena e pedem mais uma chance para o combustível.
Quais seriam as vantagens de se usar o óleo puro, ao invés do biodiesel processado que conhecemos hoje? “É mais barato, mais eficiente e mais fácil de fazer”, afirma Thomas Renatus Fendel, um pesquisador que se apresenta dizendo que tem mais de 300 mil quilômetros rodados com óleo de fritura e com suas misturas.
A parte do mais barato e mais fácil de fazer não exige muito esforço para ser entendida. Corta-se toda uma parte do processo que, embora esteja dominada tecnicamente no Brasil, é cara e exige conhecimento. A eficiência, diz Thomas, foi provada com os testes já realizados. Há motores adaptados, segundo ele, que consomem até 20% menos óleo vegetal do que diesel mineral para fazer o mesmo percurso.
Há também vantagens de cunho econômico. Os produtores da matéria-prima teriam um intermediário a menos no processo de compra e venda, e provavelmente sairiam ganhando com isso. O país eliminaria a necessidade de criar infra- estrutura de novas usinas, além de que o armazenamento desse tipo de combustível é mais barato.
Mas é claro que nem tudo são flores. Caso contrário, o óleo já teria dominado o mercado há décadas e o programa de biodiesel talvez nem existisse. Então, quais são os problemas a ser enfrentados?"
1 Anexo(s)
Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
FONTE: http://www.morrodacutia.org/#
Para que converter um motor diesel para óleo vegetal?
https://www.4x4brasil.com.br/forum/a...egetal-kit.jpg
Óleos vegetais não colaboram para o aumento do efeito estufa – quando o motor queima combustível libera CO2, que é o grande vilão do aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global. Porém, no caso dos biocombustíveis (como o óleo vegetal) todo o carbono expelido foi anteriormente sequestrado da atmosfera pelas plantas, ou seja é um ciclo fechado.
Óleos vegetais são a grande solução para a substituição dos combustíveis fósseis – óleos vegetais podem ser produzidos praticamente em todos os cantos do planeta, existem milhares de variedades e espécies de oleoginosas pelo mundo afora. É possível produzir óleo vegetal dentro de florestas como amazônia sem desmatá-las, como no caso do Dendê. Em regiões desérticas e possível utilizar água do mar e produzir óleo vegetal até mesmo de algas por exemplo.
Muito melhor que biodiesel – o óleo é uma excelente estratégia da natureza para se acumular energia solar, óleos vegetais são alimento, combustível e até mesmo remédio. Então pra quê transformá-lo em um produto tóxico, sujo, e perigoso como o biodiesel? Óleo vegetal já pode ser utilizado como combustível diretamente, a tecnologia já existe e é simples, converter um motor diesel para óleo vegetal é relativamente barato e os novos motores podem ser fabricados já com as adaptações para o funcionamento direto com óleo vegetal. O biodiesel é em torno de 30% mais caro que o óleo vegetal, é toxico e inflamável, requer instalações centralizadas, complexas, produtos químicos, gera resíduos na fabricação e cria monopólio. Pequenos agricultores podem produzir o óleo vegetal extra virgem em suas propriedades, tirar uma parte para a alimentação saudável, outra parte para alimentar tratores, geradores, veículos, maquinários, etc. , e vender o excesso para vizinhos e amigos. Criando uma propriedade completamente independe de rede elétrica e de combustíveis fósseis.
Muito melhor que etanol – motores Diesel são muito mais eficientes do que motores a álcool/gasolina que perdem em torno de 70% da energia do combustível em calor e outras perdas. Alguns veículos Diesel chegam a fazer mais de 30Km/Litro e já existe um protótipo alemão capaz de fazer 70Km com um litro de óleo vegetal! Os motores Diesel são muito mais duráveis, podendo fazer mais de 1 milhão de quilômetros. É muito mais fácil produzir óleo vegetal do que etanol, o óleo vegetal pode ser produzido a partir de uma prensa e um sistema super simples de filtragem enquanto que o álcool demanda instalações complexas. No caso do Brasil, a cana-de-açúcar demanda monocultura em extensas áreas de terra e explora mão de obra num regime de semi-escravidão
Muito melhor que hidrogênio - hoje em dia muito se fala em células de hidrogênio como alternativa de combustível limpo, porém, seus defensores só enxergam parte da solução e não consideram todo o processo caro e complexo de produção e armazenagem do hidrogênio.
Emissões da queima do óleo vegetal – Além de não colaborar com o aumento do efeito estufa, alguns testes apontam que o uso de óleo vegetal como combustível causa redução de 40% na emissão de fuligem, e são 50-70% mais limpas no geral do que o diesel.
Vida útil do motor – algumas teorias afirmam que as propriedades lubrificantes do óleo vegetal podem até aumentar a vida útil do motor, já que diminuem o atrito que o grande causador do desgaste no final das contas. O consumo de óleo vegetal do motor é o mesmo do que o de diesel e não á mudança significativa na potência, porém alguns boatos na internet sugerem um leve ganho de potência com o óleo vegetal.
Economia financeira – no caso de óleo reciclado de restaurantes ou mesmo óleo doméstico a economia é enorme, a maioria dos estabelecimentos doa o óleo de fritura usado, sobrando apenas o baixíssimo custo da coleta e limpeza do óleo usado. O processo de limpeza é muito simples e barato, basicamente decantação e filtragem.
Bom para o meio ambiente – Além de todas as vantagens já citadas do uso de óleo vegetal como combustível, no caso do uso de óleo de fritura reciclado os benefícios para o meio ambiente são ainda maiores. Nas grandes cidades a maior parte do óleo usado é jogado no esgoto, apesar de não ser tóxico o óleo vegetal causa um impacto tremendo nos mananciais hídricos e dificultam muito o processo de tratamento de água, por ser um resíduo de lenta decomposição. Técnicos de uma empresa de saneamento do Brasil estimam o consumo de óleo de cozinha em 1 litro/mês por habitante. Isto significa que numa cidade de 50 mil habitantes aproximadamente 50 mil litros de óleo podem ir parar no esgoto todo o mês! Imaginem o impacto que isto pode causar no sistema de esgoto de uma cidade e se todo este óleo acabar parando nos rios! E imagine a economia de todo este resíduo sendo aproveitado como combustível limpo
- Descrição
qualquer tipo de óleo de cozinha serve
o veículo vai funcionar com óleo vegetal puro, não necessita ser convertido em biodiesel
não colabora com o efeito estufa
grande economia, no caso de óleo reciclado o custo pode chegar a R$0,25/litro!
Não causa nenhum dano ao motor
Não espere mais por soluções tecnológicas complexas e a longo prazo , dirija um carro ecológico hoje!
Acesse a seção de downloads, baixe o passo-a-passo e descubra como reciclar óleo de fritura dos restaurantes da sua cidade. Ajude a eliminar este resíduo do ambiente e abasteça seu veículo a um custo muito baixo.
O Kit inclui:
filtro para óleo vegetal com elemento filtrante
5 elementos filtrantes de 5microns para reposição, com estimativa de 5000Km cada
válvula solenóide
registro de três vias
aquecedor elétrico auxiliar e sonda de temperatura já instalados dentro do filtro
aquecedor de óleo vegetal
controlador com visor de temperatura
interruptor elétrico
serpentina para o tanque de óleo vegetal
mangueira para combustível 3/8
metros de mangueira para combustível ½
“T's” e conexões
abraçadeiras
manual de instalação passo-a-passo
Imagens Anexas
-kit.jpg