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Hybrid View

  • #1

    Emendar pontas de eixo




    Pessoal,

    Alguém já emendou pontas de eixo?
    Estou querendo aumentar o wms dos eixos toyota que comprei em 15 cm de cada lado.
    Pensei em emendar as pontas de eixo e depois fazer algum tratamento térmico na peça.
    Já vi esta conversa de sementação num tópico do Marcos Ojeda, mas não vi a conclusão do assunto.
    Alguém tem uma idéia de como fazer?

    Abraço,

    Marilson

  • #2
    Marilson,

    Acho isso loucura...

    Procure o Franco... Ele faz sobre medida...

    [ ]´s

  • #3
    Ribon,

    Tem o tel dele?

    Marilson

  • #4
    Marilson,


    Qualquer emenda que vc fizer vai causar um ponto de concentração de tensões.

    Neste caso, como vc quer aumentar o WMS, sugiro que vc faça novos semi eixos partindo do material bruto.

    Aproveite e faça eles de Cromo molibidênio para não ter problemas nunca nos semi eixos

    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Confeccionar novos semi-eixos eh a solucao mais sensata.
    Para este tipo de solda, eh necessario utilizar o processo por friccao com posterior revenimento.
    Lamentavelmente excetuando-se o fabricante, eh muito dificil achar quem tenha o equipamento.
    Se optar pela confeccao de eixos novos, solicite inspecao para constatar ou nao, a presenca de trincas.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Vou esperar pela opinião dos experts, depois direi minha opinião. 8)

  • #7
    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    Ribon,

    Tem o tel dele?

    Marilson
    Marilson,

    http://www.ensimec.com/

    Tem o tel na pagina... 0XX47 - 3337-3390

    Procure o Franco...

    [ ]´s

  • #8
    Ribon,

    Vou fazer um contato com o Franco.

    Valeu.

    Marilson

  • #9
    Elmer,

    Dá seu pitaco aí meu!

    Abraço,

    Marilson

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    badcluster_4x4, blz, é um pitaco mesmo

    Vamos direcionar o assunto em: instalar eixos toyota na F75.
    Vou tentar explicar o que fizemos aqui na oficina em nossa F75;

    Primeiro vou falar nas carcaças e depois nos semi eixos

    Carcaça dianteira, foi alongada apenas no tubo do lado esquerdo, isso mesmo, o lado direito(curto) permanece original, inclusive a base de assentamento no feixe. Os feixes são band mas estão fixados da mesma forma que os originais, ou seja, centralizados abaixo do chassi. O semi eixo direito está original também.

    Carcaça trazeira, foi alongada apenas no tubo do lado direito(curto), o lado esquerdo permanece original a base de assentamento do feixe também, com isso a bola(caixa satélite) ficou um pouco deslocada para o centro do veículo, porém o lado direito ainda está mais curto.

    Semi eixos, dianteiro esquerdo e trazeiro direito foram alongados. Foram cortados 4 semi eixos para se fazer dois e esses dois tiveram o corpo unido com solda cromo-níquel. Já condenaram esse serviço aqui pelo fórum...

    O que fazemos aqui é isso, extremidades conicas, tudo centralizado no torno e preenchimento com solda cromo em toda essa região ===><===
    Tudo bem, vai um monte de gente novamente dizer q eu matei a têmpera dos semi eixos, etc e tal.

    Não quero ser o dono da verdade, mas aqui a gente se vira com o q tem, e esses são os recursos q eu tenho pra realizar minhas idéias malucas
    Então, só à nível de informação, a F75 já roda desde nov.2003, está com 50mil rodados e nunca tivemos problemas por conta disso.

    Outro pra reforçar a teoria, meu Jeep, logo q terminei a reforma(2001) eu já usava eixos híbridos(dana/toyota) com wms original do jeep e os semi eixos flutuantes eram band cortados e emendados com pontas de 19 estrias. Rodei assim até ago.2004 quando instalei o bloqueio 30 estrias no eixo trazeiro, daí tive que novamente cortar os semi eixos e emendar pontas com 30 estrias, isso no trazeiro pois o dianteiro continuava rodando com 19 estrias até o mês passado (nov.2005)quando instalei carcaças mais largas permitindo o uso de semi eixos originais toyota. E de 2001 pra cá meu Jeep rodou 100mil km sem nenhum problema por causa de semi eixo, lembrando que meu motor é diesel(+torque) e no começo eu rodava de 900x16, depois passei pra 33x13,5 e atualmente 35x12,5. O máximo q aconteceu de quebra no meu sistema de transmissão foi a caixa de marchas em junho desse ano.

    Bão esse é o meu relato.
    Se vc tiver receio em emendar os semi eixos, faz o trabalho nas carcaças inicialmente mede tudo e manda confeccionar os semi eixos maiores inteiriços na ensimec.

    Acho q é só.

    abração.

  • #11
    Usuário Avatar de edwint
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    eu tenho la minhas dúvidas em fazer esse tipo de serviço, quando eu mechia c/ tratores ja vi gente fazendo isso, mas nao durava muito tempo não... agora p/ fazer em um veiculo que vc carrega sua familia, as vezes em velocidade relativamente aalta em uma curva, imajine a falta de uma roda.... pode fazer um grande estrago heinnn.... (neste caso os eixos trazeiros)
    4X4 Brasil

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    O que fazemos aqui é isso, extremidades conicas, tudo centralizado no torno e preenchimento com solda cromo em toda essa região ===><===
    Tudo bem, vai um monte de gente novamente dizer q eu matei a têmpera dos semi eixos, etc e tal.

    Não quero ser o dono da verdade, mas aqui a gente se vira com o q tem, e esses são os recursos q eu tenho pra realizar minhas idéias malucas
    Então, só à nível de informação, a F75 já roda desde nov.2003, está com 50mil rodados e nunca tivemos problemas por conta disso.
    E no feriadão de 1º de maio meu pai foi com a galera pra Serra do Sol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...875#post238875) Vovó carregada (era a única de carroceria no comboio) e no primeiro desafio (barranco alto na saída de um igarapé) começou a subir e ficou quicando no meio da subida, derrepente BUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMM

    Foi-se o semi eixo emendado...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Emendar pontas de eixo-dsc08970.jpg   Emendar pontas de eixo-dsc08971.jpg   Emendar pontas de eixo-dsc08973.jpg  

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