No dianteiro estou fazendo exatamente isto, porêm no torno para melhor alinhamento, e também com um tubo interno.
Vou fazer somente a ponta maior nova.
Já comprei as chapas para fazer os braços high steer, conforme vc me mandou as fotos.
eu tenho la minhas dúvidas em fazer esse tipo de serviço, quando eu mechia c/ tratores ja vi gente fazendo isso, mas nao durava muito tempo não... agora p/ fazer em um veiculo que vc carrega sua familia, as vezes em velocidade relativamente aalta em uma curva, imajine a falta de uma roda.... pode fazer um grande estrago heinnn.... (neste caso os eixos trazeiros)
Olha só, prá me meter no assunto, mesmo não tendo nada haver com semi eixos, mas sim com o processo em si: Adaptei motor AP 2.0 no Sidekick e tive que adaptar o eixo piloto para usar a caixa dele com a embreagem do AP. Meu eixo piloto foi soldado usando pino central nas duas extremidades e quebrou. Daí achei um cara que fez exatamente isso que vc sugere, apontando as duas extremidades. Dessa maneira ele está agüentando muito bem obrigado.
Como falei, não são semi eixos, portanto, não posso afirmar se em termos de torque a coisa é igual, mas parece-me que sim, pois no eixo piloto é transmitida toda a força do motor para a caixa.
Por favor, corrijam-me se eu estiver falando bobagem, mas no meu caso se apresentou como uma ótima solução.
[ ]s
BOM DIA estou tambem trocando meu motor por um ap, gostaria de saber como ficou a medida do eixo trazeiro do cambio? vc colocou o cambio c10? vc teve que emenda-lo tbem?
O que fazemos aqui é isso, extremidades conicas, tudo centralizado no torno e preenchimento com solda cromo em toda essa região ===><===
Tudo bem, vai um monte de gente novamente dizer q eu matei a têmpera dos semi eixos, etc e tal.
Não quero ser o dono da verdade, mas aqui a gente se vira com o q tem, e esses são os recursos q eu tenho pra realizar minhas idéias malucas
Então, só à nível de informação, a F75 já roda desde nov.2003, está com 50mil rodados e nunca tivemos problemas por conta disso.
E no feriadão de 1º de maio meu pai foi com a galera pra Serra do Sol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...875#post238875) Vovó carregada (era a única de carroceria no comboio) e no primeiro desafio (barranco alto na saída de um igarapé) começou a subir e ficou quicando no meio da subida, derrepente BUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMM
por enquanto a viatura já tá rodando porque tinhamos outro emendado reserva... mas agora Meu Velho tá meio preocupado, aí fazendo umas pesquisas, tirando umas medidas encontramos a seguinte solução.
Devido as modificações feitas na carcaça precisavamos de um semi eixo trazeiro para o lado curto com 81cm de comprimento, o da band não-flutuante (lado longo) tem exatamente essa medida e está sendo retrabalhado em duas partes.
A primeira etapa (foto 1) é a que mais me preocupa pois os semi-eixos originalmente flutuantes medem 32mm e esse do não-flutuante tem 38mm... O máximo que tem de espaço disponivel no diametro interno da manga de eixo é 35mm então tivemos que rebaixar o corpo do semi-eixo(não flutuante) pra 34,5mm.
Aí fica a dúvida se perdi uma parte do tratamento (tempera/revenimento/etc) mas de acordo com o torneiro que fez a usinagem aqui o grau de dureza se manteve, teve que afiar a ferramenta de corte várias vezes.
A segunda etapa é baba(foto 2), apenas reduzimos o flange e agora é só fazer os furos conicos pra encaixar nos prisioneiros do cubo de roda. (foto 4).
Bom, tá aí, mesmo que fique enfraquecido pela usinagem agora é só mandar temperar/revenir, pelo menos já tenho a peça com as medidas exatas para essa aplicação.
E no feriadão de 1º de maio meu pai foi com a galera pra Serra do Sol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...875#post238875) Vovó carregada (era a única de carroceria no comboio) e no primeiro desafio (barranco alto na saída de um igarapé) começou a subir e ficou quicando no meio da subida, derrepente BUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMM
Foi-se o semi eixo emendado...
Grande Elmer Jeep
É por essas e outras que vc tem uma legião enorme de admiradores(eu sou um deles): O que dá certo vc mostra , o errado vc não esconde!
Apesar que resistir a 3 ou 4 anos com motor diesel e pneu 33" ja foi uma verdadeira vitória.
Essas 30 estrias do eixo da band é compatível com teu bloc?
Bom, a verdade tem q ser dita, eu confiava em semi eixos emendados, já tive boas experiencias, as más devem ser compartilhadas também. Não recomendo mais.
Outro detalhe, esse semi era da Vovó, F75 do meu pai, tem motor diesel e sempre rodou de pneus 900x16.
No meu CJ eu uso semi eixos band em carcaças dana 44, as estrias são retrabalhadas pra encaixar corretamente
Vc tá me saindo um gambiarrero de mão cheia.... HAHAHAHAHAHHA PQP, tá me superando.....
O ideal para emendar eixos de câmbio, deve servir pra semi-eixo tb, apesar de eu não concordar com sem-eixo emendado, é usinar um pino em uma parte e fazer um furo na parte à ser emendada. Isso é encaixado na pressão e soldado com as partes presas no torno pra não haver empeno. Qd precisar reduzir eixo de saída do câmbio, pode fazer sem medo de ser feliz. Pra semi-eixo num sei se funfa.