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Convex Datacenter
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  • #13
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    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    Elmer,

    Eu tinha pensado no caso de manter um lado intacto e mecher no outro, só fico com receio do posicionamente da bola do eixo em direção da t-case que no meu caso também é toyota, imagino que também seja o seu.
    Não fica muito central este posicionamento?
    Não. O dianteiro fica perfeito.
    Somente a bola do eixo trazeiro fica deslocada e mesmo assim é pouco.

    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    Quanto vcs aumentarão nos semi-eixos?
    Estou pensando em 200mm.
    Eu ia até falar no post anterior que não tenho mais as medidas exatas.

    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    Não sou um expert mas como é esta solda cromo-níquel, é o tipo do eletrodo usado na solda elétrica ou é outro tipo de solda, por exemplo mig?
    É um tipo de eletrodo, mas não é qualquer máquina que tem capacidade pra "queimar" ele. Aqui agente tem uma bambozzi rotativa.

    []'s

  • #14
    Já que o Elmer tem experiências boas com o assunto, então talvez vc possa tentar Marilson.

    Eu ainda acredito não ser a melhor solução, mas se vc quiser tentar, somente tenha certeza de manter todos os semi eixos flutuantes, pois se forem assim, o máximo que vai acontecer em uma quebra é vc perder a tração naquele eixo.

    []s

  • #15

    ponta de eixo

    Elmer

    esta solucao de soldar eixos e muito utilizada para consertos. Todo eixo bem soldado quebra em outro lugar nao na solda. A Eutetic tem um eletrodo propio para emendar eixos muito usado em caminhoes com maquina rotativa (Ge , Bambozzi) ou destas eletronicas modernas que tem corrente continua pura

  • #16
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Não quebra na solda.

    Quebra do lado.

    O problema é a redução do jeep, ou o torque do motor.

    Se o cara usar o jeep com o pé aliviado, o semi-eixo dura ...... se não vai preparando para o susto do estouro.

    Por exemplo: no jeep, era comum fazer emenda para o semi-eixo traseiro flutuante. Estourava os meus porque primeiro calçava V8, também tinha o probleminha dos 9.00"x16" e depois, o diâmetro do eixo já não era mesmo essas coisas.

    Mas mesmo assim, quebrava do lado da junção, na zona afetada térmicamente (ZTA), que não era nem o aço-cromo, nem o próprio material do eixo pois era o meio disso e ao mesmo tempo, nada disso. Nem com solda eletrodo comum em CA, nem com CC nem com MIG

    Então é o seguinte:

    - se andar com o pedal aliviado, o semi-eixo dura um bom tempo.
    - se não abusar na reduzida, o mesmo.

    E finalmente:

    1- O pior é soldar nú e crú. O semi eixo fica mais fraco mesmo (do lado da solda). Contando com isso, procurar fazer cordões pequenos e esperar esfriar a junção e de pouco em pouco, fazer a junção. Não fazer a junção na correria e sem avermelhar a junta em volta ...... não frite o material do eixo.

    2- O razoável seria poder fazer uma junção num semi-eixo que fosse mais grosso no local da solda.

    3- Mais razável ainda seria partir de um semi-eixo mais grosso e só usinar o entalhado, ambas soluções difíceis. Só pra quem tiver metal duro para ferramentar.

    4- Usinar um semi-eixo e depois, dependendo do aço, mandar temperar e revenir OU cementar, temperar e revenir.

    5- Comprar pronto de quem tiver à venda.


    E finalmente:

    ELMER,

    Na sua foto, vejo a junção de 2 tipos de eixo: um feito de material base, forjado, provávelmente do jeep e um de material usinado, o da toyota.

    Vejo a junção usinada e alinhada.... OK

    Só que vejo corrosão em ambas as extremidades.

    Isso é ruim.

    Na hora da solda mistura tudo e a corrosão prejudicaa qualidade da solda.

    Quando fizer isso, jateie ambas as extremidades deixando no aço apenas ...... sem corrosão, sem óleo de corte ...... só o aço.
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #17
    Leopoldo,

    Aguardava mesmo sua resposta!
    Você já ouviu falar em um processo de alívio de tensão onde, segundo uma empresa que consultei aqui, seria um aquecimento a 350 graus somente no local da solda, pois o processo de sementação não é possível devido a diferença de materiais entre as pontas e a solda, logo trincaria na hora do processo.

    Obrigado ao Elmer pelas dicas e fotos.

    Na Ensimec o Franco me cotou a R$1100,00 o par de eixos, achei caro pra caraio, por se tratar somente dos semi-eixos, é o preço de um T-rex completo!

    Abraço,

    Marilson

  • #18
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Não quebra na solda.

    Quebra do lado.

    O problema é a redução do jeep, ou o torque do motor.

    Se o cara usar o jeep com o pé aliviado, o semi-eixo dura ...... se não vai preparando para o susto do estouro.

    Por exemplo: no jeep, era comum fazer emenda para o semi-eixo traseiro flutuante. Estourava os meus porque primeiro calçava V8, também tinha o probleminha dos 9.00"x16" e depois, o diâmetro do eixo já não era mesmo essas coisas.

    Mas mesmo assim, quebrava do lado da junção, na zona afetada térmicamente (ZTA), que não era nem o aço-cromo, nem o próprio material do eixo pois era o meio disso e ao mesmo tempo, nada disso. Nem com solda eletrodo comum em CA, nem com CC nem com MIG

    Então é o seguinte:

    - se andar com o pedal aliviado, o semi-eixo dura um bom tempo.
    - se não abusar na reduzida, o mesmo.
    Em 97, 98 eu quebrei um assim, do lado da solda, nessa época o Prateado tinha motor kombi diesel :P e foi numa subidinha simples no portão de casa
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    1- O pior é soldar nú e crú. O semi eixo fica mais fraco mesmo (do lado da solda). Contando com isso, procurar fazer cordões pequenos e esperar esfriar a junção e de pouco em pouco, fazer a junção. Não fazer a junção na correria e sem avermelhar a junta em volta ...... não frite o material do eixo.
    Com certeza, esse é o procedimento que executamos
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    3- Mais razável ainda seria partir de um semi-eixo mais grosso e só usinar o entalhado, ambas soluções difíceis. Só pra quem tiver metal duro para ferramentar.

    4- Usinar um semi-eixo e depois, dependendo do aço, mandar temperar e revenir OU cementar, temperar e revenir.
    E também pra quem tiver acesso à ferramental/equipamentos adequados para este fim(não é o meu caso )
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    5- Comprar pronto de quem tiver à venda.
    Seria o mais interessante, acho q a Ensimec encara o desafio.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    E finalmente:

    ELMER,

    Na sua foto, vejo a junção de 2 tipos de eixo: um feito de material base, forjado, provávelmente do jeep e um de material usinado, o da toyota.
    Sim mestre, esses dias instalamos um kit flutuante de band num engesa e os semi eixos band foram alongados, tiveram no corpo as pontas implantadas(lado estria) do engesa. São esses da foto acima.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Vejo a junção usinada e alinhada.... OK

    Só que vejo corrosão em ambas as extremidades.

    Isso é ruim.

    Na hora da solda mistura tudo e a corrosão prejudicaa qualidade da solda.

    Quando fizer isso, jateie ambas as extremidades deixando no aço apenas ...... sem corrosão, sem óleo de corte ...... só o aço.
    Blz mestre, as extremidades foram unidas apenas pra eu tirar a foto, faltava ainda fazer os "degrauzinhos" no lado direito(que estava na placa do torno) e depois a corrosão foi removida na escova de aço rotativa, após isso foi tudo pro banho químico pra finalmente ser realizada a solda.

    abração.

  • #19
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    Obrigado ao Elmer pelas dicas e fotos.

    Na Ensimec o Franco me cotou a R$1100,00 o par de eixos, achei caro pra caraio, por se tratar somente dos semi-eixos, é o preço de um T-rex completo!

    Abraço,

    Marilson
    Imaginei que o preço ficasse alto mesmo, até porque são peças únicas sob encomenda, diferente dos t-rex bone que são feitos em uma determinada escala

    []'s

  • #20
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    ..... seria um aquecimento a 350 graus somente no local da solda........
    Aquecimento a uns 350 ºC, parece que eles se referem ao revenimento. Mas isso é feito após a têmpera. Depende do aço pois, pode ser temperado direto (por ex: 4130 ou 4340) e depois revenido ou cementado, depois temperado e finalmente revenido (por ex: um 1030). De qualquer modo, como falei antes, o eixo costuma romper no lado da solda e não há tratamento para "revigorar" simplesmente. É lógico que vc pode recozer os semi-eixos, depois soldar, temperar, revenir ..... mas seria então + fácil usinar de vez.
    O problema é o seguinte: na solda o material pode ser bem duro, no semi-eixo também, mas no meio, naquela parte que fica azulada depois da solda, fica mais mole que os 2, e perde resistência. Quanto mais aquecido tiver sido o eixo, maior seria a área amolecida. Soldar com calma não impede o amolecimento mas diminui a área afetada.

    Nem vou falar de solda por artito, que seria uma outra opção pois nem tenho ideia de quem faça isso por aí.....

    E não se esqueça que ao juntar aços diferentes, o aço torce diferentemente ao aplicar o torque. Com a solda no meio e a região afetada, cada parte dele torce de forma diferente .... e se numa dessas ele envergar, fratura mais fácil ainda......nem dá tempo de sentir a vibração do eixo desbalanceando.

    Se soldar torto o eixo, não quebra só por causa do material, quebra rápidamente por fadiga também.


    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    .... pois o processo de sementação .....


    É cementação.



    ELMER,

    Soldar no torno realmente é uma boa, pois garante o alinhamento. Uma coisa interessante que eu ví uma vez, foi acionar o torno numa alta velocidade com o eixo ainda amarelo. Lógico que não pode esquecer de ajustar bem a lupa.

    Assim, o eixo esfria alinhado, mesmo com o cordão repuxando.

    Solda, poe pra virar, solda de novo, por pra virar..... quando acaba, o eixo está muito bem alinhado, e vc pode só fazer o acabamento na solda.
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #21
    Valeu pelas dicas pessoal, estou cotando com uma empresa aqui em Curitiba que fabrica pontas de eixo.
    www.resipecas.com.br

    Abraço,

    Marilson

  • #22
    pra contabilizar mais um "emendador"
    há meses tive que emendar o semi eixo curto do diferencial dianteiro do meu jipinho
    já fiz trilha etc e até agora tá ok
    usei o mesmo termo que foi usado neste tópico quando fui ver o preço da peça nova: "caraio"
    sei das limitações e por isso cautela sempre

    [ ] ´s

  • #23
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    Valeu pelas dicas pessoal, estou cotando com uma empresa aqui em Curitiba que fabrica pontas de eixo.
    www.resipecas.com.br

    Abraço,

    Marilson
    a resipeças é uma metalurgica completa, e os produtos que fabrica sao de excelente qualidade e exportados pros quatro cantos do mundo.
    TALVEZ eles façam algo sob medida, mas acho que o preço nao compensa.
    infelizmente as soluçoes ideais sao caras e inacessiveis a maioria aqui.

  • #24
    Usuário Avatar de leopoldo
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    A CINPAL também fabrica eixos
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