x
Convex Datacenter
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 82
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50

Citação Postado originalmente por badcluster_4x4
    Elmer,

Eu tinha pensado no caso de manter um lado intacto e mecher no outro, só fico com receio do posicionamente da bola do eixo em direção da t-case que no meu caso também é toyota, imagino que também seja o seu.
    Não fica muito central este posicionamento?
    Não. O dianteiro fica perfeito.
    Somente a bola do eixo trazeiro fica deslocada e mesmo assim é pouco.

Quanto vcs aumentarão nos semi-eixos?
    Estou pensando em 200mm.
    Eu ia até falar no post anterior que não tenho mais as medidas exatas.

Não sou um expert mas como é esta solda cromo-níquel, é o tipo do eletrodo usado na solda elétrica ou é outro tipo de solda, por exemplo mig?
    É um tipo de eletrodo, mas não é qualquer máquina que tem capacidade pra "queimar" ele. Aqui agente tem uma bambozzi rotativa.

[]'s

Já que o Elmer tem experiências boas com o assunto, então talvez vc possa tentar Marilson.

Eu ainda acredito não ser a melhor solução, mas se vc quiser tentar, somente tenha certeza de manter todos os semi eixos flutuantes, pois se forem assim, o máximo que vai acontecer em uma quebra é vc perder a tração naquele eixo.

[]s

ponta de eixo

Elmer

esta solucao de soldar eixos e muito utilizada para consertos. Todo eixo bem soldado quebra em outro lugar nao na solda. A Eutetic tem um eletrodo propio para emendar eixos muito usado em caminhoes com maquina rotativa (Ge , Bambozzi) ou destas eletronicas modernas que tem corrente continua pura

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Não quebra na solda.

Quebra do lado.

O problema é a redução do jeep, ou o torque do motor.

Se o cara usar o jeep com o pé aliviado, o semi-eixo dura ...... se não vai preparando para o susto do estouro.

Por exemplo: no jeep, era comum fazer emenda para o semi-eixo traseiro flutuante. Estourava os meus porque primeiro calçava V8, também tinha o probleminha dos 9.00"x16" e depois, o diâmetro do eixo já não era mesmo essas coisas.

Mas mesmo assim, quebrava do lado da junção, na zona afetada térmicamente (ZTA), que não era nem o aço-cromo, nem o próprio material do eixo pois era o meio disso e ao mesmo tempo, nada disso. Nem com solda eletrodo comum em CA, nem com CC nem com MIG

Então é o seguinte:

- se andar com o pedal aliviado, o semi-eixo dura um bom tempo.
    - se não abusar na reduzida, o mesmo.

E finalmente:

1- O pior é soldar nú e crú. O semi eixo fica mais fraco mesmo (do lado da solda). Contando com isso, procurar fazer cordões pequenos e esperar esfriar a junção e de pouco em pouco, fazer a junção. Não fazer a junção na correria e sem avermelhar a junta em volta ...... não frite o material do eixo.

2- O razoável seria poder fazer uma junção num semi-eixo que fosse mais grosso no local da solda.

3- Mais razável ainda seria partir de um semi-eixo mais grosso e só usinar o entalhado, ambas soluções difíceis. Só pra quem tiver metal duro para ferramentar.

4- Usinar um semi-eixo e depois, dependendo do aço, mandar temperar e revenir OU cementar, temperar e revenir.

5- Comprar pronto de quem tiver à venda.

E finalmente:

ELMER,

Na sua foto, vejo a junção de 2 tipos de eixo: um feito de material base, forjado, provávelmente do jeep e um de material usinado, o da toyota.

Vejo a junção usinada e alinhada.... OK

Só que vejo corrosão em ambas as extremidades.

Isso é ruim.

Na hora da solda mistura tudo e a corrosão prejudicaa qualidade da solda.

Quando fizer isso, jateie ambas as extremidades deixando no aço apenas ...... sem corrosão, sem óleo de corte ...... só o aço.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Leopoldo,

Aguardava mesmo sua resposta!
    Você já ouviu falar em um processo de alívio de tensão onde, segundo uma empresa que consultei aqui, seria um aquecimento a 350 graus somente no local da solda, pois o processo de sementação não é possível devido a diferença de materiais entre as pontas e a solda, logo trincaria na hora do processo.

Obrigado ao Elmer pelas dicas e fotos.

Na Ensimec o Franco me cotou a R$1100,00 o par de eixos, achei caro pra caraio, por se tratar somente dos semi-eixos, é o preço de um T-rex completo!

Abraço,

Marilson

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Não quebra na solda.

Quebra do lado.

O problema é a redução do jeep, ou o torque do motor.

Se o cara usar o jeep com o pé aliviado, o semi-eixo dura ...... se não vai preparando para o susto do estouro.

Por exemplo: no jeep, era comum fazer emenda para o semi-eixo traseiro flutuante. Estourava os meus porque primeiro calçava V8, também tinha o probleminha dos 9.00"x16" e depois, o diâmetro do eixo já não era mesmo essas coisas.

Mas mesmo assim, quebrava do lado da junção, na zona afetada térmicamente (ZTA), que não era nem o aço-cromo, nem o próprio material do eixo pois era o meio disso e ao mesmo tempo, nada disso. Nem com solda eletrodo comum em CA, nem com CC nem com MIG

Então é o seguinte:

- se andar com o pedal aliviado, o semi-eixo dura um bom tempo.
    - se não abusar na reduzida, o mesmo.
    Em 97, 98 eu quebrei um assim, do lado da solda, nessa época o Prateado tinha motor kombi diesel :P e foi numa subidinha simples no portão de casa
    1- O pior é soldar nú e crú. O semi eixo fica mais fraco mesmo (do lado da solda). Contando com isso, procurar fazer cordões pequenos e esperar esfriar a junção e de pouco em pouco, fazer a junção. Não fazer a junção na correria e sem avermelhar a junta em volta ...... não frite o material do eixo.
    Com certeza, esse é o procedimento que executamos
    3- Mais razável ainda seria partir de um semi-eixo mais grosso e só usinar o entalhado, ambas soluções difíceis. Só pra quem tiver metal duro para ferramentar.

4- Usinar um semi-eixo e depois, dependendo do aço, mandar temperar e revenir OU cementar, temperar e revenir.
    E também pra quem tiver acesso à ferramental/equipamentos adequados para este fim(não é o meu caso )
    5- Comprar pronto de quem tiver à venda.
    Seria o mais interessante, acho q a Ensimec encara o desafio.
    E finalmente:

ELMER,

Na sua foto, vejo a junção de 2 tipos de eixo: um feito de material base, forjado, provávelmente do jeep e um de material usinado, o da toyota.
    Sim mestre, esses dias instalamos um kit flutuante de band num engesa e os semi eixos band foram alongados, tiveram no corpo as pontas implantadas(lado estria) do engesa. São esses da foto acima.
    Vejo a junção usinada e alinhada.... OK

Só que vejo corrosão em ambas as extremidades.

Isso é ruim.

Na hora da solda mistura tudo e a corrosão prejudicaa qualidade da solda.

Quando fizer isso, jateie ambas as extremidades deixando no aço apenas ...... sem corrosão, sem óleo de corte ...... só o aço.
    Blz mestre, as extremidades foram unidas apenas pra eu tirar a foto, faltava ainda fazer os "degrauzinhos" no lado direito(que estava na placa do torno) e depois a corrosão foi removida na escova de aço rotativa, após isso foi tudo pro banho químico pra finalmente ser realizada a solda.

abração.

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Obrigado ao Elmer pelas dicas e fotos.

Na Ensimec o Franco me cotou a R$1100,00 o par de eixos, achei caro pra caraio, por se tratar somente dos semi-eixos, é o preço de um T-rex completo!

Abraço,

Marilson
    Imaginei que o preço ficasse alto mesmo, até porque são peças únicas sob encomenda, diferente dos t-rex bone que são feitos em uma determinada escala

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    ..... seria um aquecimento a 350 graus somente no local da solda........
    Aquecimento a uns 350 ºC, parece que eles se referem ao revenimento. Mas isso é feito após a têmpera. Depende do aço pois, pode ser temperado direto (por ex: 4130 ou 4340) e depois revenido ou cementado, depois temperado e finalmente revenido (por ex: um 1030). De qualquer modo, como falei antes, o eixo costuma romper no lado da solda e não há tratamento para "revigorar" simplesmente. É lógico que vc pode recozer os semi-eixos, depois soldar, temperar, revenir ..... mas seria então + fácil usinar de vez.
    O problema é o seguinte: na solda o material pode ser bem duro, no semi-eixo também, mas no meio, naquela parte que fica azulada depois da solda, fica mais mole que os 2, e perde resistência. Quanto mais aquecido tiver sido o eixo, maior seria a área amolecida. Soldar com calma não impede o amolecimento mas diminui a área afetada.

Nem vou falar de solda por artito, que seria uma outra opção pois nem tenho ideia de quem faça isso por aí.....

E não se esqueça que ao juntar aços diferentes, o aço torce diferentemente ao aplicar o torque. Com a solda no meio e a região afetada, cada parte dele torce de forma diferente .... e se numa dessas ele envergar, fratura mais fácil ainda......nem dá tempo de sentir a vibração do eixo desbalanceando.

Se soldar torto o eixo, não quebra só por causa do material, quebra rápidamente por fadiga também.

.... pois o processo de sementação .....

É cementação.

ELMER,

Soldar no torno realmente é uma boa, pois garante o alinhamento. Uma coisa interessante que eu ví uma vez, foi acionar o torno numa alta velocidade com o eixo ainda amarelo. Lógico que não pode esquecer de ajustar bem a lupa.

Assim, o eixo esfria alinhado, mesmo com o cordão repuxando.

Solda, poe pra virar, solda de novo, por pra virar..... quando acaba, o eixo está muito bem alinhado, e vc pode só fazer o acabamento na solda.

Valeu pelas dicas pessoal, estou cotando com uma empresa aqui em Curitiba que fabrica pontas de eixo.
    www.resipecas.com.br

Abraço,

Marilson

pra contabilizar mais um "emendador"
    há meses tive que emendar o semi eixo curto do diferencial dianteiro do meu jipinho
    já fiz trilha etc e até agora tá ok
    usei o mesmo termo que foi usado neste tópico quando fui ver o preço da peça nova: "caraio"
    sei das limitações e por isso cautela sempre

[ ] ´s

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Agradecimentos: 0
    Valeu pelas dicas pessoal, estou cotando com uma empresa aqui em Curitiba que fabrica pontas de eixo.
    www.resipecas.com.br

Abraço,

Marilson
    a resipeças é uma metalurgica completa, e os produtos que fabrica sao de excelente qualidade e exportados pros quatro cantos do mundo.
    TALVEZ eles façam algo sob medida, mas acho que o preço nao compensa.
    infelizmente as soluçoes ideais sao caras e inacessiveis a maioria aqui.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    A CINPAL também fabrica eixos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem