Tipo de resposta que acrescenta algo de util ao FORUM!!!
:palmas:
[]'s
Marcelo
Versão Imprimível
Só completando: É óbvio que pra quem entende mesmo do assunto, emendar e soldar os eixos é possível e dentro da forma adequada pode ficar muito bom. O meu post anterior é só um relato do que já vivenciei várias vezes....mas como opnião pessoal posso dizer que se tiver a opção de poder fabricar um eixo específico para o meu caso, mesmo que gaste um pouco a mais, certamente o farei.
Abs.
Fico feliz em saber.
Como eu disse, não condeno quem faça isso dentro dos critérios corretos, apesar de que usaria isso como último recurso somente.
Mas "sapeando" por aqui, achei que a minha experiência nessa área pudesse ajudar em algo, ou pelo menos refletir a respeito.
Abs.
Bem e no meu caso só complementando também: Fiz o comentário, pois essa informação que o Leandro postou eu não sabia e acredito que muita gente aqui do forum também não saiba. :concordo:
Sobre semi eixos emendados eu também já usei por um tempo por falta de opção, mas assim que a Ensimec começou a fabricar eu fiz um upgrade dos eixos :mrgreen: .
[]'s
Marcelo
Você disse uma coisa agora, que merece um comentário extra....Se todos ainda buscarem soluções adequadas, mais empresas como a Ensimec se interessarão pelas nossas aplicações e projetos especiais, tornando as gambiarras cada vez menos vantajosas em vários aspéctos e dando emprego pra mais gente também.
Abs e não sendo candidato a nada nas próximas eleições...
Se este semi-eixo vai ser usado num sistema flutuante, mesmo que quebre, a única coisa que se perde é a tração e o freio motor. Aliás, este sempre foi o benefício em segurança a favor do flutuante. A possibilidade da RL é apenas um acessório.
Se este semi-eixo vai ser usado em um sistema semi-flutuante, vai haver problemas.
:discordo: È preferivel,juntar + grana e fazer do jeito certo doq ter que pedir pro medico "emendar" os "ossos"depois, ou pior de um cidadao que tava do outro lado da rua e foi acertado por uma roda com um pedaço de semi-eixo cravando na testa,gente nao da ideia errada,nestes tipos de coisas nao ç economiza,MARILSOM FAZ OS MEUS PNEUS MAIS EM CONTA E leva DUMA VEZ A GRANA LÁ PRO FRANCO!!!!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Isso só acontece com semi-flutuante
Fala aí pessoal
Eu tenho eixo flutuante e fiz trilhas por dois anos , até que quebrou um semi eixo......só aí descobri que já havia sido soldado.....se não fosse flutuante , a roda teria saido ladeira abaixo.
Rapaziada,
Só para complementar:
O sistema flutuante não é garantia de 100% que a roda ( e o cubo e semi eixo também ) nunca irão cair, algumas vezes o cubo pode sair sim, mas isto é na maioria uma falha enorme na montagem, como o sistema ser montado sem as travas adequadas, na ordem certa, e etc. Em síntese : Falta de manutenção associada à profissionais sem conhecimento. Pois ainda acho que fadiga não seria a maior razão.
:arrow:Me recordo de um acidente ocorrido à muito tempo em uma rodovia paulista ( não me recorodo qual) onde um cubo ( e a rodagem dupla) de um caminhão se soltaram no meio da pista, o caminhão até que conseguiu parar, pois era trucado e como era madrugada, o cubo não acertou nenhum veículo na pista, porém, antes do motorista do caminhão chegar pra sinalizar o local, um onibus tentou desviar do cubo e acabou tombando.
Acho que o Leo se referia ao sistema que conheço como " carcaças valente", que consiste no seguinte: Quando a rosca da manga de eixo de um caminhão, por algum motivo "espana", esta empresa vai até onde o cliente está, mesmo que num acostamento de estrada, munidos de uma carretinha e um grupo gerador e corta, solta , faz rosca, enfim, bota o caminhão pra rodar. Se isto facilita quebras, não sei, mas submeter um elemento vital à aquecimento e até emendas feitas "no grito" não me parece muito inteligente.
Abraços
Sim, muitas coisas erradas podem acontecer: as porcas de roda soltarem, o pneu descamar, a manga fraturar, o próprio eixo sair ....
Mas no campo das possibilidades, aparentemente é mais fácil um semi-flutuante falhar que a manga fraturar.
No caso do valente, isso é apropriado como um reparo de emergência para poder mover o caminhão até um posto de serviço competente enquanto se providencia a peça NOVA.
MAAAASSSS,
é + provável que o motorita meta o pé no acelerador e esqueça para sempre que tem uma peça comprometida lá ... até quebrar.