Que bom que está gostando Jaime!
A idéia é trocar experiências assim todos aprendemos.
Quanto a trilhas, assim que tivermos algo no jeito, aviso.
[]s
Eddie
Versão Imprimível
Aproveitando o video do M-Beltrame, segue video da Band subindo(no guincho claro :mrgreen: ) o local onde a Hilux branca desceu:
O guincho trabalhando sempre em 1a marcha, só o guincho puxando(sem ajuda da tração)...vai mais lento...mas sai e poupa o equipamento.
http://www.youtube.com/watch?v=Q6RbV...p;feature=plcp
E aqui na mesma trilha anos atrás, na primeira vez que usei o guincho mecanico...atenção aos comentáristas...rsrsrs
No inicio do video em 1a. marcha com a CT em neutro, na sequencia 1a. marcha com CT em 4x4H
http://www.youtube.com/watch?v=XGYwxWQ_hhw&feature=fvwrel
E por fim uma foto da "guinchada" morro acima...que hoje em dia está com a inclinação mais cruel ainda
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1330551801
Abrs
Taí M. Beltrame, é um lugar comoeste que eu penso em meu Troller enfiado e o guincho de menor força lencado....eu sozinho.....(segurem as pedradas, eu sei que não se deve fazer trilhas sozinho, mas as vezes podemos nos deparar com uma situação dessas...)
Um tira-teima: Deveriam ser levadas viaturas similares, ex : 4 Troller equipados com guinchos de 8,10,12 e 16.000 lbs e se fazer um teste em locais como este....
Talvez um jipe clube com membros que possuam várias viaturas de mesma marca com guinchos de capacidades diferentes, possa nos presentear com tais dados.... talvez tais dados já poderiam ter sido coletados em trilhas passadas, mas como SUPONHO que minha idéia é inédita... fica ai a dica.... Uma trilha no fim de semana e caneta e papel na mão.....
abç ...
Ôpa, "Tio"! Somente agora que vi esse tópico. Lá vai:
No Pajerin caduco, utilizo um Warn 9500Ti [troquei o CA original por um cabo Kevlar]. Até agora, esse guincho tem feito um bom trabalho. Nas brincadeiras ["arrastar" um Pajero da bagaça - que pesa cerca de 2+0,35 ton, cheia de trecos - Kit Four Wheel + "outras proteções", não é moleza!] tenho ajudado a tirar amigos dos enroscos. Recomendo.
No futuro [distante], planejo instalar um Warn [12000 lbs?] na EFE.
:concordo::concordo:
[]s
Waldir, meu "feeling" e alguns anos de fora de estrada me dizem que um guincho de 9500 lbs é o coringa. Nem muito pequeno, nem demasiadamente grande.
Acho guincho grande pra quem faz trilha todo fim de semana e só anda em lugar casca grossa. Na prática, de todas as vezes que saimos com as viaturas, quantas precisamos de guincho?
[]s
Eddie,
Tem gente que gosta de puxar o cabo, ancorar no primeiro lugar que aparecer e apertar o botão do F#$@-se.
Outros resolvem andar por onde NÃO DÁ PARA PASSAR!!!
Esses sim necessitam de um guincho de 60.000lbs.
O guincho é um dos MUITOS equipamentos de resgate, e não devemos contar e usar somente ele para nos tirar do enrosco.
Concordo contigo, com um guincho de 1,5 vezes o peso da viatura carregada, bom senso e fazendo uso correto dos equipamentos auxiliares(pá, patesca, pranchas, etc) uma viatura consegue transpor qualquer obstaculo sem maiores problemas.
[]´s
Rafael
A ultima trilha que fizemos estava um troller com pneu 25575R15 e uma toyband com 26575R16. Na toy, mecanico. No troller, um eletrico 9500lbs.
O guincho eletrico foi muito abusado mas sempre trabalhando certo na camada de cabo, ancoragem, etc. Puxou tudo na boa. No final da trilha tinha uns 30 m de banhado...ali ele travou a solenoide mas concluiu a trilha.
Assim, estou bem pendente a adquirir um guincho mais leve em massa e tb pq são tao eficientes quanto os mais pesados.
A pitbull tem o 9100 e eu gostei mais dele do que do 12k. Mais rapido e tao forte como o 12k.
Sim existe guto, mas toda a estrutura do guincho é a mesma, só mudando a redução.
note ainda que a Warn, lider no segmento tem 90% dos guinchos nesta capacidade, além de vermos nos eventos de fora (trial) todo mundo nos 9500lbs. Um endurance 12k com resfriamento forçado custa 5 mil. Um warn xp 9500 custa 4900....e puxa tanto ou melhor que o 12k!
É a melhor relação entre força e velocidade e preço em guinchos.
Se vai fazer falta 1000kgf de tração na primeira camada, só o atoleiro vai dizer. Nada que a patesca de 150 reais nao resolva!
Fala Nava...
Entendi o que quis dizer...
Só na minha opinião, se for para pagar 4900 lts em um guincho elétrico, coloque um mecânico Ekron (prefiro) ou Ensimec, ambos nacionais, que não quebram nunca e são de 12000 lbs. Manutenção praticamente ZERO e não necessita trocar bateria, alternador, fiação, etc.
[]s
Ensimec nao fabrica mais guincho off-road!
Sem duvida mecanico é um guincho otimo porém tem aplicações mais especificas.
Anexo um arquivo que recebi de um fornecedor de guincho. É um artigo que eu gostaria de ver aqui no Brasil, mas até agora ninguem teve esta ideia. Tava guardando pra uma ocasião especial...
Revista 4wd Australia e comparativo entre guinchos elétricos.