Postado originalmente por
Walter da Camper
Essas discussões sobre durabilidade de motores, comparação de marcas, quase sempre chegam na mesma conclusão: “A culpa é do dono que não sabe usar ou não faz manutenção.”
Embora essa afirmação seja verdadeira, não podemos nos contentar apenas com ela.
A maioria daqueles que dedicam seu tempo a entrar aqui e participar dessas discussões são pessoas que tem ao menos um pouco de conhecimento técnico e real interesse em saber mais e aprender com as experiências dos colegas.
A frase acima funciona muito bem quando um gerente de concessionária quer se livrar de prestar garantia a um cliente leito no assunto. Mas para a maioria dos foristas daqui ela não diz nada, simplesmente porque todos já sabem disso.
Quando alguém fala que o motor do nosso carro é problemático, isso fere nosso ego, já que coloca em xeque uma escolha que fizemos e por isso somos tentados a contra-argumentar e no final recorremos àquele velho clichê para tentar por fim à discussão: “Se souber andar e fazer manutenção ele dura pra sempre...”.
Isso é ruim para todos nós como “buscadores da verdade mecânica”, pois acaba inibindo outros colegas de compartilharem experiências que poderiam ser valiosas para todo mundo.
Não dá para negar que todo projeto, por melhor que seja, tem algum ponto fraco e justamente esses pontos que estamos querendo descobrir ou desmentir nessas discussões, pois quem usa um carro para viagens longas ou off-road não quer ser pego de surpresa longe da civilização por causa de um problema que poderia ser previsto e prevenido caso soubesse que ele tem grande probabilidade de acontecer naquele modelo de carro/motor.
Manutenção e uso moderado realmente podem fazer até um motor XUD durar pra sempre (ai, ai, ai... será que ofendi algum dono de JPX...) mas é preciso levar em conta um fator importante: Muita gente aqui comprou ou pretende comprar carro USADO ou motor USADO para adaptar no seu 4x4. Aí como é que fica o fator manutenção?? Será que o dono era o tiozão cuidadoso ou o play-boy esmerilhador?? É aí que está o objetivo de saber quais os problemas mais prováveis de acontecer em determinado motor, pois o fator manutenção é uma incógnita nessa hora.
Dizer que o motor X é propenso a dar o problema Y não é falar mal do carro nem da escolha de ninguém. É contribuir para o “bem da ciência” e enriquecer nosso valioso conhecimento. Também não significa condenar definitivamente esse ou aquele motor. Tudo depende de diversas circunstâncias. Eu, por exemplo, não deixaria de comprar uma Ranger ou Land com HSD2.5 se conhecesse a forma como foi mantido e usado, mas jamais compraria um no chão de uma oficina para adaptar na minha Camper, como fiz com o 14B.
Já li sobre HSD que nunca deu problema e também já li sobre 14B que derreteu pistão e S4T que abriu um rombo no bloco e pôs a biela pra fora. Todo e qualquer relato é válido, mas no final fica a critério de cada um filtrar o que é regra e o que é exceção.
Abraços a todos e vamos continuar a discussão.
PS. Só pra botar lenha na fogueira, eu ainda não vi ninguém falar disso nos tópicos que freqüento aqui no fórum, mas o MWM 2.8 tem um ponto fraco: Quebra do eixo que aciona a bomba de vácuo e direção hidráulica. Dois casos eu ouvi em oficinas e outro eu estava junto e vi acontecer.