x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 69
    Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    Agradecimentos: 10

Citação Postado originalmente por carlos francisco Ver Post
    parabéns vc é ninja...nem eu sabia sobre a sonda...valeu

Obrigado Carlos Francisco... não sou ninja não !!! apenas fui atrás do prejuízo, pois cansei de levar "calote" dos mecânicos. Não sou mecânico, nem nada, mas parte elétrica entendo um pouquinho. Enfim, se somarmos vontade + informação da internet + colegas do fórum podemos dar verdadeiros "bailes" em muitos mecâncos obsoletos. Existem mecânicos bons e competentes, mas para GNV aqui na minha cidade é calamidade...
    []s
    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP

Detalhe do módulo

Explorer Gas no frio-screenshot022.jpg
    Detalhe das três sondas na Explorer > 97 (96 no caso EUA).

J.

jeb entra em explorer trocar v6 por v8...
    EXPLORER XLT 97 4x2 4.0 V6
    DODGE DURANGO 99 4x4 5.2 V8

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jeb Ver Post
    Pessoal

Alguns acompanharam essa saga do GNV. O carro só morria e luz da injeção acendia direto. Levei em dois mecânicos e um pior que o outro. Troquei o redutor (que foi bom por sinal) e o carro parou de morrer, porém a luz de injeção continuava acessa. Lembro que a minha Explorer é 97/98 já com a traseira da Limited.

Em um primeiro momento, o mecânico instalou o redutor REG por aquecimento elétrico e tirou toda a eletrônica do carro em GNV, deixando apenas o emulador de bicos e para a sonda lambda, dois relês (pois são duas sondas). Mas o carro estava uma porcaria no GNV, pois além de consumir cerca de 5m^3 na estrada, a luz acendia e na gasolina ficava gastona.

Como os mecânicos daqui não sabem nada da Explo, resolvi por conta ler e estudar sobre a sistemática GNV. Troquei inúmeras ideias com os colegas, e enfim, eu mesmo instalei o emulador/simulador de sonda. Melhorou, mas às vezes a luz acendia e não apagava, mesmo na gasolina.

Sinceramente, estava em desânimo total. Refiz aterramento do GNV, fiação nova, etc... e nada. No simulado de sonda, tentei diversas configurações para o modelo KGM (com 5 chaves ON OFF). Sei que nas combinações (1,2,3,4 ON e 5 OFF; 1,2,3,4 OFF e 5 ON) funcionava melhor, mas ao abastecer (gas ou gnv) acendia. Mas, apesar disso, o carro não ratei, não falha, só ficava a luz.

Para instalar o simulador de sonda (duplo SSUD), acessei vários esquemas na internet (santa internet!!!). O primeiro foi este: http://www.kgm.com.br/novo/arquivos/MANUAL_SSUD.pdf

Porém, o modelo que eu tenho é de 5 chaves (e não 4), ou seja mais antigo. Procurando acheio esquema "definitivo" (até então): http://www.kgm.com.br/es/v/5.0/1396%...20SFI%2097.pdf . Mesmo assim, feita esta instalação, a luz acendia esporadicamente (e não apagava, só com reset no módulo. O erro era o 17x que acusava erro na sonda).

Há três dias resolvi ir mais a fundo e acessar somente sites americanos, e ver se pegava alguma ideia. Porquê estava tudo certo, e mesmo assim a luz acendia. A sugestão do Orleans do módulo de memória foi muito boa, mas eu ainda queria realmente entender o problema, pois penso que, se o ECM acusa erro, algo está errado.

Aí... bem, a charada principal. Todos dizem que a Explorer acima de 97 tem duas sondas lambdas. Não é verdade, são TRÊS sondas (uma terceira do catalisador). Encontrei esta resposta no livro Haynes Repair Manual (que tenho desde que comprei o carro). Lá, na página 12-32 mostra exatamente os três sensores de oxigênio (na 5.0 são 4) sob os códigos 60, 87 e 35 no módulo. Fiquei intrigado, pois nunca vi alguém comentar que são 3 sondas. Só para saberem, na Explorer 96 (com a traseira mais antiga) são apenas duas sondas mesmo.

Pois bem, pesquisando mais na Net, encontrei um esquema de instalação da GasMotor que mostra exatamente as três sondas. Ele sugere a instalação de um relê mais dois simuladores de sonda (simples ou duplo).

Anexo 307381

Apesar do simulador ser bem antigo, reparem que não há mais eletrônica que esta do documento. Ou seja, o esquema da KGM de hoje considera mais eletrônica, e não um caso "mais simples".

O único problema é saber exatamente os fios, e de posse do Manual Haynes e o fórum Explorer USA 104 pin PCM Pin layout - Ford Explorer Ranger Enthusiasts "Serious Explorations"® que mostra exatamente a posição dos fios (e não somente por cor) fiz a instalação.

O resultado: resolvido. Não acende nem por decreto !!! fiz todos os testes possíveis, e inclusive ficou bem estável o GNV e a passagem GNV->Gasolina e Gasolina-> não tem trancos. Perfeição !!!

Só que o simulador duplo foi configurado para (1,2,3,4 ON e 5 OFF), ligando as sondas 35 e 60 do ECM, e a 87 ficou no relê. Depois que instalei, rodei uns 3km na gasolina para remapear, e depois GNV, mudando para Gasolina, abastecendo... enfim, luz do check engine nunca mais.

Um ponto importante é que a incompetência dos mecânicos me levou a resolver o problema, e penso que por isso que muitas explorers não acendem a luz, pois são do motor com duas sondas.

Enfim, pelo menos foi assim que resolvi o meu problema. Ah, mais uma coisa. Talvez algumas explos também não acendem a luz pois não tem mais catalisador (a minha tem) ou ainda, algum mecânico desligou a luz, o que acho ruim, pois quando tiver defeito mesmo, nem acusará nada.

J.
    Post de primeira

Estou com o tempo curto, mesmo não sendo mais necessário, em breve respondo o que perguntou. A minha também tem três sondas...

Abraços
    Ford V6

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP

Esquema funcionamento GNV

Pessoal

Segue um link que mostra um simulador (em Flash) do funcionamento do GNV em veículos. É bem interessante e lúdico.

.:: Rodagás do Brasil ::.

J.

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    Mais uma coisa, postei recentemente minhas impressões das velas Iridium da NGK na minha explo, incluindo uso do GNV: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-explorer.html

J.

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP

Resultado de Inspeção do Ceatran

Pesssoal.

Semana passad fui reinspecionar o carro no Ceatran para o GNV. Fiquei realmente feliz com o resultado, e atribuo a qualidade dos resultados à solução do GNV dada e a colocação das velas Iridium (que postei em outro tópico). A tolerância de Co, segundo o funcionário, é de 1% (para carros da década 90) e algo em torno de 0.3% para carros depois de 2005.

Explorer Gas no frio-resultados.jpg

Achei os testes bastante rigorosos.
    J.

boa noite jeb...fiz o licenciamento no mes passado tbm tive que passar por isso...e tbm tive que fazer a regualificação do cilindro...pois estava vencido...mas os cara aki são rigoroso...varios naum passam nessa inspeção...aki paguei 120,00...e na regualificação 270,00...

Explorer Gas no frio-imagem-061.jpg

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    boa noite jeb...fiz o licenciamento no mes passado tbm tive que passar por isso...e tbm tive que fazer a regualificação do cilindro...pois estava vencido...mas os cara aki são rigoroso...varios naum passam nessa inspeção...aki paguei 120,00...e na regualificação 270,00...

Explorer Gas no frio-imagem-061.jpg
    Carlos, aqui paguei R$ 100,00, mas o meu só requalifica em 2015.
    []s
    J.

vintão a menos ja da tomar umas 4 gelada...rsrs aki o povo explora...pior que tem concorrência...

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    vintão a menos ja da tomar umas 4 gelada...rsrs aki o povo explora...pior que tem concorrência...
    Acho que deveria ser o mesmo preço, pelo menos dentro do mesmo Estado. Vai entender. []s

Usuário
    Entrada
    30/11/2010
    Local
    Tiete/SP
    Agradecimentos: 0
    Galera to procurando o chip duplo gasolina - gnv, quero colocar e eliminar essa tralha toda a mais(emulador, regulador de passo), só que tá dificil de achar quem mexa com isso.
    Explorer Limited V8 98

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. MWM 4.07 TCA e partida a frio
      Por flavioaf no fórum Nissan
      Respostas: 13
      Última resposta: 18/06/2021, 17:35
    2. OM-314 no frio
      Por dbsite no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 26
      Última resposta: 03/12/2010, 16:39
    3. Frio é Psicologico
      Por Tio Eddie no fórum Humor
      Respostas: 9