x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 69
    Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    Agradecimentos: 10

Novas do GNV

Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Jeb,

Você usa reset de memória no seu kit? Esse item é considerado indispensável por alguns instaladores e pela Tury para veículos V6 e V8. A sua função é resetar o módulo um minuto após desligar o carro, apagando os erros e restaurando as configurações originais.

Sempre tive um grande preconceito contra carros com GNV e fiquei 6 anos ouvindo alguns adeptos dizendo a mesma coisa...vale a pena...vale a pena...

Instalei faz pouco tempo e alguns dias depois, quando ia mandar retirar o kit por apresentar esses mesmos problemas, pesquisei e verifiquei que o módulo de GNV do meu carro possuía o reset, porém a instaladora não tinha ligado, quando liguei o funcionamento do carro melhorou 100%.

Quando o carro desliga na desaceleração, geralmente é a marcha lenta que precisa ser bem regulada. O ideal é sair com um funcionário da convertedora para que seja encontrado o ponto certo.
    Se quiser resolver sem precisar de ajuda, aperta um pouco o parafuso que regula a abertura da borboleta para aumentar a aceleração na marcha lenta, deixando que fique um pouco acima de 800 rpms e quando tirar o pé do freio na saida, deve ficar em 800rpms.

Atualmente estou satisfeito, pois não perdi nem 1m³ de mala e estou com o custo de combustível equivalente a um Corsa Sedan 1.6.
    Aproveitando: Muitos falam... o GNV é um combustível seco...estraga o motor... quem lubrifica o motor é o óleo e se danificasse os motoristas de taxis que sobrevivem do seu carro, não usariam GNV.

Abraço
    Orleans, após alguns dias retorno aqui para lhe contar o que está ocorrendo. O GNV não morreu mais, a rotação está normal, entre 800/900rpm. Só a luz do check engine que acende ainda, mas descobri que na configuração (1,2,3,4 off e 5 on) o simulador de sonda funciona melhor, demora bem mais a acender a luz depois de resetar o módulo. Embora a luz acenda, ela não apaga mais, mas não rateia o motor, nem nada. Na gasolina não acende, só se antes eu estiver utilizando o GNV.

Pois bem, já fiz de tudo (chicotes trocados, limpeza nos emuladores/gerenciadores), verifiquei aterramento para ser se não há fuga. E mesmo assim a luz acende. Não gosto muito disso.

Na sua mensagem, você disse do módulo de memória. Li um pouco sobre isso, e parece que ele reseta o módulo? Você que tem na sua explo, como funciona? toda vez que desliga o carro, ele reseta o módulo? Por exemplo, se acender aluz do check engine, ao desligar e ligar, ela apaga?
    So tenho receio de ficar resetando demais o módulo e dar algum problema, não sei.

Tem alguma opnião? Qual marca vc usa?
    []s
    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

estava prestando atenção numa coisa na minha...qndo ela fica com um 1/4 de gasolina...e coloco no gnv sempre morre...mas depois que naum deixei a chegar a um 1/4 de gasolina...naum aconteceu mais...misterio...
    EXPLORER XLT 97 4x2 4.0 V6
    DODGE DURANGO 99 4x4 5.2 V8

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP

1/4 tanque

Citação Postado originalmente por carlos francisco Ver Post
    estava prestando atenção numa coisa na minha...qndo ela fica com um 1/4 de gasolina...e coloco no gnv sempre morre...mas depois que naum deixei a chegar a um 1/4 de gasolina...naum aconteceu mais...misterio...
    Então Carlos Francisco. Faz sentido. Pelo menos no caso do emulador KGM ele prevê essa ação no manual: http://www.kgm.com.br/es/e/1443%20-%20SB6C%20-%20SS.pdf

[]s
    J.

percebi isso tanto na explorer quanto na durango...as duas estava morrendo...depois que naum deixei a chegar em 1/4 naum aconteceu mais...faz um teste ai pra ver...abraços...

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    percebi isso tanto na explorer quanto na durango...as duas estava morrendo...depois que naum deixei a chegar em 1/4 naum aconteceu mais...faz um teste ai pra ver...abraços...
    Na verdade eu fiz este teste, mas não é o meu caso, pois a minha não está morrendo mais, apenas a luz que acende no GNV (na gasolina nada, cheguei a rodar 1000km em uma viagem, e tudo normal). Eu nunca ando com menos de 1/2 tanque, pois tem lugares que vou que não tem posto GNV, e aí gasolina na menina.

[]s
    J.

jeb...vc ja fez uma limpeza no redutor...pq acumula oleo...faço uma limpeza semestral...

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    jeb...vc ja fez uma limpeza no redutor...pq acumula oleo...faço uma limpeza semestral...
    Carlos, o redutor é novo. Meu caso é elétrico mesmo, ligado ao simulador e emulador. O funcionamento está perfeito e fazendo 9,5km/m³ na estrada a 110km/h com ar. É só mesmo a luz que indica anomalia que na verdade não existe.
    J.

essa semana vou levar a minha durango trocar a valvula do cilindro que estourou e vou ver com o pessoal lá a respeito do seu problema...quem sabe eles naum tem uma solução...isso esta sendo um mistério amigo...

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    essa semana vou levar a minha durango trocar a valvula do cilindro que estourou e vou ver com o pessoal lá a respeito do seu problema...quem sabe eles naum tem uma solução...isso esta sendo um mistério amigo...
    Obrigado. Na verdade não é incomum ter Rangers e Explorers com esse mesmo problema. Check Engine acesso e carro rodando bem, mas no meu caso, não gosto disso.

Todas as sugestões são bem vindas, quem sabe eles tem alguma ideia. Porquê o pessoal que trabalha aqui com GNV é muito incompetente.

[]s
    J.

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP

Problema do GNV resolvido (check engine nunca mais)

Pessoal

Alguns acompanharam essa saga do GNV. O carro só morria e luz da injeção acendia direto. Levei em dois mecânicos e um pior que o outro. Troquei o redutor (que foi bom por sinal) e o carro parou de morrer, porém a luz de injeção continuava acessa. Lembro que a minha Explorer é 97/98 já com a traseira da Limited.

Em um primeiro momento, o mecânico instalou o redutor REG por aquecimento elétrico e tirou toda a eletrônica do carro em GNV, deixando apenas o emulador de bicos e para a sonda lambda, dois relês (pois são duas sondas). Mas o carro estava uma porcaria no GNV, pois além de consumir cerca de 5m^3 na estrada, a luz acendia e na gasolina ficava gastona.

Como os mecânicos daqui não sabem nada da Explo, resolvi por conta ler e estudar sobre a sistemática GNV. Troquei inúmeras ideias com os colegas, e enfim, eu mesmo instalei o emulador/simulador de sonda. Melhorou, mas às vezes a luz acendia e não apagava, mesmo na gasolina.

Sinceramente, estava em desânimo total. Refiz aterramento do GNV, fiação nova, etc... e nada. No simulado de sonda, tentei diversas configurações para o modelo KGM (com 5 chaves ON OFF). Sei que nas combinações (1,2,3,4 ON e 5 OFF; 1,2,3,4 OFF e 5 ON) funcionava melhor, mas ao abastecer (gas ou gnv) acendia. Mas, apesar disso, o carro não ratei, não falha, só ficava a luz.

Para instalar o simulador de sonda (duplo SSUD), acessei vários esquemas na internet (santa internet!!!). O primeiro foi este: http://www.kgm.com.br/novo/arquivos/MANUAL_SSUD.pdf

Porém, o modelo que eu tenho é de 5 chaves (e não 4), ou seja mais antigo. Procurando acheio esquema "definitivo" (até então): http://www.kgm.com.br/es/v/5.0/1396%...20SFI%2097.pdf . Mesmo assim, feita esta instalação, a luz acendia esporadicamente (e não apagava, só com reset no módulo. O erro era o 17x que acusava erro na sonda).

Há três dias resolvi ir mais a fundo e acessar somente sites americanos, e ver se pegava alguma ideia. Porquê estava tudo certo, e mesmo assim a luz acendia. A sugestão do Orleans do módulo de memória foi muito boa, mas eu ainda queria realmente entender o problema, pois penso que, se o ECM acusa erro, algo está errado.

Aí... bem, a charada principal. Todos dizem que a Explorer acima de 97 tem duas sondas lambdas. Não é verdade, são TRÊS sondas (uma terceira do catalisador). Encontrei esta resposta no livro Haynes Repair Manual (que tenho desde que comprei o carro). Lá, na página 12-32 mostra exatamente os três sensores de oxigênio (na 5.0 são 4) sob os códigos 60, 87 e 35 no módulo. Fiquei intrigado, pois nunca vi alguém comentar que são 3 sondas. Só para saberem, na Explorer 96 (com a traseira mais antiga) são apenas duas sondas mesmo.

Pois bem, pesquisando mais na Net, encontrei um esquema de instalação da GasMotor que mostra exatamente as três sondas. Ele sugere a instalação de um relê mais dois simuladores de sonda (simples ou duplo).

Explorer Gas no frio-ranger-explorer-40-6-cilindros-97.jpg

Apesar do simulador ser bem antigo, reparem que não há mais eletrônica que esta do documento. Ou seja, o esquema da KGM de hoje considera mais eletrônica, e não um caso "mais simples".

O único problema é saber exatamente os fios, e de posse do Manual Haynes e o fórum Explorer USA 104 pin PCM Pin layout - Ford Explorer Ranger Enthusiasts "Serious Explorations"® que mostra exatamente a posição dos fios (e não somente por cor) fiz a instalação.

O resultado: resolvido. Não acende nem por decreto !!! fiz todos os testes possíveis, e inclusive ficou bem estável o GNV e a passagem GNV->Gasolina e Gasolina-> não tem trancos. Perfeição !!!

Só que o simulador duplo foi configurado para (1,2,3,4 ON e 5 OFF), ligando as sondas 35 e 60 do ECM, e a 87 ficou no relê. Depois que instalei, rodei uns 3km na gasolina para remapear, e depois GNV, mudando para Gasolina, abastecendo... enfim, luz do check engine nunca mais.

Um ponto importante é que a incompetência dos mecânicos me levou a resolver o problema, e penso que por isso que muitas explorers não acendem a luz, pois são do motor com duas sondas.

Enfim, pelo menos foi assim que resolvi o meu problema. Ah, mais uma coisa. Talvez algumas explos também não acendem a luz pois não tem mais catalisador (a minha tem) ou ainda, algum mecânico desligou a luz, o que acho ruim, pois quando tiver defeito mesmo, nem acusará nada.

J.

parabéns vc é ninja...nem eu sabia sobre a sonda...valeu

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    parabéns vc é ninja...nem eu sabia sobre a sonda...valeu

Obrigado Carlos Francisco... não sou ninja não !!! apenas fui atrás do prejuízo, pois casei de levar "calote" dos mecânicos. Só reforçando que de fato são três mesmo ("vi com os olhos, pois no manual Haynes mostra até como repará-las).

Não sou mecânico, nem nada, mas parte elétrica já fiz algumas gambiarras desde meus 7 anos de idade. Enfim, se somarmos vontade + informação da internet... vamos longe.
    []s
    J.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. MWM 4.07 TCA e partida a frio
      Por flavioaf no fórum Nissan
      Respostas: 13
      Última resposta: 18/06/2021, 17:35
    2. OM-314 no frio
      Por dbsite no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 26
      Última resposta: 03/12/2010, 16:39
    3. Frio é Psicologico
      Por Tio Eddie no fórum Humor
      Respostas: 9