Powered by vBulletin

Mais uma Ranger 3.0 com problemas de desempenho...

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/09/2010, 21:04
    Carlos A. C. Azevedo
    Cara, se o carro tem problema ou não, pouco importa, não sei como é sua vida, mas andar a 150 km:parede::parede: numa picape é loucura na certa, não estou falando que a ranger tenha algum problema de estabilidade, alias, nenhuma picape foi feita pra andar em alta velocidade, a não ser se seu trabalho necessitar, fora isso, o carro tem algum problema pra andar na cidade? se tiver realmente precisará resolver, mas um conselho, ande no maximo a 120, é muito mais seguro, MAS É APENAS UM CONSELHO....
  • 26/09/2010, 21:59
    CARLOS-BSB
    CDaniel88, ví que você está registrado no 4x4brasil desde jan/2008. Percebo então que você já vinha acompanhando a bastante tempo o site. Também estou lá no CDM - Clube do Marea. Já tive um 2.4 2001\2002 só que era automático. Marea é um senhor carrão!! Mas definitivamente eu não curtí câmbio automático. Meu tópico de despedida do Marea foi esse: http://www.clubedomarea.com.br/forum...howtopic=63406

Quanto a sua dúvida sobre a Ranger 3.0 já falaram bastante aí. A galera aquí manja mesmo! Assim como pessoal do CDM também manja do carro lá.
    O computador de bordo não é preciso. Eu estava acostumado com o do Palio 1.8R que é muito preciso. Batia encima o consumo de combustível tanto no CB quanto na calculadora. Vez ou outra difereça de 200m.
    Na Ranger dá boa diferença de até 1km! Ex. no meu último abastecimento o CB mostrou 12,9km/l enquanto na calculadora deu 12,33km/l.
    Também não aconselho andar na velocidade do Marea com a Ranger. ...Quando eu comprei a minha em junho desse ano, na garantia dei uma esticada até o Rio de Janeiro só pra testar. Deu fácil 180km/h nas infinitas retas da BR 040 entre BSB e BH e vice versa. A 3.0 é bruta e anda muito mesmo, mas só para tiros rápidos. Não é velocidade compatível com a finalidade da caminhonete.
  • 26/09/2010, 22:47
    Imperador!
    Falou tudo, Carlos-BSB
  • 26/09/2010, 22:57
    Deivid/silveira
    É sempre o mesmo assunto...

Passar dos 140 com a picape é loucura... quer velocidade meu irmão fica concerteza com o marea, mas que essa ranger está com um detalhe está ...não é normal demorar tanto para a turbina responder.

E quem quer velocidade compra um porche Cayene ou bmw X6 :twisted::twisted::twisted:

abs
  • 27/09/2010, 00:09
    CDaniel88
    Primeiro quero agradecer a todos pelas respostas, ao contrário de outros fóruns, todas foram construtivas, positivas e com conteúdo!

Bom, agora respondendo meio que individualmente o que foi levantado nos posts:

O scanner foi passado em todas as ocasiões, a Slaviero parece ter bastante ferramental e equipamentos para diagnóstico, o chefe de oficina e o mecânico que está mexendo também parecem entender bastante da Ranger. Pelo que me falaram, os erros apresentados na memória da central se resumiam a um ou outro sensor, que posteriormente foram trocados. Por último não havia mais nenhum erro registrado.

Eu realmente já estou registrado aqui a algum tempo, já sabia que esses motores Diesel eletrônicos costumam ser bastante problemáticos com o sistema de injeção, só não tinha reparado que a grande maioria desses problemas ocorre com o NGD 3.0.

Eu não costumo andar a 150 km/h, longe disso, nem com o Marea eu andava assim. Eu ando no máximo a 120 km/h, que não é muito longe do limite da estrada. Usei a velocidade máxima que a Ranger consegue atingir apenas como parâmetro para medir o desempenho fraco. É complicado chegar para o mecânico e dizer "o carro está fraco". Ele vai tentar me convencer que é assim mesmo, até porque é mais difícil de perceber um problema no desempenho apenas esticando 1ª, 2ª e 3ª.
    Então pra frisar e deixar bem claro, 150 km/h não é e nunca foi minha pretensão de velocidade de cruzeiro, é apenas para ter uma referencia do fraco desempenho do motor. Eu lembro de ter feito um test-drive assim que a Ranger lançou e também vejo todos falarem que ela vai fácil nos 180 km/h no painel (os 165 km/h do limitador). Entretanto a minha Ranger sofre visivelmente pra chegar nos 150 km/h e não passa disso de jeito nenhum. No GPS marca 139 km/h, testei hoje no Garmin.

Outro ponto importante que eu não comentei foi que ela perde muito em subidas pouco íngremes. Qualquer inclinaçãozinha e os sofridos 150 km/h que eu vinha mantendo já caem pra 120 km/h (sempre com pé no fundo). Se inclinar um pouco mais já sou obrigado e puxar uma 4ª marcha.

Sobre a turbina, acredito que ela não apresente problema, hoje prestei bem atenção no comportamento dela e ela começa a encher acho que em uns 1900 rpm (em 1800 já mantém mais ou menos na subida e já dá pra ouvir o assovio) e em pouco mais de 2300 rpm já estão todas as barrinhas cheias.

Eu tenho como parâmetro a S10 de trabalho de um conhecido (que além de ter supostos 21 cvs a menos também tem bomba injetora eletrônica, ou seja, a pegada em baixa rotação é pra ser ruim igual (se comparada ao mesmo motor com bomba mecânica)) e também uma Frontier 2004 de um amigo mecânico, porém esse Sprint com bomba mecânica, mais torcudo em baixa rotação.
    Ambas as picapes com o MWM tem a pegada muito mais violenta em todas as faixas de rotação. Não dá nem pra colocar a culpa na relação de transmissão da Ranger porque a S10 nem é tão mais longa assim, nem a Frontier. Meu mecânico também dirigiu minha Ranger e comentou que se emparelhasse as duas caminhonetes a dele provavelmente daria um pau na minha (e foi a mesma impressão que tive).

Sobre a questão legal para devolução do carro: comprei o carro a exatamente um mês, porém dei um outro carro na troca que já foi vendido. Entretanto, nesses 30 dias 22 o carro passou na oficina da concessionária, a maioria na espera de peças como o tanque de combustível, que precisou vir da fábrica, e a bomba de baixa pressão que não sei de onde veio. Também demoraram um pouco pra diagnosticar uma folga numa planetária do diferencial traseiro, que gerava um estalo incômodo raras vezes que arrancava.
    Vontade de desfazer o negócio não falta, o que me dói é que embora eu tenha pago um preço muito bom na Ranger, meu carro entrou por um preço muito baixo. Então no caso de uma dissolução do negócio eu vou perder uma boa grana. Entretanto se for pra parar de me incomodar, melhor que seja assim.
    Ainda não tenho do que reclamar com relação a disposição da concessionária para resolver o problema, estão trocando todas peças necessárias sem economia nem reclamação. O porém é que as peças demoram pra chegar e o diagnóstico parece um pouco mais lento do que deveria ser. Também, enquanto o carro fica lá parado eu estou a pé, pois não quiseram me emprestar um carro enquanto isso (embora eu tenha dado o meu carro na troca). Não briguei pra me emprestarem um carro ainda, não sei se tenho esse direito.

Continuando a responder os comentários, eu não estou usando o Marea 2.4 de parâmetro, até porque já vendi ele a mais de um mês e desde então venho usando um Fusca Itamar de 54cvs pra quebrar o galho. Sei que ele é bem fraquinho, mas ainda assim não serve de parâmetro, ele tem muita força em rotação bem baixa.

4000 rpm não é corriqueiro, estou nessa rotação porque serve de referência pra saber se o desempenho está legal ou não. Estou ciente de que rotação muito elevada não presta pra motor nenhum. Mesmo com ela fraca eu não sinto necessidade de passar dos 2500 rpm.

Se eu comprei um carro de um distribuidor Ford, que era pra estar em perfeitas condições e tem apenas 75 mil kms (teoricamente quase nada pra esse motor), o mínimo que eu poderia exigir era que o carro passasse com facilidade dos 150 km/h, pois é isso que todas as outras Rangers 3.0 em perfeito funcionamento fazem com facilidade.

Infelizmente não posso levar numa autorizada MWM International, eu comprei o carro de uma concessionária Ford a um mês, ainda tenho garantia por no mínimo mais 2 meses.
    Tirar os bicos eles vão conseguir sim hahaha, eu vi pelo menos outras duas Rangers 3.0 lá com os bicos fora do lugar, aguardando pra instalar outros.

Mangueira furada e abraçadeira solta eu acho que não, porque se manter ali nos 2300-2800 rpm ela até que empurra legal o tempo todo, com a barrinha cheia. Se bem que pode ter um vazamento de ar que só ocorre em rotações mais elevadas mesmo. Vou levantar essa questão com a oficina amanhã.

Comprei o Marea 2.4 com 78 mil km e vendi com 133 km sem ter problemas, inclusive fui 2 vezes no inverno para o Chile, pegando muita neve, gelo e estradas de chão (até quebrei o cárter num descuido idiota). Tenho algumas fotos da última viagem nesse álbum, que foi em julho de 2010 agora.
    http://picasaweb.google.com/cmontagna/Neve2010
    Porém não posso discordar que o Fivetech é realmente mais sensível e delicado que o normal, não tolera porquisse na manutenção. Porém o 2.4 pelo menos é inacreditavelmente econômico pelo desempenho que tem, que todos sabem que também é muito bom.

Sobre o tempo que leva pra chegar em 150 km/h eu já comentei antes, mas de novo eu digo, além de demorar muito, ainda perde muita velocidade com inclinações pouco íngremes. Ela demora pra chegar nos 150 km/h mesmo esticando a 4ª até 140 km/h. Eu tentei chegar nos 150 km/h com a 5ª engatada desde os 90 km/h, mas não consegui encontrar reta suficientemente comprida pra isso.

Carlos, eu lembro do seu tópico no CDM de quando você comprou a Limited! Naquela época eu já tinha intenção de no futuro partir pra uma Ranger 3.0. Você é só mais um de muitos que está me provando que minha Ranger não está andando legal. E fique tranquilo que estas velocidades são só pra teste em tiros rápidos mesmo e que eu ando muito mais devagar que isso normalmente! Meu nick no CDM é Carlos Daniel mesmo.

Não quero altas velocidades com a Ranger, mas quero que ela desenvolva como deveria!

Mais uma vez muito obrigado pelas respostas! Nesta segunda pela manhã vou deixá-la na Ford de novo. Eu voltarei neste tópico diversas vezes ainda, inclusive para dar o testemunho final.

Abraços!
  • 27/09/2010, 04:10
    Jera
    cara, ja teve algumas pessoas aqui no forum aparentemente com o mesmo problema.
    alguns deles foram resolvidos com a troca dos bicos. e se nao me engano, outros com a troca do chicote completo do carro.
    e outra, pede o historico do carro na slaviero.....75milkm pra uma 2006 é pouca km. é só colocar a placa ou o chassis no computador q mostra tudo oq ja foi feito dentro de qq concessionaria do brasil.
    eu rodei 160milkm em 3 anos e nunca tive problemas com a ranger.
  • 27/09/2010, 07:07
    NGDaniel
    Fiquei convencido.. realmente vc tem um problema..

Pq, a minha so perde velocidade em subida se for uma BAAAIIITTAA subida.. raramente, MUITO raramente tenho de baixar pra 4a marcha..
    E quando fiz test drive na frontier e na s-10 MWM comparando com a ranger, quando fui comprar a minha, era como comparar um jato com um teco teco (sem querer ofender ninguem)...

Por fim, esticando bem a 4a marcha, chega nos 150 facil facil...

Estranho mesmo esse teu problema...

ahh, esses relatos ocorrem utilizando ar condicionado ?

abs,
  • 27/09/2010, 10:01
    Imperador!
    Agora eu acho que ficou parecido com algum problema de alimentação do carro...
    Tem que olhar os bicos... Será que esse motor tá no ponto certo?
  • 27/09/2010, 10:26
    Maranguas
    Citação:

Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Marea foi carro problemático nas mãos de dono porco, que ao invés de colocar óleo sintético só faltava colocar óleo de máquina de costura no motor.

O motor Fivetech roda há anos na Europa, e só veio dar tanto xabu aqui pq brasileiro "apaixonado por carros" é porco por natureza em manutenção de carros.

Compram carro de 100 mil reais e ficam choramingando pelos cantos pq o carro ou bebe muito combustível ou tem revisões caras. Se não aguenta, pra que compra? :mrgreen:

Agora, sobre a Ranger e seus 150km/h... Sei não, até os 120km/h eu noto que ela chega até rápido. O problema é que a quarta e quinta marchas são longas pra cacete e isso obviamente influi no tempo que o carro leva pra alcançar velocidades mais altas...

O probelma do marea nao era propriamente o motor e sim nossa gasolina. Principalmente no 2.0 20v. Ja tive um, revisoes sempre na concessionária e sei bem onde o calo aperta nele. Gosto nem de lembrar... O 2.4 de fato era bemmm melhor.

Quanto a Ranger ngd 3.0 tb já tive uma 2008... acredito em duas hipoteses bicos ou intercoler. Muito provalvelmente e para sua sorte será o intercoler. O turbo enche mas não solta o carro e não vai aparecer nunca no scanner. Peça uma revisão em todo o sistema do turbo compressor juntamente com o intercoler que vai está ai o problema. Aproveite e verifique minuciosamente qualquer vazamento de oleo na parte da turbina ou nas juntas do motor, pois pode está havendo descompressão... mas acho mais provável que seja o intercoler mesmo. A rotação sobe, tudo normal mas o carro não anda... não tem muita opção. Só pode ser algo ligado ao conjunto turbo e intercoler, pois se fose outra coisa ligado a injeção a central teria entrado em modo de segurança e ai sim ele nao andava nem a 100 km/h.
  • 27/09/2010, 10:54
    CDaniel88
    O carro tem histórico condizente com a km do carro, tem todas as revisões e sempre feitas na Slaviero de Cascavel na km mais ou menos certa e em datas espaçadas normalmente. O carro estava no nome de um Slaviero (teoricamente é único dono), pelo que eu sei era o carro que algum funcionário usava em uma das fazendas deles. Por um lado isso é legal porque o carro sendo deles não tem porque negligenciar uma revisão, por outro lado, é facinho pra eles inserir um histórico falso de revisões no sistema.

Estes relatos são todos com o ar-condicionado desligado, se ligar o ar piora bastante (normal).

Deixei a Ranger hoje de manhã na Slaviero, mas antes gravei um vídeo pra ter uma noção, estou subindo ele no Youtube.

Abraços!
  • 27/09/2010, 10:56
    Pequeno jr
    Daniel,

Ainda bem que como poucos aqui, você está mantendo a calma para resolver a situação e, além disso, a concessionária não está medindo esforços para resolver (coisa rara no meio, basta ver os inúmeros problemas que alguns foristas aqui tem em todas as marcas). Comentaram ai para cima que o motor é problemático .. ai vai da sua interpretação quanto aos que comentam. .... eu já acho completamente diferente disso e dos motores com o sistema C.R sinceramente é hoje o mais barato para manter. Quem não acha isso é porque ainda não teve a amarga experiência de fazer uma manutenção dos motores com C.R das demais montadoras.

Você questionou se teria direito a um carro enquanto o seu está arrumando, pois bem se o pessoal da concessionária for gente boa e você puder conversar com eles e mostrar o que está passando sem a viatura na sua garagem ... acho que eles arrumam um carro para vc sim. ....

Você poderia era pedir para a Slaviero verificar no Scanner e ver com quantos Km/rodados esse motor está. Algo me diz que esses 75.000 podem ser 275.000 e ai a porca torce o rabo. Eu torço para não ser isso.

Pelo visto você está bem assessorado .... não deixe de atualizar as informações que você recebe da sua viatura ok!???

OBS: Veja esse último questionamento do Imperador, pois foi isso que ocorreu em outra Ranger que teve aqui no forum no início deste ano.
  • 27/09/2010, 11:08
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Daniel,

Ainda bem que como poucos aqui, você está mantendo a calma para resolver a situação e, além disso, a concessionária não está medindo esforços para resolver (coisa rara no meio, basta ver os inúmeros problemas que alguns foristas aqui tem em todas as marcas). Comentaram ai para cima que o motor é problemático .. ai vai da sua interpretação quanto aos que comentam. .... eu já acho completamente diferente disso e dos motores com o sistema C.R sinceramente é hoje o mais barato para manter. Quem não acha isso é porque ainda não teve a amarga experiência de fazer uma manutenção dos motores com C.R das demais montadoras.

Você questionou se teria direito a um carro enquanto o seu está arrumando, pois bem se o pessoal da concessionária for gente boa e você puder conversar com eles e mostrar o que está passando sem a viatura na sua garagem ... acho que eles arrumam um carro para vc sim. ....

Você poderia era pedir para a Slaviero verificar no Scanner e ver com quantos Km/rodados esse motor está. Algo me diz que esses 75.000 podem ser 275.000 e ai a porca torce o rabo. Eu torço para não ser isso.

Pelo visto você está bem assessorado .... não deixe de atualizar as informações que você recebe da sua viatura ok!???

OBS: Veja esse último questionamento do Imperador, pois foi isso que ocorreu em outra Ranger que teve aqui no forum no início deste ano.

O hodômetro da ECU pode ser zerado por um scanner...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:18.