Postado originalmente por
aschelp
Boa noite aos colegas :concordo:
Quando questionei sobre viabilidade/custo da instalação da TGV imaginava obter uma curva de torque otimizada, sem modificar outras características do motor.
Ao tomar ciência das opiniões expostas, fiquei com a convicção de pelo menos por enquanto, não compensa tentar instalação de TGV no motor da Ranger 3.0. Além da obtenção de uma turbina apropriada, haveria a questão de reprogramação da central do motor. Concordo com afirmação de que o motor "independente" é empregado em múltiplas aplicações com necessidades distintas, a serem atendidas pelas diferentes montadoras. Também acredito que mudar o chip "chipar"o motor tem custo irrelevante para as montadoras. Se a Ford não desenvolveu o motor com TGV, provávelmente assim procedeu pensando em custos, etc. Quanto à simples alteração na programação, não estou convencido de que seja inócua no que se refere a durabilidade/confiabilidade do motor, que deve durar pelo menos 300.000 Km em condições de manutenção padrão.
Quanto aos comentários adicionais sobre conforto, custo de manutenção, tenho algumas considerações a fazer. Quando comprei a picape em 2005, optei por aquela que apresentava melhor dirigibilidade, pelo menos para o meu perfil; posição do motorista, altura do solo, curso e firmeza de suspensão, custo de manutenção, entre outras.Acredito que melhorando a faixa de torque ( melhor na Hilux ) estaria equacionada a desvantagem. Eu imagino que a instalação da TGV e algumas mudanças, custarão menos que as tais 20. mil pratas de diferença entre a Ranger, Hilux e esta nova da Volkswagen