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  • #1
    Usuário Avatar de Orleans
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    Ford Explorer - Cambio Automático.




    Amigos,

    Quando o câmbio 5R55E da Explorer apresenta dificuldade de mudar a marcha em alta rotação, ocorrendo aceleração brusca, pode ser problema em algum sensor?

    Abraços
    4X4 Brasil
    Ford V6

  • #2
    Usuário Avatar de Orleans
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    Ford Explorer - 1997 - Transmissão Automática

    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Amigos,

    Quando o câmbio 5R55E da Explorer apresenta dificuldade de mudar a marcha em alta rotação, ocorrendo aceleração brusca, pode ser problema em algum sensor?

    Abraços
    Em rotações normais de uso o câmbio funciona 100%, verifiquei o óleo e está no nível, com cor e cheiro normais.

    Outra diferença que notei foi o aumento do RPM a 80 km/h quando aciono o controle automático de velocidade, antes a 80km/h ficava em torno de 1400, agora 1700.

    Estava programando uma manutenção geral para 08/09, seria bom antecipar? É um defeito na transmissão?
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  • #3
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    parece que não esta entrando o LOCK-UP...
    Mak (SP/ZN)
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  • #4
    Usuário Avatar de Orleans
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    Paciência com o aprendiz...

    Lock-Up é a mesma coisa que TCC (Torque Converter Clutch)?

    O não funcionamento do Luck-Up significa que as trocas de marchas não estão mais condicionadas apenas ao torque?

    Se esse for o motivo, pode justificar também o aumento de consumo que está acontecendo?
    4X4 Brasil
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  • #5
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
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    em teoria sim... mas eu estava comentando do:

    Outra diferença que notei foi o aumento do RPM a 80 km/h quando aciono o controle automático de velocidade, antes a 80km/h ficava em torno de 1400, agora 1700.

    já trocou o ATF?
    Mak (SP/ZN)
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  • #6
    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Lock-Up é a mesma coisa que TCC (Torque Converter Clutch)?
    Sim. A solenóide trava ("lockup") a válvula do conversor de torque (TCC). O eixo do motor passa a estar diretamente ligado à transmissão.

    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    O não funcionamento do Luck-Up significa que as trocas de marchas não estão mais condicionadas apenas ao torque?
    Se entendi a pergunta, não. O travamento do TCC só ocorre após certa velocidade (não lembro bem, mas acho que é a 80KM/h).

    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Se esse for o motivo, pode justificar também o aumento de consumo que está acontecendo?
    Com certeza. Sem o travamento do TCC, continua ocorrendo perda por escorregamento no conversor de torque. A função primeira do TCC é exatamente eliminar estas perdas por escorregamento.

    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Quando o câmbio 5R55E da Explorer apresenta dificuldade de mudar a marcha em alta rotação, ocorrendo aceleração brusca, pode ser problema em algum sensor?
    Pode sim. Principalmente MAF, mas também TPS e VSS. Retire e limpe o MAF com um limpador de contatos elétricos. Solte a abraçadeira da mangueira do coletor de ar - se preferir, solte também os parafusos que prendem na caixa do filtro de ar. Aplique o limpa contatos nas 2 "resistências" que tem no interior do MAF.


    Boa sorte.

    Márcio

  • #7
    Usuário Avatar de Orleans
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    Citação Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post

    já trocou o ATF?
    Mak,

    Fiz uma “meia” troca, acho que já faz uns 30.000km.

    Na época fui às duas únicas oficinas especializadas que confio, na primeira o funcionário me informou que faziam a troca por escoamento, e que troca através de máquina com o veículo funcionando, prejudicava o câmbio por causa da pressão.

    Na segunda o proprietário me ofereceu o método flushing (máquina), que segundo ele garantia 100% de reposição do ATF, e que troca por escoamento não servia pra nada. Como não estava com muita paciência e precisava levar o carro de volta para o interior no mesmo dia, solicitei aos dois que fossem para a casa do c@&@/0, comprei a junta original do cárter, e mandei um mecânico de confiança fazer a troca sob minha supervisão.

    A troca por máquina pode realmente gerar problemas?

    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post

    Pode sim. Principalmente MAF, mas também TPS e VSS. Retire e limpe o MAF com um limpador de contatos elétricos. Solte a abraçadeira da mangueira do coletor de ar - se preferir, solte também os parafusos que prendem na caixa do filtro de ar. Aplique o limpa contatos nas 2 "resistências" que tem no interior do MAF.


    Boa sorte.

    Márcio
    Márcio,

    MAF – Fiz a limpeza com limpa contatos em duas resistências com espessura de uma linha fina, com um minúsculo transistor no meio, são essas?
    Não deu para desmontar 100%, após rompe o lacre de um dos parafusos, verifiquei que a cabeça além de sextavada possui um pino no meio, e não conheço uma ferramenta que sirva para esse tipo de parafuso, parece que o negócio é feito para ser retirado só em caso de substituição.

    TPS – Esse eu sempre limpo.

    VSS - Você está se referindo ao VSS que é fixado na carcaça da transmissão automática?

    Abraços
    Ford V6

  • #8
    Usuário Avatar de Barret
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    Bom Dia mdajesus o cambio do seu carro esta patinando da uma olhada na vareta de oleo e veja se ele mudou a coloração do ATF e cheiro ruim não sei mas pode ser o converssor ok. a luz do overdrive fica piscando no painel ? Reclame pois tem garantia . boa sorte.
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

    (nervosa)

  • #9
    Usuário Avatar de mdajesus
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    verifiquei sim, a luz do OVERDRIVE está sempre apagada, o que fica direto acesa é a do CHECK ENGINE, o oléo está dentro do normal e mudou sim um pouco a cor e o cheiro mas o cara da oficina Automático Sorocaba disse ser normal, estranho pois fiz esse cambio em 06/2011. e pouco tempo depois de vencer a garantia que é 12mil, apresentou esse problema.
    "Confia ao Sr. as tuas obras, e terão exito os teus projetos"

  • #10
    Usuário Avatar de Orleans
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    Para esses casos nada melhor do que a justiça.
    Se tiver a ordem de serviço e recibo de pagamento melhor ainda.
    É incrível como a mão de obra para câmbio automático é péssima independente da região...
    Devem ter feito alguma coisa errada, um câmbio automático bem reparado roda 200K.
    Ford V6

  • #11
    Usuário Avatar de mdajesus
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    Verdade orleans, engraçado que pra cobrar os caras fazem direitinho e estranhamente o cara no dia que eu levei disse que eu tinha estourado 3mil acima da kilometragem, ai fui ver o documento e o mesmo mostrava que nem tinha chegado a 1000 acima da garantia.
    "Confia ao Sr. as tuas obras, e terão exito os teus projetos"

  • #12
    Usuário Avatar de Barret
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    comprei o conjunto Cambio,volante do motor embreagem completa com atuador,pedaleira,cilindro mestre de embreagem com reservatório,cardã e mais algumas peças que agora não recordo(parafusos,etc) gastei de peças $3500,00 reais.
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
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    (nervosa)

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