Se permite, vai mais idéia..hehe; baseado em experiencias de uso, analise se realmente terá que mudar o cambio(acho uma possibilidade a se considerar, realmente, ainda mais se vais "traçar" a FEMIL),mas a substituição que fala acima, entendo que talvez tivesse trocando "seis por meia duzia" no quesito resistencia, pois a diferença no torque liquido de entrada é muito pequena, se bem que na questão alongamento de relações, a FSO 2405, vai ser mais longa, mas vais perder torque de "saida" pois a primeira marcha dela é mais longa que tua 2305.
Agora se pensares na FSO 4305/4405, ai sim irá fazer uma boa substiuição, pois terá torque de entrada na ordem de 58Kgf/m, e a primeira marcha praticamente igual a tua(5,762:1 na 43/4405A e C, contra 5,824:1 na tua 2305), mas as marchas seguintes são mais longas(todas da seguna a quinta), na 43/4405, em relação a 2305, e quinta over 0,77:1, se deres um up grade na maquina(intercooler, regulagens BI e bicos) vira um avião, e privilegia a economia. A questão que tem que observar, é que teu motor tem mais torque por exemplo que a RANGER, e o mais importante, em faixa de giro la em baixo, esta observação é valida pro cambio FSO 2405, pois ele tem torque de entrada de 42Kgf/m, mas está acoplado a um motor que o torque ta numa faixa de giro mais alta, com uma "subida de giro"( e torque) mais progressiva que num LOW SPEED( X-10), então não sei se o movimento de saida de inercia, esse cambio acoplado num motor de LOW, e +/- forte, não o estoure.
Um ótimo cambio pra entrar ai também, é o ZF 5S -420, da F250, mas é meio elitizado,rs, e o FSO 43/4405 é tão bom quanto o ZF.
Abraço.