Eu tinha uma ranger 2.8 chegou a aquecer algumas vezes - normalmente quando utilizava a reduzida em longos trechos de areia frouxa.
Como sei que não esquentar é um dos pontos fortes da ranger, levei em um mecânico de confiança para ver ´se é normal mesmo´. Ele prontamente sugeriu a troca da VT.
Acostumados com os chevete e caravan que meu pai teve (carros da década de 70 e 80), e também em função da minha eterna liseira, fui logo perguntando se não dava para deixar sem o referido componente. A resposta dele foi taxativa: NÃO.
Segundo ele, este item regula a passagem de água para o bloco ou radiador, garantindo que o carro opere nas condições ideais de arrefecimento. Acatei a sugestão e troquei o componente. Em resumo, o carro NUNCA mais esquentou...nada mesmo.
Quando cheguei em casa, fiz o teste da panela: coloquei a VT em uma panela com água e liguei o fogo...não é que ela abriu?!
Voltei no mecânico e relatei o fato, a resposta dele foi: "o que vc está dizendo é que cozinhou a válvula e a mola dela se ´mexeu´, mas vc não pode afirmar que foi na temperatura correta e nem que abriu na vazão correta, concorda?"
Mais uma vez tive que concordar.
Bom, a verdade é que o problema foi realmente resolvido com a troca da Válvula termostática.
Além disso, é bom lembrar que todo componente possui uma vida útil estimada; alguns podem durar bem mais e outros bem menos. Alguns, como é o caso de rolamentos e bomba d´agua, avisam quando estão ´pedindo arrego´; outros, como é o caso da VT, apresentam diagnóstico mais limitado.
Salvo engano, a vida útil da válvula termostática (da Ranger 2.8) é de cerca de 60mil km; quando aconteceu o fato narrado acima, a mesma estava com cerca de 120mil km, ou seja, somente o dobro.
Depois de uns 15 minutos de trânsito ela vai para essa marca e ponto, em 5ª a 120km/h ou 2ª reduzida com 3500rpm o ponteiro agora está ancorado aí.
Essa posição é um pouquinho acima da temperatura de regime antiga.
Vou trocar o líquido de arrefecimento ver se melhora.
Um Breve Resumo !
Thelmo, o sensor de temperatura da tua viatura pode estar com defeito. De qualquer maneira, a válvula termostática deveria abrir quando a água atingisse entre 86°C e 90°C; o que deixa dúvidas para a válvula nova.
Tempos atrás fiz algumas medições, e a partir daí venho observando por vários anos que o ponteiro de temperatura vai ao mínimo (C) quando rodo em trânsito pesado(engarrafamento). Na estrada, o ponteiro da temperatura no painel fica na metade quando mantenho no máx. 100 Km/h. Numa descida com a 5a. marcha engatada a temperatura cai, e se a descida for muito longa o ponteiro tende para o mínimo (C). Porém em velocidades acima de 130 Km/h por longo tempo, o ponteiro passa 1/4 a mais da metade, ou seja vai a 3/4 da escala.
Agora, é importante ter certeza de que o sensor não está com defeito, ou se o sensor é mesmo original.
Você pode testar o conjunto sensor e ponteiro do painel, colocando o sensor ligado e aterrado dentro do frasco com água e aquecê-la até ferver. Você também pode medir a resistência do sensor a 40°C e 90°C com um ohmeter; vai encontrar 60 ohms para 40°C e 12 ohms a 90°C; colocando um resistor variável no local do sensor da Ranger, pode fazer a comparação.
Se você tiver um multímetro digital com medidor de temperatura, fica fácil.
Obs.: A válvula termostática tem a mesma importância que o pré-aquecimento que um maratonista tem que fazer antes de entrar na corrida; se não fizer, o coração não vai oferecer o mesmo rendimento, e em pouco tempo vai estourar.