Eu tinha uma ranger 2.8 chegou a aquecer algumas vezes - normalmente quando utilizava a reduzida em longos trechos de areia frouxa.
Como sei que não esquentar é um dos pontos fortes da ranger, levei em um mecânico de confiança para ver ´se é normal mesmo´. Ele prontamente sugeriu a troca da VT.
Acostumados com os chevete e caravan que meu pai teve (carros da década de 70 e 80), e também em função da minha eterna liseira, fui logo perguntando se não dava para deixar sem o referido componente. A resposta dele foi taxativa: NÃO.
Segundo ele, este item regula a passagem de água para o bloco ou radiador, garantindo que o carro opere nas condições ideais de arrefecimento. Acatei a sugestão e troquei o componente. Em resumo, o carro NUNCA mais esquentou...nada mesmo.
Quando cheguei em casa, fiz o teste da panela: coloquei a VT em uma panela com água e liguei o fogo...não é que ela abriu?!
Voltei no mecânico e relatei o fato, a resposta dele foi: "o que vc está dizendo é que cozinhou a válvula e a mola dela se ´mexeu´, mas vc não pode afirmar que foi na temperatura correta e nem que abriu na vazão correta, concorda?"
Mais uma vez tive que concordar.
Bom, a verdade é que o problema foi realmente resolvido com a troca da Válvula termostática.
Além disso, é bom lembrar que todo componente possui uma vida útil estimada; alguns podem durar bem mais e outros bem menos. Alguns, como é o caso de rolamentos e bomba d´agua, avisam quando estão ´pedindo arrego´; outros, como é o caso da VT, apresentam diagnóstico mais limitado.
Salvo engano, a vida útil da válvula termostática (da Ranger 2.8) é de cerca de 60mil km; quando aconteceu o fato narrado acima, a mesma estava com cerca de 120mil km, ou seja, somente o dobro.