Thelmo
Embora eu já tenha lido em vários lugares esse procedimento para se testar a VT, acredito que a abertura TOTAL da VT só ocorra em temperaturas acima de 100º... o que iria depender de um aumento de pressão.
Versão Imprimível
Thelmo
Embora eu já tenha lido em vários lugares esse procedimento para se testar a VT, acredito que a abertura TOTAL da VT só ocorra em temperaturas acima de 100º... o que iria depender de um aumento de pressão.
Thelmo,
Eu acho que a VT abre pela pressão interna que ocorre pela elevação da temperatura no sistema de refrigeração....
Abraços....
A 100º ela chegou, a água ferveu e elas nem se mexeram...
O Kim postou lá no fórum geral Brasil, por enquanto está na página 2 uma descrição detalhada sobre válvula termostática, junta do cabeçote e tampa do radiador. Desculpe mas não consegui copiar o atalho pra postar aki.
VT trocada. A chave fresada 10/11 atende bem, só tem que tem um pouco de paciência para folgar o parafuso de baixo.
Como nas minhas "ferramentas de emergência" as chaves são combinadas (fresada e boca) essa foi incorporada ao kit.
1o. vamos juntar uma turma pra dar um cacete nesse Robson!!!!,rsrsr!!!!
Sem brincadeira, quando comprei minha f1000. ela tb estava sem a válvula, que o mecânico dela, dizia toda essa ladainha para manter o carro frio, eu estranhei.
Sabemos que o engenheiro que estudou anos para projetar um carro, não iria colocar uma vávula em seu projeto só para encarecer o produto.
Todo as peças que não são opcionais em um carro são necessários, ok?
Quando se vai a uma concessionária comprar um carro novo eles não perguntam, - "O sr. quer com ou sem vávula termostática, blá,blá,bla´..."rsrsr
Então , minha F1000 depois de insistir e me comprometer a pagar a mão de obra, se não tivesse nada, o mexanico mexeu..
mandamos fazer toda limpeza do sistema de arrefecimento, radiador, ventuínha, cebolinhas, etc...até que fizemos um teste no cabeçote e percebemos um MICRO-FURO, que causava o desaparecimento da água, consequentemente o aumento de temperatura.
Enfim, mandei ele fazer um curso melhor......
Abaixo uma figura de como se estabilizou a temperatura na viatura após a reinstalação da VT. Ela ficou sutilmente mais alta que antigamente (antes do problema na VT antiga) a única diferença é que o fluido de arrefecimento está com o aditivo mais diluído (derramou um um pouco na aquecida e nas operações de retirada da VT velha e instalação da nova).
Coloquei também indicações da indicação de temperatura "antigamente" e sem VT.
Proprietários de Ranger 2.5 diesel poderiam relatar o comportamento do termômetro nas suas viaturas?
Um causo para reflexão (não sei se é verídico, nem lembro exatamente das palavras só sem quei foi +- assim):
Um batalhão do exército se orgulhava da precisão com que executava um exercício de tiro com canhão. Em uma apresentação para um observador qualquer realizaram o exercício de forma perfeita, todos envolvidos com movimentos precisos, rápidos e sincronizados.
Ao final o observador perguntou qual era a função de um soldado que pulava do jipe, zigezageava pelo meio do exercício e ficava em posição de sentido em algum lugar atrás do canhão.
Niguém soube responder...
Investigaram a história deste procedimento e nas suas revisões desde a 1ª guerra, lá estava o tal soldado zigezageando no meio do exercício.
Ao final descobriram sua função:
Antes da invenção do automóvel ele era o encarregado de segurar as rédeas dos cavalos que rebocavam o canhão, para que no momento do tiro os animais não saíssem em disparada.
Não estou afirmando que a VT é desnecessária.
Mas já vi muita coisa sendo feita, instalada e executada simplesmente por que sempre foi feito assim.
Gostaria de realizar um experimento científico com o motor da minha viatura comparando qual seria a sua durabilidade caso eu não instalasse a VT. Lembrando que ele vive em um lugar onde 25ºC é friiiiio.
:arrow:Povo...
Pouco tempo atras... Estacionando na rua da faculdade.... Estava olhando o marcador de temperatura do nada.. E logo... Ficou doido... Ultrapassou do vermelho dps e caiu..... Levei um susto e e desliguei abri o capô...Olhei td... Ok.... Qnd eu saí... Ele estava marcando normal como nada estivesse acontecido... Mandei para oficina.... E Falei do tal acontecido....
Resultado: VT travou! Colocou novo... 0km
Mas fica variando de abaixo e acima de 90°c.... Normal para esse carro
Mas tudo isso é um 307 2.0 16v auto!
Isso é muito relativo.
Em que condições a pkp marcou essa temperatura?
Na última vez que a minha bateu essa marca, parei imediatamente no acostamento, pois tinha acabado de pegar estrada (percorrido uns 4km) e estava a 100km/h num horário não muito quente, ou seja, era para estar marcando muito abaixo disso.. no início da escala ou até abaixo.
Nessa ocasião descobri que o líquido de arrefecimento tinha parado de circular devido a um vazamento no radiador do aquecedor.
Depois de uns 15 minutos de trânsito ela vai para essa marca e ponto, em 5ª a 120km/h ou 2ª reduzida com 3500rpm o ponteiro agora está ancorado aí.
Essa posição é um pouquinho acima da temperatura de regime antiga.
Vou trocar o líquido de arrefecimento ver se melhora.