Óleo :?: :pensativo:
Versão Imprimível
esse mecânico tinha que ser mandado para a sibéria aprender sobre a importância das válvulas termostáticas... a não ser que acabe mexendo com motores tatra e andoria refrigerados a ar que usam bastante por lá...
Pois é, ja rodei mais de 20.000km sem a valvula que foi retirada pelo mecanico pro motor trabalhar mais "frio" com isso, durar mais!
Mas fim do mes estarei colocando uma nova, 500,00 aqui.O unico problema que aconteceu foi furar o radiador "sem mais nem menos" ainda bem que percebi logo a temperatura subindo. Não sei se tem alguma coisa a ver.
eu processaria a concessionária onde o mecânico fez esse servicinho porco... procedeu de forma inadequada e te deu prejuízo...
isso ai ,2005 com 122000 rodados, pessoal aqui no norte é quente feito o saara, o cara retirou a valvula pra dar uma folga pro motor, o unico problema é que gasta um pouco mais de diesel, ele vai atingindo a temperatura ideal bem devagar, so bate no meio com ar ligado e com 120km/hora não é legal?
Hj quando estava chegando ao trabalho a temperatura subiu, chegando a acender a luz CHECK GAGE. Foi possível desligar o motor e vir vindo até parar em um posto.
Não havia sinal de vazamento, correias em ordem, só a temperatura alta e a água fervendo. Levei uns 5 minutos para conseguir abrir o reservatório de expansão, com ele aberto fui checar a temperatura que já estava +- em 3/4 (achei estranho, pois esperava que ela demorasse mais para esfriar).
Meus parcos conhecimentos de mecânica não me permitiram fazer mais nada. Liguei para um mecânico que sempre me tirou desses tipos de prego, ele chegou perguntou +-como tinha sido e para testar tirou a válvula termostática. O aspecto dela não era dos melhores mas estava inteira.
Liguei a viatura em marcha lenta por alguns minutos e nada de aquecer (e nem de esquentar) dei uma volta nela e depois de uns 10 minutos andando pesado o ponteiro mal tinha descolado. Fui para um trecho de areia e rodei uns tempo em reduzida com uns 3,5krpm e só assim a temperatura foi para perto de 1/2.
Lendo os diversos relatos daqui comprei uma VT nova, mas confesso que fiquei balançado em deixar ela funcionando friazinha...
Aparentemente a VT travou fechada.
Esse é mesmo o diagnóstico? Ou será que tenho outro problema (ventoinha ruim?)
PS: Fica uma dica para sair de um prego de aquecimento. Tirar a válvula termostática e ver no que dá. É meio difícil folgar o parafuso de baixo da carcaça da VT, mas nada que um conjunto de chaves de soquete não resolvam.
Todo motor tem uma temperatura ideal de trabalho. Para chegar nesta temperatura e se manter, a VT deve estar funcionando perfeitamente, evitando oscilações de temperatura....
Mais cedo ou mais tarde vai dar problema....
Abraço...
troca de mexanico pois esse tipo de pecas e pra um motor trabalhar temperatura ideal quando esquenta demais ele abre quando tive frio ele fecha pra motor trabalhar no temperatura ideal ... agora imagina se um carro diesel n aguantar trabalhar no PARA imagina como vai fazer rally dakar? se vt n presta pra nada p q ta instalado quase 99,9% dos carro modernos?
Se está lá é porque tem uma finalidade...heheh
Os caras não iam gastar dinheiro atoa...
Não conheço o esquema de refirgeração do 3.0, mas posso te falar que a valvula não pode ser retirada dos 2.8 por exemplo, pois sem ela uma parte do liquido de arrefecimento não vai para o radiador ficando recirculando entre o bloco e o cabeçote.
A finalidade é exatamente tornar igual a temperatura dos vários componentes do motor para que dilatem da mesma forma...
Sem a valvula, setores ainda frios tem atrito aumentado por conta de diferenças de temperatura, o que aumenta bastante o desgaste e provoca o aparecimento de folgas prematuras.
Comprei uma chave fresada 10/11mm para folgar o parafuso de baixo da carcaça da VT. Fica quase perfeito, faltam uns 2cm de "profundidade" na ferrameta alguém conhece uma mais adequada?
Dúvidas com respeito ao serviço:
É necessário estar com o motor "100% FRIO" para reinstalar a VT?
É necessário silicone ou alguma junta?
Basta encaixar a vávula nova e pronto? Tem algum macete na instalação?
PS: Cozinhei a vávula velha com 1litro d'água e nada dela abrir. Coloquei a nova também na mesma fervura e ela também nem se mexeu. Quanto tempo ela leva para abrir?