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Planejamento e dicas para instalar sensor de estacionamento

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  • 09/11/2009, 15:55
    carioca10
    João,

    Rangers novas: CD 3.0 XL 4x4 diesel com ABS e airbag duplo ou Ranger GNV CD XLS 2.3.

    Falo da F-150, porque é a única que vem com a câmera no logo (símbolo).

    Embaixo os furos (buracos) na tampa da caçamba para passar os fios:

    http://img121.imageshack.us/img121/9...1091457.th.jpg

    Abraços,

    Felipe

    Citação:

    Postado originalmente por Joaomsl Ver Post
    Felipe, qual carro vc tá pretendendo pegar???

    vc tem uma ranger ou uma f-150 ou uma F-250????kkkk é pq vc sempre fala nos logotipos da f-150...

    valeu

  • 09/11/2009, 16:28
    Joaomsl
    entendi...
    Citação:

    Postado originalmente por carioca10 Ver Post
    João,

    Rangers novas: CD 3.0 XL 4x4 diesel com ABS e airbag duplo ou Ranger GNV CD XLS 2.3.

    Falo da F-150, porque é a única que vem com a câmera no logo (símbolo).

    Embaixo os furos (buracos) na tampa da caçamba para passar os fios:

    http://img121.imageshack.us/img121/9...1091457.th.jpg

    Abraços,

    Felipe

    Agora entendi...boa sorte na escolha...nunca prestei atenção na tampa, mas acho que não vem com os buracos...acho que vc tem q furar...vou verificar...

    abraço
  • 24/11/2009, 23:14
    TylerNTL
    Citação:

    Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    X2
    Também no aguar do das fotos da câmera.

    Comprei uma tela de LCD+Câmera na dealextreme por uns R$ 100, deve levar ainda um mês para chegar, link para o produto:
    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29612

    Inicialmente o plano é instalar a câmera no reboque e o LCD no quebra-sol do motorista.

    Aceito sugestões, críticas, dicas etc.

    Depois de muita espera finalmente a jeringonça chegou!!!
    Quando vi a embalagem achei que R$ 100 foi um ótimo preço, mas depois de ver a qualidade do display acho que R$ 30 seria um valor mais adequado.

    Por enquanto testei usando 12V da fonte do computador e me surpreendi com a qualidade de imagem.

    O plano é arranjar uma capa de silicone (tipo essas que usam em Iphone)para protejer o display, que será instalado no quebra sol do motorista. A câmera pretendo colocar no lugar do reboque.
  • 24/11/2009, 23:33
    carioca10
    Thelmo,

    Quando puder, por favor, mande as fotos da instalação e da visão que a câmera proporciona.

    Por favor, qual marca/modelo de engate de reboque que Vc está usando?

    No engate do reboque, não mexe em nada do carro.

    Eu comprei uma nova Ranger e vou instalar o sensor de ré. Na minha Ranger atual, não levei num instalador de qualidade e me dei mal. Não quero cometer o mesmo erro, e, quero presenciar a instalação.

    Se o sensor funcionar bem, o engate do reboque pode ser uma boa opção.

    Boa sorte, estou torcendo por Vc!

    Abraços,

    Felipe
  • 28/11/2009, 14:26
    TylerNTL
    Num primeiro momento o plano era instalar um ckt exclusivo com chave liga/desliga. Para fazer bem feito teria que instalar fusível, fio entre a traseira da viatura, chave, etc, etc, etc.

    Estou achando melhor ligar mesmo tudo no ckt da luz de ré. Que aparentemente é a forma para qual este sistema foi projetado. Alimentações "independentes" para câmera e para o LCD.

    Dúvidas:
    Onde encontro a alimentação da luz de ré na cabine? Algum diagrama elétrico indicando de onde sai o chicote para as luzes na traseira?

    Não descarto instalar o ckt exclusivo, mas gostaria de colocá-lo integrado ao sistema elétrico. Como consigo aproveitar uma das posições vagas da caixa de fusívies de dentro da cabine?
  • 28/11/2009, 15:27
    eduardo1968
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Num primeiro momento o plano era instalar um ckt exclusivo com chave liga/desliga. Para fazer bem feito teria que instalar fusível, fio entre a traseira da viatura, chave, etc, etc, etc.

    Estou achando melhor ligar mesmo tudo no ckt da luz de ré. Que aparentemente é a forma para qual este sistema foi projetado. Alimentações "independentes" para câmera e para o LCD.

    Dúvidas:
    Onde encontro a alimentação da luz de ré na cabine? Algum diagrama elétrico indicando de onde sai o chicote para as luzes na traseira?

    Não descarto instalar o ckt exclusivo, mas gostaria de colocá-lo integrado ao sistema elétrico. Como consigo aproveitar uma das posições vagas da caixa de fusívies de dentro da cabine?

    Thelmo

    Dá uma olhada na página 5 desse manual, lá estão os chicotes q vc precisa localizar.

    Abs

    Eduardo
  • 28/11/2009, 23:06
    TylerNTL
    Citação:

    Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Thelmo

    Dá uma olhada na página 5 desse manual, lá estão os chicotes q vc precisa localizar.

    Abs

    Eduardo

    Pela foto o lugar de pegar os 12V da luz de ré deverá ser naquela volta que o chicote faz por perto do pedal do freio de estacionamento.
    A bronca de descobrir qual dos 1.234 cabos é o certo!
  • 29/11/2009, 08:28
    carioca10
    Citação:

    Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    ... A câmera pretendo colocar no lugar do reboque.

    Não me lembro de onde peguei na Internet.

    http://img694.imageshack.us/img694/8297/rearcam2.th.jpg

    http://img268.imageshack.us/img268/9919/rearcam3.th.jpg

    http://img200.imageshack.us/img200/5929/rearcam4.th.jpg

    http://img195.imageshack.us/img195/4256/rearcam5.th.jpg

    Comprei este sensor de ré prata por R$ 147,00 (R$ 99,90 + SEDEX para BH + tarifa MercadoPago): http://produto.mercadolivre.com.br/M...-volume-nf-_JM. O de cor preta é em outro link e custa R$ 89,90 (preço nominal sem frete ou outras tarifas): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-118343298-sensor-estacionamento-re-amp-temperatura-c-tc-de-volume-nf-_JM.

    Ele possui uma chave que liga/desliga e gradua a intensidade do aviso. Se eu vou carregar algum dia um reboque, iria me apurrinhar o trajeto inteiro "apitando que nem um doido": basta desligar na chave o aviso sonoro.

    O meu anterior não tinha este liga/desliga nem graduava, somente também além do sensor de distância, tinha sensor de temperatura.

    http://img686.imageshack.us/img686/7...3128543.th.jpg
  • 29/11/2009, 21:25
    TylerNTL
    O plano era colocar exatamente como essa das fotos postadas pelo Carioca, sendo que de forma mais discreta.

    -Peguei 1/2 litro de antiferrugem, uma lata de spray preto fosco, lixa, escova de aço e passei a manhã do domingo preparando o reboque, que veio na ranger e estava guardado a nem sei quantos anos, para a pintura.

    Quando o sol esfriou, a tarde fui para debaixo da viatura para fazer uma instalação qualquer da camera:
    -Os alegados 5m de um cabo RCA meio vagabundo que vieram com a camera não foram suficientes para ir da traseira até o quebra sol. Só para testar coloquei o display sobre o painel mesmo.
    -Alimentei a camera direto da luz de ré, como o cabo é beeeeem fino encaixei ele na fêmea do terminal e conectei a lâmpada normalmente. A gambiarra O arranjo técnico ficou muito bom! Finalizado com fita de autofusão não vai dar problema.
    -Lá na lanterna direita o cabo positivo da luz de ré é preto/vermelho, mas analizando o mazaroio de fios que é o chicote lá perto do pedal do freio de estacionamento, não me atrevi nem a ficar olhando muito tempo, encontrar o suposto preto/vermelho e fazer uma conexão ali, nem pensar! Só para fins de teste alimentei o LCD com um ckt exclusivo.
    -Coloquei a camera em um chapinha em L fixada por baixo no buraco do meio do para-choque. O campo de visão ficou muito bom de forma que abortei a idéia de reinstalar o reboque.

    Até agora o plano é colocar ela "para baixo" da viatura em uma cantoneira de alumínio ou algo semelhante, de modo que o parte superior da imagem seja o párachoque. Com ela levemente apontada para baixo dá para ver uns 10m de distância.

    O reboque foi lixado e ficou com uma demão de antiferrugem.
    Se alguém de Natal-RN ou proximidades se interessar aceito propostas...
  • 29/11/2009, 23:03
    carioca10
    Hoje eu abri a porta da caçamba por dentro.

    Há um espaço de menos de 3 cm de largura. Só que quando se puxa a alavanca para abrir a caçamba, a altura disponível se reduz para 2 cm.

    Assim largura reduzida e pouco altura.

    Apesar de morar em BH, antes de furar, gostaria de dar um tratamento antiferrugem, mas não sou técnico e não sei qual tratamento seria.

    http://img691.imageshack.us/img691/9...rdentro.th.jpg

    http://img17.imageshack.us/img17/163...foracpi.th.jpg

    Teria assim que ficar bem para fora, só que qual tratamento antiferrugem a aplicar?

    http://img32.imageshack.us/img32/536...acaamba.th.jpg

    http://img192.imageshack.us/img192/3...acaamba.th.jpg

    Tinha um cara vendendo uma no mercadolivre que seria ideal para tão pouco espaço e com "reversing guard line".

    Mas não a está vendendo no momento: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ga-promoco-_JM.

    Se quiser desfazer, compra-se um fecho de caçamba novo e encobre o burado deixado.

    Eu também queria dar um tratamento antiferrugem nos buracos do pára-choque para onde irão o sensor de ré. Cobrir só com zincão resolve?
  • 03/12/2009, 22:46
    carioca10
    Proyecto "park distance" en SW4 2008 [fotos] [VIDEOS 2009]
    http://www.toyoteros.com.ar/foro//sh...d=22636&page=1
    http://www.toyoteros.com.ar/foro//sh...d=22636&page=2
    http://www.toyoteros.com.ar/foro//sh...d=22636&page=3

    ZZZZhttp://www.youtube.com/watch?v=LiRq6HFiJn0

    http://img707.imageshack.us/img707/6...008033w.th.jpg

    http://img707.imageshack.us/img707/8...2008032.th.jpg

    http://img707.imageshack.us/img707/6...2008035.th.jpg

    http://img707.imageshack.us/img707/7...2009037.th.jpg

    http://img707.imageshack.us/img707/9...2009038.th.jpg

    http://img706.imageshack.us/img706/3853/dsc04737.th.jpg

    http://img706.imageshack.us/img706/9197/dsc04735.th.jpg

    O pára-choque da Keko K1 não serviria:

    http://img4.imageshack.us/img4/9161/...83maior.th.jpg

    Não existiria de maior resistência que o da Casa das Capotas? Algo tão resistente como o Keko, mas neste formato?

    http://img709.imageshack.us/img709/7...2229130.th.jpg

    Hoje vi uma loja instalando esta camera semelhante ao que o colega argentino colocou, mas no pára-choque de um Chevrolet Captiva. A camera não ficava embutida, isto é, uns 10 mm da camera ficavam para fora do pára-choque.

    Os caras odeiam furar lataria de qualquer espécie, as brocas vagabundas chinesas quebram logo na primeira tentativa!
  • 06/12/2009, 01:31
    carioca10
    Cheio de dúvidas!
    João,

    Algumas dúvidas.

    Talvez seja melhor fazer no pára-choque traseiro, porque este está mais sujeito a acidentes mesmo, e, dá para protegê-lo melhor contra a ferrugem a menor custo e interferindo menos com a pintura original. Além de eu já ir furá-lo mesmo para colocar os 4 sensores de ré.

    E o seu ficou bem invisível ao colocar na parte mais escura do pára-choque traseiro: :palmas:!

    Por favor, me explique, porque Vc optou por instalar no lado esquerdo, e, não no lado direito? Para mim, a maior dificuldade de visualizar (área de ponto cego) é no lado direito. A sua camera está ligada somente quando aciona a ré, ou, quando o veículo está ligado? Uma justificativa para colocar a esquerda é para usá-la também com o carro em movimento, estando em ré ou não. Estou certo?

    Fizeram algum tratamento anti-ferrugem, pintaram com zarcão, etc.?

    Pelo que li no mercadolivre, algumas cameras possuem uma saliência na parte mais externa para serem embutidas como sensor de ré. Pelo que entendi instalaram a sua como um sensor de ré e ficou muito bem embutida: :palmas:!

    O Diniz foi o pioneiro, e, sou eternamente grato a ele pelo incentivo, mas acho que vou fazer o mesmo que Vc fez.

    Abraços,

    Felipe

    http://img39.imageshack.us/img39/3736/pictureep.th.jpg

    http://img39.imageshack.us/img39/1714/pictureyl.th.jpg

    http://img7.imageshack.us/img7/3252/picturemo.th.jpg

    Citação:

    Postado originalmente por Joaomsl Ver Post
    a idéia da maçaneta não é ruim...eu propus isso ao cara da instalação mas ele fez questão de tirar a maçaneta e fazer um teste...além dela ficar muito alta (vc só veria o capô de carros menores, ou seja, todos os obstáculos abaixo dessa altura passariam despercebidos...e caso vc colocasse inclinado para baixo a visão ficaria super restrita pelo espaço e profundidade da maçaneta) e ainda teria a questão da iluminação...ficaria um tanto escura...mas faça o teste, pode ser que vc goste...

    pensei em colocar no reboque, mas como é o local do carro mais "pra fora", em caso de qualquer encosto traseiro seria a câmera que sofreria o primeiro impacto...então...acho que não resistiria por muito tempo...

    por favor, não pensem que quero ser dono da verdade ou coisa parecida...foi pq fiquei quase duas horas com o cara da instalação pra encontrar o lugar mais adequado...que não atrapalhasse o campo de visão, que ficasse escondido e que não sofresse tanto no caso de trilha, buracos ou pancada...

    valeu e amanhã posto as fotos

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