x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 77
    Usuário
    Entrada
    10/06/2006
    Agradecimentos: 0

Exclamation transformação motor ranger 2.5 para 2.8

pessoal preciso de ajuda numa mudança que quero fazer quero passar meu motor 2.5 para 2.8 sei que muda a injeção a turbina até aí td bem agora o problema .....

preciso trocar pistões, anéis, biela e o virabrequim as perguntas são: Será que dá certo já que o virabrequim é mais grosso e os pistões, será que o bloco aguenta a retifica sendo que o pistão da 2.5 mede 90.649mm e o da 2.8 mede 92.8 mm.

e a embreagem será que não vai patinar.

obrigado abraços wilson

Wilson, já ouvi dizer que tem um kit 2.8 que se compra. Ouvi dizer tb que fica uma beleza!!! Vira outro carro. Agora, dá uma pesquisada aí no fórum que eu vi um tópico a respeito, já faz um tempinho, de um amigo rangeiro que transformou o motor dele. Fez do jeitinho q vc quer fazer, 2.5 pra 2.8.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

Amigo,

Sinceramente, eu acho besteira um rebuild do bloco para 300cc a mais !!! Eu já pensei nesse kit pro meu carro, mas vi que vou conseguir muito mais coisa a menor custo preparando o HSD2.5...

Estou pensando em uma turbina Garret GT28 Roletada (R$ ????,??), uma preparação leve no cabeçote (+/- R$1.000,00), Short-Ram (R$290,00), Frontal-Intercooler (R$800,00), Coletor de exaustão dimensionado (R$600,00) e o resto do escape em 3.5" (R$500,00 + R$250,00)....e claro, bicos Rasch (R$1.200,00) !!! O resultado esperado é algo entre 200 e 220bhp.....e com um custo bem menor!!!

Um forte abraço

Usuário
    Entrada
    10/06/2006
    que tipo de kit será esse pois a minha já esta com a t.g.v da 2.8 a bomba já foi alterada
    agora só falta o trem de força( pistão, anéis , bielas e o virabrequim , e os bicos injetores é claro) a minha duvida é só saber se o vira da 2.8 da certo no bloco da 2.5 e se o bloco aguenta a usinagem para colocar os pistões da 2.8. abraços

Usuário
    Entrada
    10/06/2006
    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Wilson, já ouvi dizer que tem um kit 2.8 que se compra. Ouvi dizer tb que fica uma beleza!!! Vira outro carro. Agora, dá uma pesquisada aí no fórum que eu vi um tópico a respeito, já faz um tempinho, de um amigo rangeiro que transformou o motor dele. Fez do jeitinho q vc quer fazer, 2.5 pra 2.8.
    como faço para pesquisar sobre isso

Usuário Avatar de muricaum
    Entrada
    09/08/2007
    wilson
    o nosso amigo Walter Casitta fez isso ai. trocou de 2.5 pra 2.8 mas parece que ele trocou o motor todo, não fez em cima do bloco do 2.5.
    o link é esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42201
    pra pesquisar no forum, onde esta Painel de controle, ajuda, lista de membros, etc.. vc procura o pesquisar, ai abre uma janela no link e vc digita as palavras chaves. ou tbm vai rolando o forum e indo pra pagina 2, 3 etc e vai vendo quais sao os assuntos ok?
    espero que tenha ajudado
    abraço

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Wilson,
    Os blocos da 2.5 e 2.8 são iguais! Na tua lista falta apenas as camisas dos cilindros.
    Melhora bastante o rendimento pois nessa alteração o curso dos pistões ficam maiores e o torque aumenta bastante.
    O torque aumenta bem mais do que a potência, e isso muda mais a performance do que apenas melhorar o 2.5.
    A diferença entre o 2.8 e o 2.5 euro II, além do trem de força, incluem ainda os coletores, turbina, bicos injetores e corpo injetor de 13mm no 2.8 e 12mm no 2.5.
    Cabeçote, válvulas, acessórios periféricos, bloco, retentores etc são iguais.
    No caso da tua 2.5 já melhorada, o aumento foi significativo, porém próximo do 2.8 original, se alterar o trem de força, o motor fica zero km e igual a um 2.8 original, ou seja, com o mesmo torque. Pois quando melhora-se o 2.5 a cavalaria dispara além do 2.8 porém o torque não chega nem perto...
    Um exemplo, mexi apenas na regulagem da BI da minha Ranger e está mais esperta que uma 2.8 TGV, porém está longe de ter a mesma força que a 2.8, é só pegar uma subida que o 2.5 não acompanha, mesmo estando fuçadinho...
    Em relação à embreagem, para colocar o kit do 2.8 tem que trocar o volante do motor.
    Porém o que o Rogerinho colocou é fato, custa mais em conta fuçar tudo o que dá no 2.5, porém ficam duas perguntas: A durabilidade final fica reduzida, então vale o investimento? Só o valor da turbina roletada é o preço do kit 2.8, só os bicos do Rasch pagam a MO, será que não fica mais durável no final das contas e agrega mais torque ao motor, e basta os bicos do rasch e calibrada na bomba consegues andar junto com o 2.5hsd todo fuçado sem risco de quebras.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Edintruder,

Não acho bem assim, eu sinceramente não rodo muito pra me preocupar com uma durabilidade incrivel !!! Se ainda estiver comigo quando precisar fazer retífica, aí sim entra um kit 2800cc...

O carro é turbo, então acho melhor socar pressão...melhorar pressurização e todo o caminho do ar...mistura...e exaustão...e ainda manter as paredes do bloco mais grossas !!! Vc vai ter um carro muito forte, e com uma possibilidade enorme ainda de retifica-lo...! E outra coisa, não precisamos usar os 200-220-250hp o tempo todo (até pq nem dá...hehehehe)...então nao considero nem de longe um bicho de sete cabeças!

Quanto ao problema do torque, já dizia Carroll Shelby "Nada substituí as polegadas cúbicas!" e isso é uma verdade...porém uma turbina roletada vai suprir essa necessidade, mas vai ter uma bela porrada quando entrar (Se for grande!)...!!!(NOTA: já li em algum lugar e gostei da frase: "Turbo makes torque...and torque makes fun!")

Essa é minha opinião
    Um forte abraço

Outra coisa,

Tens que ver o tipo de uso do carro, meu projeto é pro meu uso...que é 80% rodoviário, 15% em cidades e 5% em estradas de terra tranquilas...então não tenho problema com "Turbo Lag", mas pra uso off-road acho que se torna um baita de um problema, um carro forte em piso sem aderencia vai destracionar as quatro rodas e não vai sair do lugar quando a turbina encher completamente!!!

Um forte abraço

PS: Desculpa pelo flood!

Vira e pistões do 2.8 no 2.5 é sem problemas, porém o 2.8 usa um volante bem maior e mais pesado (para reter mais energia) que não cabe no bloco do 2.5.

Vocês lembram que o conjunto motriz da pick-up do Walter recuou 10mm. Pois é, o bloco do 2.8 é um pouquinho maior para caber o volante.

Só estou lembrando isso, pois não vais conseguir fazer um idêntico ao original. Pode fazer um até melhor (por ex. com alívio e balanceamento das partes móveis) porém com características um pouquinho diferentes.

Wilson,

a sua pick-up já esta com bicos grandes? E o intercooler, já é o da 2.8? Já alongou a relação para aproveitar a força da TGV? O ponto está correto?

Talvez existam providências mais fáceis e baratas para fazer antes que possam te satisfazer.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

Luizinho,

Um volante do motor aliviado não irá sacrificar o torque?...Pergunto pq não entendo nada sobre isso!!!

Eu só dei um exemplo genérico. O caso tem de ser analisado com carinho.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73