Os motores de taxas mais altas trabalham, com gasolina, com uma curva de avanço de ignição menor para resistir a detonação. Motores de taxa baixa, avanços maiores no uso do álcool (para compensar a baixa taxa de compressão).
Em ambas as situações um dos combustíveis sai prejudicado. Minha experiência com flex foram 3 excelentes anos (e 70 mil km) com a Saveiro 2003/4 e ela era (na verdade ainda é pois está na familia) e ela é um carro muito bom, funciona muito bem sendo flex, tanto com álcool quanto com gasolina.
Entretanto fazia (e faço) algumas ressalvas. Com álcool, é um motor extremamente áspero, beberrão e o discreto aumento teórico de potência é quase imperceptivel no pé direito.
Um amigo com um Gol AP a álcool, só a alcool e de fabrica, faz 11km/L no mesmo trajeto que eu fazia entre 8.5 a 9km/L É muita coisa!
Se fosse comprar uma picape para uso diario, se existisse opção, certamente optaria por um modelo NÃO flexível.
Abs!