10km/l é normal da Ranger. Pode variar até 11,5, mas tudo depende do trânsito e da pressa de embalar...
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10km/l é normal da Ranger. Pode variar até 11,5, mas tudo depende do trânsito e da pressa de embalar...
Pessoal, meu objetivo não é polimizar apenas trocar informações, visto que este assunto de consumo é sempre polemico.:concordo:
Como disse o Edi ".....da pressa de embalar", este é um fator gastão do diesel; toda vez que vc afunda o pé no acelerador e joga fumaça preta significa que parte do diesel não esta queimando, esta sendo jogado fora, ou pior "poluindo mais".
O comentario do Raphael " não consigo passar dos 10 km/l de jeito nenhum", não me parece normal para uma Ranger 2,5 em condições normais de uso.
Em meu uso atual (tenho usado pouco) da Ranger, rodo cada vez em torno de 900 km em uso misto de asfalto, cidade e terra, e o consumo é sempre em torno de 12 km/l (minha tocada no asfalto é 100-110). Mes passado emprestei a Ranger pro meu irmão que foi a Goias e rodou 3400 km com media de 12 km/l. Esta Ranger é uma XLT4x4 CD 2001, minha deste zero e sem nenhuma modificação, nunca foi mexida no motor, BI e bicos, atualmente com 150.000Km
Na estrada o consumo nos veiculos diesel normalmente é maior que nas cidades, pois sobe bem o giro do motor. Pra se ter uma ideia, a 100 km/h mais de 50% da potencia do motor é pra vencer a resistencia do ar, e aumenta exponencialmente com o aumento da velocidade, portanto o consumo de uma pickup aumenta absurdamente se vc aumentar a velocidade de 100 para 140 km/h visto que a aerodinamica não é o forte da pickup.
Abs
Opa, bem pelo menos nao parece estar fora do normal...
Meu uso é misto, mais ou menos 50% cidade e 50% rodovia, reparei mesmo que se piso fundo nela ela solta uma fumaça mais preta.
Mas como vai fazer agora 60 dias que estou com ela ainda estou aprendendo sobre o carro e tirando pequenos vazamentos que existem... ainda chego lá...
Pessoal muito obrigado por todas as dicas que tive até o momento...
[]s
Raphael
Pessoal, preciso da ajuda de vcs, fiz besteira hehe
Onde consigo aquela chave do estepe da ranger? quebrei a chave de bobeira.
Outra coisa, desde que comprei notei que pra engatar as marchas não são muito precisas principalmente a 3, ai notei que se acelero antes de trocar ela entra na boa.
Duvida, isso pode ser sincronizado ou trambulador?
[]s
Raphael
Comprei a minha há cerca de 1 mês e também estou estranhando o câmbio.. qdo tento passar rápido de uma relação para outra dá uma arranhada de leve, daí procuro passar devagar. Isso é normal? Será óleo de transmissão baixo ou alguma regulagem?
abraços
Quanto à chave de estepe, acho q só na concessionária. Por falar nela, as novas Rangers não vêm com esse dispositivo para o estepe.
Eu no seu lugar, tentaria num chaveiro soldar um pedaço de chave na ponta da haste que sobrou e fazer uma cópia dessa chave.
Abraço!
O Problema da chave foi que quebrei a chave e nao a base de plástico hehe, vou mandar fazer num chaveiro mesmo..
Pessoal, nesse domingo precisei realmente usar a 4x4 reduzida da ranger e fiquei impressionado com a força dela. Atolei meu jeep e ai precisei usar a ranger para rebocar e tirou sem muito esforço, mas reparei que ela patinava em X é isso mesmo? Ela não tem blocante de nenhum tipo em nenhum dos eixos?
Reparei em um certo momento ela puxava as 4 juntas , depois reparei que quando uma estava mais solta a outra não tracionava...
[]s
Raphael
Willys realmente a reduzida e muito forte, patinar em X é normal, não vem com nenhum bloqueio de fabrica, e e claro que o diferencial vai jogar a tração toda pra roda mais leve...
abraços
Muitas vezes como se trata de um cãmbio um pouco mais pesado que de carros pequenos, ao trocar a marcha rápido não dá tempo dos sincronizadores equilibrarem a rpm das engrenagens com o eixo e arranha. Ao trocar o óleo normalmente diminui esse efeito.
X2
Diminua a velocidade da troca de marchas que a durabilidade do cambio agradece, principalmente os aneis de sincronismo, que é uma das partes frageis do cambio. Neste cambio isto é bem notado da 2° para a 3° marcha.
Alguns motoristas mais velhos de caminhão ainda tem o cacuete da "embreagem dupla". Isto vem das caixas secas (sem sincronismo) onde na troca de marcha vc era obrigado a debrear, jogar ponto morto, tirar o pé da embreagem dar uma pequena acelerada no motor, debrear novamente e encaixar a proxima marcha no momento certo quando a rotação do cambio estiver na mesma velocidade (saida pro diferencial e entrada do motor no eixo piloto). Tente passar as marchas sem embreagem que entenderá.
abs
Senhores,
vou optar por fazer uma troca de óleo na caixa e sentir se melhora,
então aos grandes entendidos da coisa aqui eu peço ajuda, qual óleo usar e suas especificações?
[]s
Raphael