Procurei no manual de manutenção do meu modelo e não encontrei esta recomendação (de troca da válvula termostática). Na 2.5 também não me lembro de ter isto.
Pergunto se em todas as 3.0 esta vindo esta recomendação de manutenção.
Abraços,
FRanger
Versão Imprimível
por falar em valvula termostatica a porca que prende ela tem que ser de plastico ou pode ser usinada em outro material. O antigo dono acho que usou bico de papagaio para abrir e perdeu todo o sextavado.
Pelo que sei aquela porca não "prende" a válvula, é apenas um bujão para tirar o ar do sistema.
Já li por aqui que alguém substituiu por um bujão de ferro galvanizado de 1/2
Se é o que estou pensando, um parafuso de plástico, o meu agora é de metal depois de ter dado um susto na estrada.
Nunca precisei retirar esse tampão de plástico. Como nunca foi necessário retira-lo, o meu é original e não tem marcas.
Esse tampão foi feito para desaeração do sistema de arrefecimento, mas para isto basta retirar aquela manguerinha logo ao lado e dessa forma o tampão se mantém preservado...
Srs, na 2.8, qto tempo roda-se para que a temperatura atinja o normal?
A minha ta rodando uns 20 min para atingir, andando sem forçar.
1-A minha antigamente demorava mais de 15 minutos para atingir a "temperatura de cruzeiro antiga" (TCA)
2-Tive um problema na VT e andei um tempo sem ela. Ela funcionava bem mais fria e para atingir a TCA só na areia com a 2ª reduzida por alguns kms. Para mim ficou evidente que o sistema de resfriamento da Ranger 2.5 tem um fator de segurança bem caprichado.
3-Troquei a VT e ela está com uma temperatura de cruzeiro nova (TCN) que é sutilmente mais alta que a antiga e atinge esta temperatura depois de rodar uns 4km no trânsito.
Dúvida: Comprei a nova VT em uma loja de peças "super ford" da vida, teoricamente especializada em peças da ford. E lembro que a caixinha tinha um logo da MWM (ou seria da Bosch?). Será que comprei uma VT com a temperatura de abertura diferente da minha antiga?
Quando comprei minha viatura, até pensei que o marcador de temperatura não estava funcionando, pois mal saía do lugar...
Quando fui no mecânico, pedi opinião dele e bingo: estava sem a válvula termostática. Coloquei uma nova e gastei 70,00 com m.o.
Apenas atente p/ o fato de que existem n especificações p/ a mesma válvula, pois a temperatura de trabalho é diferente p/ Ranger, Defender, F1000, S10/Blazer e MB Sprinter, variando a abertura em alguns graus a mais ou a menos. Consulte o manual de manutenção Maxxion.
Pessoal, passei na concessionária IntenationalMWM e comprei a danada da válvula termostática que parou de funcionar na minha Ranger a alguns meses atrás.
A minha Ranger dava daquele jeito. Subindo o morro a temperatura fica normal. Desce o morro, a ponteiro desse e fica lá no início da escala. Esse sobe e desce acaba encurtando a vida do motor e aumentando o consumo.
Para a minha surpresa, achando que gastaria no máximo R$80,00, gastei R$212,00. Acontece que a MWM não vende só a VT. Vende só a carcaça completa com a VT e o sensor de temperatura...
http://img697.imageshack.us/img697/2492/34276159.jpg
Que facada!
Chegou a olhar no mercado paralelo se existe somente a válvula?