Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.
Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.
Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.
Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.
Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.
Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.
Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.
Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.
Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?
Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.
Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.
Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.
Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.
Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.
Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.
Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.
Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?