x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 80
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2

Válvula Termostática Ranger

Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?
    Isso mesmo. 60.000Km
    L200 Triton AT 3.2 2010

Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Testei a válvula antiga em uma panela de água quente (teste hi-tech, né?) e ela abriu certinho...pelo menos aparentemente.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Olá pessoal...!
    Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
    Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
    Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
    Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Exclamation

Citação Postado originalmente por AlbertoSato Ver Post
    Olá pessoal...!
    Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
    Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
    Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
    Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!
    NÃO FAÇA ISSO!!! A RANGER NÃO PODE ANDAR SEM VÁLVULA TERMOSTÁTICA SENÃO AQUECE SEMPRE!
    A válvula serve para alterar o rumo da água para o bloco ou para o radiador, sem a válvula esse motor não define o caminho, então a mair parte da água irá para o próprio bloco e apenas o fluxo excedente irá para o radiador, em trabalho leve não se percebe problemas, mas basta puxar potência do motor para ele aquecer no vermelho!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Desculpe ,mas a infirmação que dei esta CORRETA! Conheço muitos mecanicos, muito experientes que afirmam que o que falei esta correto! Inclusive a oficina representante da Maxion e MWM me confirmaram...,a vavula do termostato eh utilizada para que o motor atinja mais rapido a temperatura ideal de funcionamento!
    Com sua retirada ah uma MAIOR circulação de água!
    Eh experiencia propria..., tenho uma Ranger que ja fiz esse teste de varias maneiras.
    Com o carro com o funcionamento normal vc não notará,com ou sem valvula ele atingirá determinada temperatura!Mas, com o motor aquecendo vc notará que aquece mais rapido COM a valvula do termostato, sem ela o motor demora mais para aquecer...!Agora ela esta com a valvula...,mais rodou mais de 2 anos sem ela e nunca tive problemas...,subo duna, no 4x4HI e no 4x4 LO e nada...,temperatura normal todo o tempo.Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
    Bem..., isso foi o que pude constar com meu carro que acredito seja igual as outras Rangers.

Citação Postado originalmente por AlbertoSato Ver Post
    Desculpe ,mas a infirmação que dei esta CORRETA! Conheço muitos mecanicos, muito experientes que afirmam que o que falei esta correto! Inclusive a oficina representante da Maxion e MWM me confirmaram...,a vavula do termostato eh utilizada para que o motor atinja mais rapido a temperatura ideal de funcionamento!
    Com sua retirada ah uma MAIOR circulação de água!
    Eh experiencia propria..., tenho uma Ranger que ja fiz esse teste de varias maneiras.
    Com o carro com o funcionamento normal vc não notará,com ou sem valvula ele atingirá determinada temperatura!Mas, com o motor aquecendo vc notará que aquece mais rapido COM a valvula do termostato, sem ela o motor demora mais para aquecer...!Agora ela esta com a valvula...,mais rodou mais de 2 anos sem ela e nunca tive problemas...,subo duna, no 4x4HI e no 4x4 LO e nada...,temperatura normal todo o tempo.Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
    Bem..., isso foi o que pude constar com meu carro que acredito seja igual as outras Rangers.
    Essa Válvula fica em um bifurcação. Ela determina em que direção o fluxo da agua quente vai segui: De volta pro motor ou pelo radiado. Sem a válvula, a direção do fluxo da agua quente vai depender só da boa vontade da agua. Se ela achar que é mais fácil voltar pra dentro do morto vai acontecer um super aquecimento.
    Melhor não retirar a válvula. Nunca! Se a válvula esta ok, deixa ela lá. A causa do problema e certamente outro e é onde tem que ser resolvido.
    O motor sempre funcionou bem com ela não seria agora que não funcionaria...
    Um mecânico retira a válvula pra resolver problema de superaquecimento tá assinado atestado de incompetência venha ele de uma assistência técnica credenciada ou não.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Essa Válvula fica em um bifurcação. Ela determina em que direção o fluxo da agua quente vai segui: De volta pro motor ou pelo radiado. Sem a válvula, a direção do fluxo da agua quente vai depender só da boa vontade da agua. Se ela achar que é mais fácil voltar pra dentro do morto vai acontecer um super aquecimento.
    Melhor não retirar a válvula. Nunca! Se a válvula esta ok, deixa ela lá. A causa do problema e certamente outro e é onde tem que ser resolvido.
    O motor sempre funcionou bem com ela não seria agora que não funcionaria...
    Um mecânico retira a válvula pra resolver problema de superaquecimento tá assinado atestado de incompetência venha ele de uma assistência técnica credenciada ou não.
    E nas L200´s, tem problema?

Citação Postado originalmente por fernandoof Ver Post
    E nas L200´s, tem problema?
    Não conheço aquele motor, mas certamente não pode funcionar sem essa válvula...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido
    Entrada
    14/11/2006
    Agradecimentos: 0
    Depois que fiz a revisão de 20 mil e eles trocaram o sensor de temperatura, notei que agora o ponteiro fica mais baixo do que antes. Então fiz o questionamento para a autorizada se eles tinham retirado a válvula termostática, essa desconfiança foi porque em situações de longos declives a temperatura volta para 1/4. A concessionária me respondeu que essas que tem bomba eletrônica não pode de geito nenhum trabalgar sem a válvula, me disseram um monte de informações técnicas e blá, blá, blá.

Achei estranho, mais fazer o que? Desmontar e conferir se tá com a válvula ou não.

Prefiro esperar pra ver!

Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Conta aí este ´causo´ pra gente.

[quote=AlbertoSato;479231]Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
    quote]
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Ah...,se a valvula ta ok, claro que pode deixar, bom que fica original!Na minha foi retirada pq a um tempo atras o carro esquentou e constatou-se que a valvula tinha travado...,ai passou algum tempo sem ela uns 2 anos mais ou menose como disse não tive problemas.Esclerecendo...,foi retirada pq estava travada!!!!!!Mas, sem a valvula não tive problemas de temperatura,em momento algum!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem