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  • #1
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Válvula Termostática Ranger




    Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

    Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

    Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

    Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

    Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

    Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

    Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

    Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

    Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #2
    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

    Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

    Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

    Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

    Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

    Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

    Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

    Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

    Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?
    Isso mesmo. 60.000Km
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Testei a válvula antiga em uma panela de água quente (teste hi-tech, né?) e ela abriu certinho...pelo menos aparentemente.
    Samurai 97
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  • #4
    Olá pessoal...!
    Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
    Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
    Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
    Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por AlbertoSato Ver Post
    Olá pessoal...!
    Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
    Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
    Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
    Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!
    NÃO FAÇA ISSO!!! A RANGER NÃO PODE ANDAR SEM VÁLVULA TERMOSTÁTICA SENÃO AQUECE SEMPRE!
    A válvula serve para alterar o rumo da água para o bloco ou para o radiador, sem a válvula esse motor não define o caminho, então a mair parte da água irá para o próprio bloco e apenas o fluxo excedente irá para o radiador, em trabalho leve não se percebe problemas, mas basta puxar potência do motor para ele aquecer no vermelho!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Desculpe ,mas a infirmação que dei esta CORRETA! Conheço muitos mecanicos, muito experientes que afirmam que o que falei esta correto! Inclusive a oficina representante da Maxion e MWM me confirmaram...,a vavula do termostato eh utilizada para que o motor atinja mais rapido a temperatura ideal de funcionamento!
    Com sua retirada ah uma MAIOR circulação de água!
    Eh experiencia propria..., tenho uma Ranger que ja fiz esse teste de varias maneiras.
    Com o carro com o funcionamento normal vc não notará,com ou sem valvula ele atingirá determinada temperatura!Mas, com o motor aquecendo vc notará que aquece mais rapido COM a valvula do termostato, sem ela o motor demora mais para aquecer...!Agora ela esta com a valvula...,mais rodou mais de 2 anos sem ela e nunca tive problemas...,subo duna, no 4x4HI e no 4x4 LO e nada...,temperatura normal todo o tempo.Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
    Bem..., isso foi o que pude constar com meu carro que acredito seja igual as outras Rangers.

  • #7
    Citação Postado originalmente por AlbertoSato Ver Post
    Desculpe ,mas a infirmação que dei esta CORRETA! Conheço muitos mecanicos, muito experientes que afirmam que o que falei esta correto! Inclusive a oficina representante da Maxion e MWM me confirmaram...,a vavula do termostato eh utilizada para que o motor atinja mais rapido a temperatura ideal de funcionamento!
    Com sua retirada ah uma MAIOR circulação de água!
    Eh experiencia propria..., tenho uma Ranger que ja fiz esse teste de varias maneiras.
    Com o carro com o funcionamento normal vc não notará,com ou sem valvula ele atingirá determinada temperatura!Mas, com o motor aquecendo vc notará que aquece mais rapido COM a valvula do termostato, sem ela o motor demora mais para aquecer...!Agora ela esta com a valvula...,mais rodou mais de 2 anos sem ela e nunca tive problemas...,subo duna, no 4x4HI e no 4x4 LO e nada...,temperatura normal todo o tempo.Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
    Bem..., isso foi o que pude constar com meu carro que acredito seja igual as outras Rangers.
    Essa Válvula fica em um bifurcação. Ela determina em que direção o fluxo da agua quente vai segui: De volta pro motor ou pelo radiado. Sem a válvula, a direção do fluxo da agua quente vai depender só da boa vontade da agua. Se ela achar que é mais fácil voltar pra dentro do morto vai acontecer um super aquecimento.
    Melhor não retirar a válvula. Nunca! Se a válvula esta ok, deixa ela lá. A causa do problema e certamente outro e é onde tem que ser resolvido.
    O motor sempre funcionou bem com ela não seria agora que não funcionaria...
    Um mecânico retira a válvula pra resolver problema de superaquecimento tá assinado atestado de incompetência venha ele de uma assistência técnica credenciada ou não.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Essa Válvula fica em um bifurcação. Ela determina em que direção o fluxo da agua quente vai segui: De volta pro motor ou pelo radiado. Sem a válvula, a direção do fluxo da agua quente vai depender só da boa vontade da agua. Se ela achar que é mais fácil voltar pra dentro do morto vai acontecer um super aquecimento.
    Melhor não retirar a válvula. Nunca! Se a válvula esta ok, deixa ela lá. A causa do problema e certamente outro e é onde tem que ser resolvido.
    O motor sempre funcionou bem com ela não seria agora que não funcionaria...
    Um mecânico retira a válvula pra resolver problema de superaquecimento tá assinado atestado de incompetência venha ele de uma assistência técnica credenciada ou não.
    E nas L200´s, tem problema?

  • #9
    Citação Postado originalmente por fernandoof Ver Post
    E nas L200´s, tem problema?
    Não conheço aquele motor, mas certamente não pode funcionar sem essa válvula...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
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    Depois que fiz a revisão de 20 mil e eles trocaram o sensor de temperatura, notei que agora o ponteiro fica mais baixo do que antes. Então fiz o questionamento para a autorizada se eles tinham retirado a válvula termostática, essa desconfiança foi porque em situações de longos declives a temperatura volta para 1/4. A concessionária me respondeu que essas que tem bomba eletrônica não pode de geito nenhum trabalgar sem a válvula, me disseram um monte de informações técnicas e blá, blá, blá.

    Achei estranho, mais fazer o que? Desmontar e conferir se tá com a válvula ou não.

    Prefiro esperar pra ver!

  • #11
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Conta aí este ´causo´ pra gente.

    [quote=AlbertoSato;479231]Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
    quote]
    Samurai 97
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  • #12
    Ah...,se a valvula ta ok, claro que pode deixar, bom que fica original!Na minha foi retirada pq a um tempo atras o carro esquentou e constatou-se que a valvula tinha travado...,ai passou algum tempo sem ela uns 2 anos mais ou menose como disse não tive problemas.Esclerecendo...,foi retirada pq estava travada!!!!!!Mas, sem a valvula não tive problemas de temperatura,em momento algum!

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