Postado originalmente por
guiband3
Olá pessoal... Minha ranger 2000 está com o mesmo problema de aquecimento... Ar ligado+estrada+velocidade 110Km = temperatura nas alturas.. Procurando solução encontrei no "Dicas Sabó" o seguinte:
Este problema de superaquecimento aconteceu com um caminhoneiro que já estava desesperado com o defeito, inclusive já havia saído de uma outra oficina por não conseguir ainda resolver o problema de superaquecimento de seu veículo. A maioria dos caminhões pesados é equipada com o “ventilador viscoso ou hidrostático” (componente que somente entra em funcionamento para esfriar o líquido do sistema de arrefecimento, quando este atinge uma determinada temperatura); quando o motor está frio, ele até gira junto com o motor, porém sem função. Você pode até dar partida no motor e segurá-lo com a mão. Nele há um líquido especial que faz o acoplamento quando aquecido No caso desse veículo com superaquecimento, nos vários testes realizados percebeu-se uma coloração escura na parte externa do ventilador viscoso, ou seja, houve o vazamento do líquido e o ventilador perdeu sua função, não mais resfriando ou arrefecendo a água/líquido. Foi só troca r o componente e o problema foi resolvido .
A Dica Certa é: em caso de superaquecimento do motor em veículos equipados com ventilador hidrostático, cheque a presença de vazamentos neste componente
Como acho que é este meu problema, estou procurando na web alguém que venda este ventilador viscoso para a ranger e não encontro... Por acaso algum dos foreiros pode me ajudar?
Abç à todos...
Guilherme