Tenta conseguir outra válvula e instala.
Versão Imprimível
Tenta conseguir outra válvula e instala.
O problema de deixar ela travada é que não funciona da forma que deveria, justamente proporcionando maior torque em baixa, e fica como uma WG comum.
Oi,
como falei no início, a Ranger esquentou depois de um pequeno esforço e o mecânico sugeriu a troca da válvula termostática. Fiz a troca e quando cheguei em casa testei a válvula (teste na panela de água quente), a qual pareceu estar funcionando perfeitamente.
Em função do resultado do teste fiquei em dúvida se havia trocado o componente correto.
No entanto, na volta do reveillon e no final de semana passado, tive a oportunidade de testar o carro na areia frouxa em situações bem mais fortes que na oportunidade em que ela esquentou. O resultado foi POSITIVO. A Ranger não esquentou nada.
Aproveitei a oportunidade para passar por aqui e apresentar o resultado para os amigos.
Abraços para todos.
pessoal, quado comprei a minha ranger ela estava sem a valvula termostatica, desconfiei pois ela demorava muito para esquentar e nao passava do 1/4, para um leigo seria otimo, mas se levarmos em conta a questao do fluxo da agua ja descrito e da dilataçao dos metais em funçao da temperatura para o qual o motor foi projetado podemos constatar que nao seria uma boa ideia rodar sem ela e foi o que eu fiz coloquei uma nova., so encontrei na autorizada, talvez esse o motivo do antigo dono rodar sem ela, foi uma paulada nao me recordo o valor, mas ate dividi no cartao de credito, ate o consumo melhorou o carro roda o tempo todo no meio da marcaçao nunca aqueceu e rodo com os bicos da . NAO ACONSELHO EM CARRO ALGUM RODAR SEM A VALVULA
ABRAÇAO ALEXANDRE
Alexandre, só para completar, a vida útil do motor pode ser reduzida em função da temperatura variar muito duranto o funcionamento do motor.
Rogério, o teste da panela mostra como funciona e se não estava travada, porém a mola perde a calibragem térmica com o tempo. por isso começou a dar problemas.
O mecânico que cuida da minha hilux,recomenda a troca da válvula termostática de 50 em 50 mil km,sempre por originais de fábrica(paralelo não)....Ele diz que aos 50000 km,mesmo a válvula estando boa,para que efetue a troca,jamais deixar a válvula chegar até o fim de sua vida útil,pois pode superaquecer o motor e trincar o cabeçote.....Então ele recomenda trocar nesta km,por precaução.....seria tipo um gasto pequeno hj,para não ter um prejuizo grande amanhã:parede:
Fica a dica aí:concordo:
ABRAÇOS!!!
Na RANGER a troca é recomendada aos 60mil. Quando troquei a minha estava em torno de 120mil.
Edintruder,
a minha ranger está sem a válvula faz muito tempo.
Ela nunca apresentou super aquecimento e dificilmente chega a metade do ponteiro (somente com sol a pino e ar condicionado ligado).
Admiro seu conhecimento desde muito tempo, porém não ocorre uma maior variação de temperatura sem a válvula. Ocorre o contrário. Sem a válvula o motor não esquenta (não chega a temperatura ideal), logo a variação de temperatura é menor.
No meu caso, a temperatura chega rápida ao mínimo, porém quase nunca passa disto...
Mas... minha posição é de que esta válvula é importantíssima... eu só não a instalo pq só se venda na autorizada e custa muito caro...
Daniel
Ranger 4.0 v6 repow
Daniel;
Não concordo com sua afirmação. Se você alterna uso forçado com uso leve, em regiões mais frias haverá sim variação na temperatura de trabalho, dentro de um mesmo ciclo de funcionamento do motor (uma mesma partida). Vi isso aqui na Fazenda onde tenho um trator que hoje está operando sem a termostática e mesmo no carro (um Gol) que faz uns bons meses que está sem termostática.
O Gol é o caso que eu acho o mais sintomático: Ele, quando a temperatura está amena, o motor fica em temperatura normal quando está andando em primeira e segunda, andando na fazenda. Quando pega um pouco de velocidade, a temperatura despenca e fica "frio" assim digamos. É claro que Gol é Gol, trator é trator, mas os princípios básicos são os mesmos. Guardadas as devidas proporções de uso.
Um grande abraço
Olá pessoal... Minha ranger 2000 está com o mesmo problema de aquecimento... Ar ligado+estrada+velocidade 110Km = temperatura nas alturas.. Procurando solução encontrei no "Dicas Sabó" o seguinte:
Este problema de superaquecimento aconteceu com um caminhoneiro que já estava desesperado com o defeito, inclusive já havia saído de uma outra oficina por não conseguir ainda resolver o problema de superaquecimento de seu veículo. A maioria dos caminhões pesados é equipada com o “ventilador viscoso ou hidrostático” (componente que somente entra em funcionamento para esfriar o líquido do sistema de arrefecimento, quando este atinge uma determinada temperatura); quando o motor está frio, ele até gira junto com o motor, porém sem função. Você pode até dar partida no motor e segurá-lo com a mão. Nele há um líquido especial que faz o acoplamento quando aquecido No caso desse veículo com superaquecimento, nos vários testes realizados percebeu-se uma coloração escura na parte externa do ventilador viscoso, ou seja, houve o vazamento do líquido e o ventilador perdeu sua função, não mais resfriando ou arrefecendo a água/líquido. Foi só troca r o componente e o problema foi resolvido .
A Dica Certa é: em caso de superaquecimento do motor em veículos equipados com ventilador hidrostático, cheque a presença de vazamentos neste componente
Como acho que é este meu problema, estou procurando na web alguém que venda este ventilador viscoso para a ranger e não encontro... Por acaso algum dos foreiros pode me ajudar?
Abç à todos...
Guilherme