putz excelente soluçao ...parabens :palmas::palmas::palmas:
e quando aqueles subs bazooka jah ouviu falar?? eh bom ?
grato pela atençao
Versão Imprimível
Numa ouvi nenhum funcionando. Mas pelo que pesquisei teriam um desempenho muito bom.
Até analisei fazer com um sub de 6".
O "problema" é que o único sub de 6" que encontrei foi JL audio 6W0 com um preço de +- R$550 cada +frete, para comprar em uma loja da net que não teria em estoque. E além disso não seria garantido que caberia atrás do banco da Ranger. Desisti pq no final da análise ficou um preço muito alto (dois subs por mais de R$ 1k+frete+riscos+...) por uma experiência sem garantia de retorno.
Uma bazuca para sub de 8" seria uma boa opção, mas aí o espaço já seria beeem maior.
Esqueci de comentar anteriormente fuja das caixinhas com sub da bomber. Mesmo não cabendo em lugar nenhum na Ranger testei ela tocando no assoalho traseiro e me decepcionei.
Nao sabia que ja existia um topico como este!! Procurei e nao achei!! Bom o negocio e que criei outro com a adaptacao que fiz em minha ranger cd:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d=1#post778127
Caso queriam dar um olhada no projeto acho que ficou com uma qualidade sonora bem legal para um cd.
Bom ou melhor vou posta-lo aqui de novo :)
Abraco
Srs,
A tempos venho procurando no forum ideias para poder ter um som mais potente e de mais qualidade em minha ranger. O grande problema e que dentro de um ranger CD quase nao existe espaco atras dos bancos traseiros e fica muito dificil colocar um sub-woofer la.
Bom o foi dai que com algumas dicas do forum e procurando oq tem disponivel e acessivel no mercado surgiu este projeto que adaptei na Ranger.
Ideia inicial:
Colocar dentro da cabine dupla de ranger os seguintes componentes com o minimo de adaptacao e mudancas na aparencia da mesma:
. um amplificador piramide de 4 canais e 1200W de potencia
. um sub-wofer
. 4 altofalantes 6x9 quadrixial
. 2 cornetas (nao estavam no projeto inicial mas como eu as tinha em casa sobrando foi tudo junto rs)
Sub-wooofer:
Atras do banco traseiro do lado do carona temos o semi banco onde fechado deixa um espaco de +/- 10cm na parte de baixo e 7cm na parte de cima entre ele e a parte traseira da cabine. Não encontrei nada no mercado de caixa selada nesta medida e se vc for fazer de medeira pirou mais ainda.
A opcao que encontrei foi a caixa selada da Bravox modelo FTL-10 porem a mesma tinha 9cm de espessura logo tinha que conseguir 2 cm na parte de cima do espaco atras do banco. A solução para isto foi cortar o encosto do banco e ganhar estes 2 cm para dentro do banco.
Para executar o trabalho retirei o banco, tirei a capa que e apenas de encaixe e com um estilete recortei a traseira do banco e tambem a frente para tirar os ondulados da armação para conseguir o espsco necessario. Vejam fotos
Bom aauhahuuha +1 ponto pro bravox ahuhuahua..
intao ricardo acho q vou acabar "morrendo" no bravox msm pela acessibilidade e por ja vir no simples "plug and play"..
agora eu gostaria de fazer isso em casa msm n queria morrer em mao de obra e tbm pelo prazer...porem n tenho o know how de como puxar os fios e das ligaçoes na bateria...se pudesse sl fala um pouco sobre ou ate msm fazer um how to cairia bem ahauhahuhaua :smile::smile::dance::dance:
vlw pela atençao ricardo
abc
Ricardo,
Parabéns pela iniciativa!!!!
Se tivesse visto seu projeto não teria feito meu console/caixa de MDF. Meu objetivo inicial era deixar o som "escondido" de modo que quem andasse no carro não percebesse nada de diferente visualmente.
Cheguei a analisar, inclusive pesquisando um bocado em diversos foruns específicos de som automotivo, esta sua opção. Desmontei os bancos tirei as capas estudei um bocado quando e onde cortar.
Como o problema era espaço eu sempre questionava sobre o desempenho do sistema com o SUB praticamente encostado no encosto do banco. No final das contas não fui por esse caminho pq alugns "experts" afirmavam que um sub precisava de no mínimo uns 4cm livres para funcionar bem. (4 cm livres entre o sub e o banco eu não ia conseguir de forma nenhuma).
Como ficou o desempenho do sub? O banco não fica "vibrando" demais com o volume alto?
Dudu,
Além da pioneer e da bravox conheço subs slim sony e Clarion (SFW1051). Aparentemente (analisando as especificações) o da bravox seria o melhor custo benefício.
Eu só me arriscaria a pagar por um sub desses mais caros depois de um teste onde eu ficasse convencido que os R$ a mais são bem gastos.
Por falar em sonorização de Ranger, trouxe do paraguante um player Pioneer pra colocar na Ranger e nada se encaixa. Espaço até tem.
Aguem sabe se existe alguma adaptador 2DIM pra Ranger? Ou se os instaladores vão na gambi mesmo?
Após o corte da armacao do banco traseiro foi so montar e colocar no lugar agora com o sub atras dele sem problemas.
Alto falantes 6x9 na porta traseira:
Como nao foi possivel colocalos dentro do forro da porta como horiginalmente eles ficam tive que cortar o forro com uns estilete e adaptar os novos alto falantes tambem da marca bravox modelo QRX69 que são os 6x9 mais potentes no mercado hoje (160W RMS). Vale resaltar que para uma boa acústica vc deve certificar que o plastico que fica entre o forro e a porta esteja bem colado e no espaco que ficaram entre o alto falante e a porta eu coloquei uma borracha vedando o mesmo para que o ar movimentado pelo alto falante va todo para dentro da porta dando uma melhor acústica.
Vejam em anexo as fotos do sub e ele ja posicionado atras do banco.
Abraco