x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 34 de 34
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 32

Citação Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Bom dia Paulo.
    Nessa página Troller - IvandeAraujo (no final) coloquei alguns circuitos temporizadores. Não testei em carros. Só em bancada.
    Ah....e a ICOS lançou um novo sensor (mais robusto) para essa aplicação.
    Que show Ivan, exatamente o que eu precisava! No meu caso estou usando um buzzer de 12V, então é só retirar o resistor que está em série com a chave, certo?

Já estou usando o sensor novo da ICOS, ele é azul, mas mesmo assim a bóia mexe muito. Usei o reservatório original mesmo, ele tem divisões internas, mas isso também não foi suficiente para não dar os falsos alarmes, infelizmente. Se eu fosse fazer hoje, eu faria o furo lateralmente, como você fez, assim evitaria pelo menos os falsos positivos ao arrancar com o carro. Mas mesmo assim teria que fazer o circuito temporizados por conta das curvas... enfim, estou satisfeito com o resultado, e mais satisfeito ainda de poder usar seu circuito já pronto, rsrs!

Valeu, abraço!

Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 9
    Oi Paulo.
    No meu caso estou usando um buzzer de 12V, então é só retirar o resistor que está em série com a chave, certo?
    Acredito que você esteja falando do primeiro circuito, o original. O "mini spot" também é 12v. Essa resistência de 60ohms na realidade é um preciosismo meu. Os reed switch (sensor da ICOS) são feitos para milhares de operações liga-desliga sem problemas. São duas lâminas dentro de um tubo de vidro a vácuo. Mas...a cada liga-desliga pode ocorrer um faiscamento entre as lâminas reduzindo sua durabilidade. Essa resistência, além de estar sobrando por aqui, rsrsrs, serve para diminuir esse faiscamento.
    Eu deixaria esse resistor.
    Se tiver algum problema nos circuitos de retardo por causa de "ruídos elétricos" do carro é aconselhável colocar um capacitor eletrolítico de uns 470uf e um resistor de uns 470ohm no positivo logo na entrada do circuito como filtro.
    No circuito com o integrado 555 você pode facilmente escolher o tempo de retardo. Mas ele tem que ficar em local protegido no veículo.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

Usuário
    Entrada
    06/09/2012
    Local
    Itanhandu/MG
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, aproveitando a experiencia de vcs, esse sensor pode ser ligado diretamente no circuito do sensor de nível do fluido de freio do Troller 2011/2012? Att

Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Agradecimentos: 42

Sensor de nível líquido arrefecimento

Povo, segue uma dica de um servicinho simples e que pode gerar uma economia beeeem grande no caso de perda do líquido de arrefecimento devido a ruptura de alguma mangueira, e que no Maxion convenhamos, é mangueira pra carlinhos passível de dar problema!!
    Instalei um sensor de nível no reservatório de expansão. Para isso basta fazer um furo no reservatório de expansão com XX milímetros de diâmetro (XX = diâmetro de moeda de 10 centavos, das velhas!)
    Sensor esse que funciona com um imã na parte móvel, que quando desce fecha o contato. Eu particularmente vou colocar um led em um slot de luz espia que existe no painel e não está sendo usada, é um símbolo de uma "molinha", nem sei qual o significado, mas tb nem importa. A propósito tem um monte de slots no painel vazios! Talvez por a minha ser o modelo "pé de boi"!
    Esse sensor encontra fácil no Mercado Livre.
    A outra dica é a troca daquele tampão plástico da carcaça da válvula termostática.
    O único ponto meio crítico fica sendo a tampinha plástica que tem na parte baixa do radiador, que aos meus olhos parece um treco meio suscetível de dar problema. Talvez eu trave ela com silicone, por fora mesmo.

-reservatorio-de-expansao.jpg

-sensor-de-nivel.jpg
    Sensor de nível marca Eicos

-sensor-instalado.jpg
    Fica certinho quando colocado o reservatório do esguicho do limpador de parabrisas

-tampao-termostatica.jpg
    Tampão metálico da carcaça da VT

Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 188
    Ótimo investimento Ricardo.

Usuário Avatar de cristianoribeiro
    Entrada
    21/11/2019
    Local
    Serra/ES
    Boa noite Ricardo,

Parabens pelo belo trabalho, poderia nos informar de qual veiculo é esse sensor?
    Ranger XLT 2.5 2001

Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Agradecimentos: 42
    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Boa noite Ricardo,

Parabens pelo belo trabalho, poderia nos informar de qual veiculo é esse sensor?
    Cristiano,
    Não é de nenhum veículo. Procure por sensor de nível Eicos no mercado livre.

Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

Usuário
    Entrada
    21/02/2019
    Local
    curitiba/PR
    amigo, uma dúvida. quando o motor está quente este reservatório fica com muita pressão. essa bóia não vai saltar e vazar a água do reservatório?

Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Boa noite.
    Sempre fui encanado com de água da viatura. Apesar de nunca ter baixado (verifico toda semana) e não ter vazamento, minha viatura é 2004, tenho receio devido ao desgaste natural. Mangueiras, plasticos, selos do motor etc.
    Em dezembro tive uma surpresa com meu carro de uso diario, estourou um tubo plastico atrás do motor e vazou toda água. Por sorte foi entrando na garagem de casa. Não sei se estivesse no transito teria percebido algo. Não sei se o marcador iria acusar temperatura alta etc (já que vazou toda agua de uma vez). Detalhe: reviões em dia!!! Fiquei encanado.

Pesquisei e encontrei esse sensor: Icos lf122e-40
    Comprei.

Confesso que tenho duvidas com a forma de fixação do mesmo (usa uma arruela de expansão, que segundo o fabricante segue norma nbr!!!????aguentando até 2 bar de pressão).
    Quando chegou me inspirou certa confiança e acabei instalando, ligado em um led.

Resumindo: é uma bóia, que em caso de falta de água no reservatório acende o led (este não acompanha)

Montei de forma que so indique a falta de água se estiver relativamente abaixo do minimo (não quero que fique acendendo a toa).
    Coloquei o led bem na coluna, não tendo como ignorá-lo caso venha acender.
    Espero que o sensor aguente o trabalho, pois no fundo dá medo de furar o vaso de expansão para montar essa coisa!

Qualquer novidade posto aqui!!!

Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 9
    Boa tarde.
    amigo, uma dúvida. quando o motor está quente este reservatório fica com muita pressão. essa bóia não vai saltar e vazar a água do reservatório?
    Eu também tive esse medo por isso usei um sensor diferente. Tem uma porca por dentro. Veja no link.
    Troller - IvandeAraujo
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

Usuário
    Entrada
    15/09/2020
    Local
    CURITIBA/PR
    Muito interessante esse sensor e que deveria vir de fábrica em todos os carros. Porém, estive pensando aqui.. na Tracker, por exemplo, como o reservatório de expansão não é selado, se fura uma mangueira e vaza o líquido, o reservatório continuará cheio e aí não adianta nada. Acredito que só funcione bem se instalado direto no radiador, pois se romper alguma mangueira, aí ele acusa, pois o radiador vai secar. Alguém já instalou esse sensor no radiador?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 48
      Última resposta: 27/08/2020, 12:18
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 04/06/2010, 23:30
    3. Reservatório de Expansão Samurai
      Por mir000 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/09/2007, 09:27
    4. Reservatório de expansão e pneus
      Por rodrigoboscardin no fórum Land Rover
      Respostas: 5