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  • #1
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    F1000 MWM 229 - Diesel S10: pode?




    Prezados:
    Tenho uma F1000 MWM 229 turbinada (motor originalmente aspirado). Comprei-a há coisa de dois anos e agora o anel do cilindro estourou. O motor foi todo refeito e a bomba revisada.
    Desde que a comprei utilizo o Diesel S10 porque notei funcionamento melhor e menos fumaça, além de eu me sentir melhor por poluir menos. Ai começam os problemas… Já ouvi uma tonelada de palpites diferentes sobre o S10 em motores antigos (especialmente no MWM 229) e não tenho o conhecimento técnico necessário para discernir. Como sei que aqui tem uns FERAS do Diesel, peço a ajuda de vocês.
    1) Posso usar este Diesel neste motor?
    2) Em caso afirmativo, devo usar algum tipo de aditivo?
    3) É necessário alterar a regulagem da bomba injetora?
    4) O Diesel S10, em teoria, modifica a vida útil do MWM 229?
    Grato de antemão

    André

  • #2
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    08/05/2013
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    Pessoal:
    Por favor, peço a ajuda de vocês sobre este assunto. Afinal, tenho certeza que tem gente aqui que sabe...
    Obrigado desde já!

  • #3
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    Andrefb69, tenho usado o diesel s10 nos mwm 229 há mais de ano e nenhum problema.

  • #4
    Dá uma olhada nesse tópico.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...s-antigos.html (diesel s10 nos motores antigos)

    Andei dando uma pesquisada, pq como não rodo muito no Caveirão (trabalho a 3,5 km de casa), pensei em usar diesel S10.
    Entretanto já ouvi muitas opiniões dizendo que o diesel S10 contamina-se muito facilmente com água e que ainda, os especialista não teriam como prever o que aconteceria qdo o S10 entrasse em contato com as substância existente nos tanques antigos, que acumularam detritos do diesel velho por anos. Assim poderia haver uma reação imprevisível no S10.
    Especialistas aconselham, qdo o motorista optar pelo S10 em carros antigos, fazer uma limpeza geral do sistema de alimentação, incluindo bomba injetora e tanque de combustível. Abco.
    4X4 Brasil
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  • #5
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    Ze V8 e Duardobruno:
    Grato pelas informações.

    Ze V8:
    Eu também usei o S10 por mais de um ano e meio antes do motor ir pro beleléu. O que me intriga é que o bombista falou pra eu fugir do S10, a mesma coisa que o bombista do Aguinel Martins falou (TÓPICO: DIESEL S10 NOS MOTORES ANTIGOS (diesel s10 nos motores antigos) - "Mandei fazer a bomba numa autorizada Bosch e o cara me faloupra usar só o diesel antigo segundo ele o s10 tem menos enxofre ou não tem e por isso acaba com a bomba, me parece que o enxofre ajuda na lubrificação da mesma"). Quando eu disse pro cara que achava muito melhor o S10 (abastecimento mais rápido por causa de menos espuma, melhor partida a frio, menos fumaça, menos poluição do ambiente, etc...) ele me disse para usar aditivo com o S10. Aí outro mecânico me fala que o aditivo é 171 pra tirar grana do nosso bolso... E no meio disso tudo eu fico perdido...


    Duardobruno:
    Obrigado por localizar o tópico. Quando tentei fazer a pesquisa com os termos S10 e MWM 229, recebia mensagem que não era possível fazer essa busca.
    Quanto à limpeza, acho que dei sorte porque pouco antes de começar a usar eu tive que trocar o tanque (comprei um de plástico) e faço as trocas de filtro e óleo religiosamente.

    Valeu!

  • #6
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    Que coisa de louco, o bombista que cuida das minhas Fs me aconselhou a usar somente o S10 inclusive me mostrando duas pipetas com bicos injetores imersos em diesel, sendo um em diesel comum e completamente enferrujado e outro em diesel s10 sem nenhum sinal de corrosão aliado ao fato da diminuição da fumaça, melhora no rendimento e desempenho. É claro que tenho de considerar algumas coisas onde a minha F1000 84 possui um veneninho pra andar mais com bomba modificada, ponto de ignição adiantado, turbina de alta performance, coleta de ar frio para o motor, etc. Aditivo em diesel s10 é chover no molhado. O meu testemunho é o seguinte, uso s10 direto e o pau come direto e ta tudo certo. Ford abraço.

  • #7
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Eu recebi a orientação de mecanicos para só usar o S10.
    Vai prolongar a vida util do meu motor.

    []'s

  • #8
    Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
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  • #9
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    Bom pessoal, outro hábito que tenho é deixar pouco diesel no tanque, mantendo sempre em torno de 1/4 e abastecendo completo só quando viajo. Foi a maneira que encontrei de estar sempre renovando o diesel no tanque que inclusive é novo e também não depositando sujeira. Dá um pouco mais de trabalho, mas o pouco km que rodo na semana me faz ir ao posto somente no final de semana. A única coisa que pode ocorrer é pelo fato do tanque estar com pouco diesel abrir espaço para uma condensação nas paredes internas mas como a quantidade de diesel é pouca e está sempre sendo renovada não influencia. Quanto a minha F1000 preta que passa a maior parte do tempo parada ainda com pouca quantidade de diesel no tanque o mesmo fica velho. Então faço trocas de filtros mais precocemente mas algo me intrigou quando fiz a drenagem do tanque. Tirei aquele imenso bujão para escorrer todo o diesel velho e começou a sair uma "gosma" preta tipo piche e isto realmente me preocupou. Acho que vou ter de tirar o tanque pra lavar ou vou esgotar tudo novamente e colocar querosene dentro e deixar parado um tempo e novamente esgotar para abastecer com diesel novo. Acho que esta "gosma" não é referente ao s10 mas sim um aditivo anti corrosivo importado da suécia muito utilizado em colheitadeiras na fronteira com a Argentina.

  • #10
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    15/07/2009
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    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
    duardo, tu é um figuraço!!!
    TEORIA DA CONSPIRAÇÃO para vender uma coisa mais barata, no país dos "gerson´s"???? kkkkk

    O que eu não consigo confiar é na qualidade desse diesel "s10", na maioria dos postos, não. Mesmo que seja realmente "s10", tem toda aquela questão do acondicionamento e da "validade" do combustivel, não consigo acreditar que esses postos façam a gestão de todos os tanques para que a rotatividade do combustivel se mantenha no prazo recomendado.

    Sei lá essa preocupação no "inverso", eu não teria. Por enquanto, se eu tivesse uma camionete com sistema de alimentação bomba/bico injetores, sem ser CR, não ia atrás de diesel s10. Mais para a frente, quando todos os postos tiverem s10 ou só tiverem s10, vai o que tiver, num posto que pareça ser confiavel e boa....

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    30/01/2009
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    Galera, o que eu já conversei com um Engenheiro ex. Cummins é o seguinte: Os motores diesel mais antigos dotados de bomba injetora rotativa tem a questão da lubrificação dessa ser via combustivel, e ai o fato do diesel S10 ter menos enxofe e ser menos viscoso, poderia acarretar num desgaste maior dos compontentes da bomba. Os especialistas da Petrobrás e ANP dizem que o biodiesel compensa esse menor poder de lubrificidade do diesel S10

    No mais puro achismo, isso deve ser um fato mesmo...mas em motores Euro III mecanicos (MWM 4.10TCA e 6.10TCA, Cummins EuroMecIII) cuja bomba trabalha em alta presão e elas padecem de desgaste na carcaça. Acho que nos nossos motores não deve dar problema.

    Nos motores de bomba em linha isso não acontece porque a lubrificação é externa.

    Agora, uma pergunta que não me cala e gostaria de ver respondida: O numero de cetanos é a velocidade de queima do combustivel. Sendo o S10 um combustivel com 48 Cetanos (versus 42 do S500/1800/2000 cumuns), o S10 terá uma queima mais rapida que os demais. Dessa maneira, o certo não seria atrasarmos o ponto das nossas bombas injetoras para aproveitar todo o potencial do S10?????

    Grande Abraço
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #12

    Cool

    Porra Shimomoto!!! Tu jogou o lero num matamar astronáutico!!! Cetanos???? Eu sei que a diferença aí é 6 Cetanos (48 - 42 cetanos = 6 cetanos). kkkkkkkk
    Agora esse papo aí da falta de Enxofre fazer diferença na lubrificação das bombas injetoras, isso eu já ouvi em outros lugares tb. Foi um dos motivos que me fez ainda não arriscar no S10.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
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