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  • #1
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    F1000 MWM 229 - Diesel S10: pode?




    Prezados:
    Tenho uma F1000 MWM 229 turbinada (motor originalmente aspirado). Comprei-a há coisa de dois anos e agora o anel do cilindro estourou. O motor foi todo refeito e a bomba revisada.
    Desde que a comprei utilizo o Diesel S10 porque notei funcionamento melhor e menos fumaça, além de eu me sentir melhor por poluir menos. Ai começam os problemas… Já ouvi uma tonelada de palpites diferentes sobre o S10 em motores antigos (especialmente no MWM 229) e não tenho o conhecimento técnico necessário para discernir. Como sei que aqui tem uns FERAS do Diesel, peço a ajuda de vocês.
    1) Posso usar este Diesel neste motor?
    2) Em caso afirmativo, devo usar algum tipo de aditivo?
    3) É necessário alterar a regulagem da bomba injetora?
    4) O Diesel S10, em teoria, modifica a vida útil do MWM 229?
    Grato de antemão

    André

  • #2
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    08/05/2013
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    Pessoal:
    Por favor, peço a ajuda de vocês sobre este assunto. Afinal, tenho certeza que tem gente aqui que sabe...
    Obrigado desde já!

  • #3
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    Andrefb69, tenho usado o diesel s10 nos mwm 229 há mais de ano e nenhum problema.

  • #4
    Dá uma olhada nesse tópico.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...s-antigos.html (diesel s10 nos motores antigos)

    Andei dando uma pesquisada, pq como não rodo muito no Caveirão (trabalho a 3,5 km de casa), pensei em usar diesel S10.
    Entretanto já ouvi muitas opiniões dizendo que o diesel S10 contamina-se muito facilmente com água e que ainda, os especialista não teriam como prever o que aconteceria qdo o S10 entrasse em contato com as substância existente nos tanques antigos, que acumularam detritos do diesel velho por anos. Assim poderia haver uma reação imprevisível no S10.
    Especialistas aconselham, qdo o motorista optar pelo S10 em carros antigos, fazer uma limpeza geral do sistema de alimentação, incluindo bomba injetora e tanque de combustível. Abco.
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  • #5
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    Ze V8 e Duardobruno:
    Grato pelas informações.

    Ze V8:
    Eu também usei o S10 por mais de um ano e meio antes do motor ir pro beleléu. O que me intriga é que o bombista falou pra eu fugir do S10, a mesma coisa que o bombista do Aguinel Martins falou (TÓPICO: DIESEL S10 NOS MOTORES ANTIGOS (diesel s10 nos motores antigos) - "Mandei fazer a bomba numa autorizada Bosch e o cara me faloupra usar só o diesel antigo segundo ele o s10 tem menos enxofre ou não tem e por isso acaba com a bomba, me parece que o enxofre ajuda na lubrificação da mesma"). Quando eu disse pro cara que achava muito melhor o S10 (abastecimento mais rápido por causa de menos espuma, melhor partida a frio, menos fumaça, menos poluição do ambiente, etc...) ele me disse para usar aditivo com o S10. Aí outro mecânico me fala que o aditivo é 171 pra tirar grana do nosso bolso... E no meio disso tudo eu fico perdido...


    Duardobruno:
    Obrigado por localizar o tópico. Quando tentei fazer a pesquisa com os termos S10 e MWM 229, recebia mensagem que não era possível fazer essa busca.
    Quanto à limpeza, acho que dei sorte porque pouco antes de começar a usar eu tive que trocar o tanque (comprei um de plástico) e faço as trocas de filtro e óleo religiosamente.

    Valeu!

  • #6
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    Que coisa de louco, o bombista que cuida das minhas Fs me aconselhou a usar somente o S10 inclusive me mostrando duas pipetas com bicos injetores imersos em diesel, sendo um em diesel comum e completamente enferrujado e outro em diesel s10 sem nenhum sinal de corrosão aliado ao fato da diminuição da fumaça, melhora no rendimento e desempenho. É claro que tenho de considerar algumas coisas onde a minha F1000 84 possui um veneninho pra andar mais com bomba modificada, ponto de ignição adiantado, turbina de alta performance, coleta de ar frio para o motor, etc. Aditivo em diesel s10 é chover no molhado. O meu testemunho é o seguinte, uso s10 direto e o pau come direto e ta tudo certo. Ford abraço.

  • #7
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Eu recebi a orientação de mecanicos para só usar o S10.
    Vai prolongar a vida util do meu motor.

    []'s

  • #8
    Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
    duardo, tu é um figuraço!!!
    TEORIA DA CONSPIRAÇÃO para vender uma coisa mais barata, no país dos "gerson´s"???? kkkkk

    O que eu não consigo confiar é na qualidade desse diesel "s10", na maioria dos postos, não. Mesmo que seja realmente "s10", tem toda aquela questão do acondicionamento e da "validade" do combustivel, não consigo acreditar que esses postos façam a gestão de todos os tanques para que a rotatividade do combustivel se mantenha no prazo recomendado.

    Sei lá essa preocupação no "inverso", eu não teria. Por enquanto, se eu tivesse uma camionete com sistema de alimentação bomba/bico injetores, sem ser CR, não ia atrás de diesel s10. Mais para a frente, quando todos os postos tiverem s10 ou só tiverem s10, vai o que tiver, num posto que pareça ser confiavel e boa....

  • #10
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    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
    Eu acho que o bombista vai falar para não usar o S10 mesmo, se todo mundo usar não vai ter que fazer reparo nas bombas injetoras, já que não ficaram suja e não vão precisar de reparo. A minha tava com o problema de colar o reparo da bombinha de tirar ar do sistema, o mecanico mandou eu levar para o bombista, dai pensei se é sujeira vou começar a usar o S10 e o problema se resolveu sozinho, só que o meu tanque foi limpo e trocado a boia. Eu acho q mal não vai fazer, mas tmb as bombas e os bicos não vão ficar cheio de borra e a boia não ira enferrujar a minha tava feia uma crosta de ferrugem

  • #11
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    Bom pessoal, outro hábito que tenho é deixar pouco diesel no tanque, mantendo sempre em torno de 1/4 e abastecendo completo só quando viajo. Foi a maneira que encontrei de estar sempre renovando o diesel no tanque que inclusive é novo e também não depositando sujeira. Dá um pouco mais de trabalho, mas o pouco km que rodo na semana me faz ir ao posto somente no final de semana. A única coisa que pode ocorrer é pelo fato do tanque estar com pouco diesel abrir espaço para uma condensação nas paredes internas mas como a quantidade de diesel é pouca e está sempre sendo renovada não influencia. Quanto a minha F1000 preta que passa a maior parte do tempo parada ainda com pouca quantidade de diesel no tanque o mesmo fica velho. Então faço trocas de filtros mais precocemente mas algo me intrigou quando fiz a drenagem do tanque. Tirei aquele imenso bujão para escorrer todo o diesel velho e começou a sair uma "gosma" preta tipo piche e isto realmente me preocupou. Acho que vou ter de tirar o tanque pra lavar ou vou esgotar tudo novamente e colocar querosene dentro e deixar parado um tempo e novamente esgotar para abastecer com diesel novo. Acho que esta "gosma" não é referente ao s10 mas sim um aditivo anti corrosivo importado da suécia muito utilizado em colheitadeiras na fronteira com a Argentina.

  • #12
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Galera, o que eu já conversei com um Engenheiro ex. Cummins é o seguinte: Os motores diesel mais antigos dotados de bomba injetora rotativa tem a questão da lubrificação dessa ser via combustivel, e ai o fato do diesel S10 ter menos enxofe e ser menos viscoso, poderia acarretar num desgaste maior dos compontentes da bomba. Os especialistas da Petrobrás e ANP dizem que o biodiesel compensa esse menor poder de lubrificidade do diesel S10

    No mais puro achismo, isso deve ser um fato mesmo...mas em motores Euro III mecanicos (MWM 4.10TCA e 6.10TCA, Cummins EuroMecIII) cuja bomba trabalha em alta presão e elas padecem de desgaste na carcaça. Acho que nos nossos motores não deve dar problema.

    Nos motores de bomba em linha isso não acontece porque a lubrificação é externa.

    Agora, uma pergunta que não me cala e gostaria de ver respondida: O numero de cetanos é a velocidade de queima do combustivel. Sendo o S10 um combustivel com 48 Cetanos (versus 42 do S500/1800/2000 cumuns), o S10 terá uma queima mais rapida que os demais. Dessa maneira, o certo não seria atrasarmos o ponto das nossas bombas injetoras para aproveitar todo o potencial do S10?????

    Grande Abraço
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