x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 36 de 36
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Agradecimentos: 42

Citação Postado originalmente por Nacelio do ceara Ver Post
    Boa noite rangeiros, estive lendo os tópicos de elevação de temperatura.
    Tenho uma ranger CD 2002 XLT 4×4.
    que no mês 09/19 era só pegar a estrada a temperatura ia no topo.
    Levei no meu mecânico com 30 anos de experiência em qualquer tipo de motor a explosão.
    Retirou o cabeçote e media altura, deu 127. Com junta de aço de 3 pontos
    Altura original 128.13 com junta de aço de 1 ponto e altura mÃ*nima 127.88. Com junta de aço 3 pontos
    Ou seja estava baixÃ*ssimo. Fizeram só para vender.
    SOLUÇÃO:
    comprei um cabeçote que ainda não tinha sido retificado na sucata ou seja altura original de 128.10 sem junta.
    levei na retifica, e mandei da uma geral:
    # recuperar todos os buracos de corrosão,
    # troca dos retentores mwm,
    # retificação das sedes de valvulas,
    # esmerilhamento das valvulas,
    # junta de aço mwm de 3 pico,
    Altura final 128.13.
    Aliado a isso troquei a bomba d'agua, varetei o radiador, troquei todos os mangotes de agua, retirei a valvula termostatica e travei a hélice de refrigeração do radiador.
    Porque travar a hélice e tirar a VT.
    Simples aqui no Ceará media de temperatura na sombra e 35 graus.
    Resultado final ponteiro da temperatura mal descola. Quando ligo o ar ele fica entre o 1 ponto e o meio.
    Tanto faz na cidade como na estrada. Fica a dica.
    Parceiro,
    Essa tua dica é péssima! Sorry.
    Retirar a válvula termostática e travar a viscosa é um bom caminho pra detonar teu motor mais rápido. Mesmo nos teus 35 graus à sombra teu motor vai trabalhar frio!

Sds.

Usuário Avatar de cristianoribeiro
    Entrada
    21/11/2019
    Local
    Serra/ES
    Agradecimentos: 0
    Os mechanicos com 2mil anos de experiencia faltaram a algumas aulas, segue abaixo os motivos para não travar a hélice e não retirar a termostática.

travar a viscosa:
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...o-travado.html (Acoplamento viscoso travado)

retirar a termostatica:
    Ranger XLT 2.5 2001

Usuário
    Entrada
    10/01/2025
    Local
    Valença/RJ

Ranger 2.8 esquenta na estrada e normal na cidade

Prezados, adquiri uma ranger 2.8 limited 2005 há uns 3 meses...já tive outros carros a diesel e me surpreendi com a quantidade de problemas que tive...
    Correia dentada quebrada no dia da compra...bomba d'água logo depois...entre outros detalhes menores
    Mas o que vinha me causando problema maior era o superaquecimento na estrada.
    10 km de estrada e temperatura lá batendo no vermelho...voltava pra cidade, tudo bem.
    Troquei tudo que podia, menos radiador. Bomba d'água, VT, correias e nada de resolver.
    O mecânico da Ford me disse que deveríamos isolar o ar quente pois poderia ser ele que estivesse bloqueando a circulação da água.
    Ele sacou a mangueira de entrada e saída do ar quente e ligou uma na outra...mas antes lavou com uma mangueira ambas e saiu muita sujeira.
    Peguei a estrada... Bingo 😁
    O ponteiro travou antes do meio e não subiu mais.
    Vou continuar os testes, mas até agora, tudo certo.
    DICA: ISOLEM ESSA PORCARIA DE AR QUENTE
    4X4 Brasil Razão: Correção de escrita

Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Citação Postado originalmente por Giulliano Nogueira Ver Post
    Prezados, adquiri uma ranger 2.8 limited 2005 há uns 3 meses...já tive outros carros a diesel e me surpreendi com a quantidade de problemas que tive...
    Correia dentada quebrada no dia da compra...bomba d'água logo depois...entre outros detalhes menores
    Mas o que vinha me causando problema maior era o superaquecimento na estrada.
    10 km de estrada e temperatura lá batendo no vermelho...voltava pra cidade, tudo bem.
    Troquei tudo que podia, menos radiador. Bomba d'água, VT, correias e nada de resolver.
    O mecânico da Ford me disse que deverÃ*amos isolar o ar quente pois poderia ser ele que estivesse bloqueando a circulação da água.
    Ele sacou a mangueira de entrada e saÃ*da do ar quente e ligou uma na outra...mas antes lavou com uma mangueira ambas e saiu muita sujeira.
    Peguei a estrada... Bingo 😁
    O ponteiro travou antes do meio e não subiu mais.
    Vou continuar os testes, mas até agora, tudo certo.
    DICA: ISOLEM ESSA PORCARIA DE AR QUENTE
    Essa tua dica até pode servir pra quem não mora em lugares com inverno casca grossa!
    Eu particularmente quando se refere ao sistema de arrefecimento, prefiro que tudo esteja perfeitamente funcional.

Não consigo conceber como o radiador de ar quente poderia estar bloqueando o fluxo da água de forma a impedir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento do motor e do arrefecimento do óleo lubrificante.
    Tem grande chance de que quando o radiador foi "bypassado" e feita a limpeza tenha desobstruído a tubulação que vai pro radiador de óleo, e aí sim a coisa aí voltou a funcionar direito.

E tu sabes por que isso acontece? Porque os "expertos" quando fazem trocas de água pra limpar o sistema de arrefecimento nunca retiram o bujão de escoamento do bloco. Esse bujão de escoamento do bloco na Ranger 2.5/2.8 fica num lugar desgraçado, bem atrás do motor de arranque. Então ninguém faz! Tiram a mangueira lá da parte baixa do radiador e acham que saiu toda a água, e na real não retiraram nem a metade da água que fica no bloco, envolvendo os cilindros. Consequentemente o grosso da sujeira não sai!
    Ai tu adiciona a tudo isso, proprietários antigos relaxados que metiam água de torneira na naba do motor por anos a fio, e está feita a cáca!

Sorte aí!
    Sds.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

Usuário
    Entrada
    10/01/2025
    Local
    Valença/RJ
    Prezados, bom dia.
    Salvando a viscosa da ranger...dois furos paralelos atrás, limpar com ar e gasolina, preencher ambos os buracos com silicone cinza Whurt (alta temperatura) até vazar no outro furo, vedar com rebite os buracos.
    Esqueça a palavra AQUECIMENTO

Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Prezados, bom dia.
    Salvando a viscosa da ranger...dois furos paralelos atrás, limpar com ar e gasolina, preencher ambos os buracos com silicone cinza Whurt (alta temperatura) até vazar no outro furo, vedar com rebite os buracos.
    Esqueça a palavra AQUECIMENTO
    Salvando ou travando?

Sds.

Usuário
    Entrada
    26/05/2023
    Local
    Sorriso/MT
    Bom dia, tenho uma Ranger 2010/11 PowerStroke 3.0 e está com um problema semelhante. Quando estou na estrada e forço um pouco o ponteiro de temperatura sobre um pouco, tiro o pé e ele começa a voltar. Logo após ele começar a voltar para o meio, posso descer o pé novamente que ele segura no meio. Pode ser o fluido que esteja velho. Alguém encontrou solução para esse problema de aquecimento?

Usuário
    Entrada
    10/01/2025
    Local
    Valença/RJ
    Amigo, 95% de chance de ser a viscosa...
    Se aquece somente na estrada, sob condições mais severas de uso (com giro alto ), verifique o gel da viscosa, faça a recarga com gel ou com o silicone de alta temperatura, que não trava mecanicamente a viscosa e ela gira normalmente com o motor desligado. Vai resolver

Usuário
    Entrada
    26/05/2023
    Local
    Sorriso/MT
    Amigo, 95% de chance de ser a viscosa...
    Se aquece somente na estrada, sob condições mais severas de uso (com giro alto ), verifique o gel da viscosa, faça a recarga com gel ou com o silicone de alta temperatura, que não trava mecanicamente a viscosa e ela gira normalmente com o motor desligado. Vai resolver
    Levei em um mecânico e ele falou que pode ser a bomba d'água. Porém ela foi trocada recentemente 02.05.2024 em uma outra cidade que eu morava. Esse mecânico é de confiança, mas ele nem mencionou a viscosa. Dito isto a pergunta é, esses 5% pode ser bomba d'água?

Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Citação Postado originalmente por ivan-dourado Ver Post
    Levei em um mecânico e ele falou que pode ser a bomba d'água. Porém ela foi trocada recentemente 02.05.2024 em uma outra cidade que eu morava. Esse mecânico é de confiança, mas ele nem mencionou a viscosa. Dito isto a pergunta é, esses 5% pode ser bomba d'água?

Coloca aí nas possibilidades começo de fuga de compressão de algum cilindro pro sistema de arrefecimento (via junta cabeçote).

Sds.
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Coloca aí nas possibilidades começo de fuga de compressão de algum cilindro pro sistema de arrefecimento (via junta cabeçote).

Sds.
    Se for esse o caso, acho que tem um teste simples a ser feito.
    Tira a tampa do reservatório do radiador, liga o carro e da umas aceleradas. Se a pressão do cilindro estiver "vazando" pela junta possivelmente o reservatório vai cuspir água para fora devido a pressão vindo da camera e passando para o sistema de arrefecimento.
    Na teoria esse teste pode ser que ajude, digo na teoria pq eu mesmo nunca fiz, mas ouvi falar que funciona
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Citação Postado originalmente por hugocsl Ver Post
    Se for esse o caso, acho que tem um teste simples a ser feito.
    Tira a tampa do reservatório do radiador, liga o carro e da umas aceleradas. Se a pressão do cilindro estiver "vazando" pela junta possivelmente o reservatório vai cuspir água para fora devido a pressão vindo da camera e passando para o sistema de arrefecimento.
    Na teoria esse teste pode ser que ajude, digo na teoria pq eu mesmo nunca fiz, mas ouvi falar que funciona
    A questão é que acelerar sem carga no motor é diferente de quando está com carga. Menos pressão da turbina, menos combustível, menos calor, etc.

Sds.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger 3.0 esquentando - AJUDEM
      Por Gustavo_Natal no fórum Ford
      Respostas: 76
      Última resposta: 29/08/2020, 13:55
    2. ranger esquentando a cabine
      Por gibasp no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 01/04/2020, 11:14
    3. Consumo Cidade e Estrada da Ranger 3.0
      Por EDU REIS no fórum Ford
      Respostas: 65