x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1

Acoplamento viscoso travado

Um alerta para quem tem acoplamento viscoso travado na sua viatura.
    Em alguns casos mexânicos ou mesmo por ordem dos proprietários travam o acoplamento viscoso na tentativa de resolver aquecimento no motor. Em casos onde o problema é nessa peça o problema se resolve só que não a trocam por conta do custo,porém, isso pode gerar um prejuízo ainda maior que é a quebra da hélice e invariavelmente fura o radiador em vários pontos.
    O que seria uma solução paleativa e de baixo custo se torna um problema maior e muito mais caro pra resolver.
    As fotos são de um Troller 2.8 que ao atrevessar um riacho quebrou a hélice, que estava travada, e furou o radiador em 9 pontos. Estava a 70Km de um reboque.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Acoplamento viscoso travado-2014-04-09-16.09.35.jpg   Acoplamento viscoso travado-2014-04-09-16.10.01.jpg   Acoplamento viscoso travado-2014-04-12-13.42.10.jpg   Acoplamento viscoso travado-2014-04-12-13.42.30.jpg  

Usuário Avatar de Rordo
    Entrada
    08/08/2013
    Local
    Criciuma/SC
    Agradecimentos: 0
    Tambem tenho problema no acoplamento do meu 2012...
    Ele nao acopla mais, trabalha apenas e sempre em fase lenta...
    nem com o ar condicionado ligado a ventoinha aumenta a velocidade...
    no inicio pensei em trocar a peça ou travar...mas percebi que o motor so aquecia quando pegava estrada em velocidade acima de 130km/h
    fora dessa hipotese ele nao aquece, nem na trilha em reduzida etc...pelo menos ate agora nao aqueceu.
    resolvi deixar como esta, pois assim ainda evito de estar com a ventoinha acoplada no momento que entro na agua ou lama, o que poderia gerar um problema como o citado acima.
    Nao preciso nem mais desligar o ar condicionado antes das poças...
    TROLLER 3.0-2012 / E-locker (175%) / Colossus Max 265/75 R16 / BFG M/T 32" R15 / Winch 16k lbs.

Opa! Realmente o acoplamento viscoso é um perigo... Uns amigos meus foram para o atacama de troller, ao que aparenta eles usaram a reduzida em velocidade muito elevada e isso levou a uma rotação do motor e a hélice estourou o radiador... Isso no meio do fim do mundo...
    Quadro muito semelhante(e mais comum) é esse da foto que você postou em que carros com a temperatura do motor alta(normalmente após andar horas seguidas com o carro) entram em rios ou alagamentos. O que ocorre é que, o acoplamento viscoso é um tipo de "embreagem" acionada pelo calor, logo quando o carro já andou varias horas em trilhas, ele com certeza deve estar ativado(devido a alta temperatura), e ai os donos decidem entrar em rios... O que acontece? A hélice do motor funciona como um exaustor para o radiador, ou seja ela "puxa" o ar da frente do carro, obrigando ele a passar pelos canalículos do radiador e resfriando o sistema, quando a mesma está ativada(ou seja com resistência no acoplamento viscoso) e a pessoa entra na água, ela vai continuar puxando o bendito ar que não existe mais, logo ela vai puxar a água e como a mesma apresenta uma resistência a passagem entre os canalículos do radiador o que ocorre é que a hélice vai para frente ao invés da água vir puxada para traz. Resultado? Esse que podemos ver acima, a hélice encosta no radiador provocando uma ENORME dor de cabeça.

Solução?????? Converter o sistema de hélice acionada por polia e acoplamento viscoso para uma hélice elétrica acionada por termostato, dessa forma colocando um pequeno botãozinho no painel, você pode desativar a hélice elétrica toda vez que for passar em rios e etc.
    Já existem nos EUA vários kits plug and play para wranglers...
    Acoplamento viscoso travado-eletric-fan.jpg
    Esse kit é de uma Cherokee XJ.

Acoplamento viscoso travado-download.jpg
    Esse para wrangler.

ps:Vale ressaltar algumas coisas, apesar do acoplamento viscoso só acoplar com o calor, quando você liga o carro no frio e de manha a ventoinha também fica rodando, isso ocorre porque o acoplamento viscoso sempre tem uma pequena resistência que é suficiente para girar a hélice quando a mesma está livre. Porém se algo for "contra" a rotação dessa hélice a mesma fica parada e por isso os mecânicos sempre indicam parar o carro e esperar esfriar antes de entrar em rios, pois se o acoplamento viscoso estiver desacoplado, quando a hélice encontrar resistência na água ela ficará parada ao invés de brigar com a água. OUTRA COISA, NUNCA TENTE PARAR A HÉLICE COM A MÃO PENSANDO QUE O VISCOSO NÃO ESTÁ ACIONADO.

Segue mais uma observação: Além de ter a vantagem de serem muito fáceis de se instalar um desativador, ventoinhas elétricas apresentam outra vantagem perante as de correia por acoplamento viscoso que é performance. A ventoinha elétrica só funciona quando o carro está parado e a temperatura da água no radiador(normalmente em alguma das mangueiras) ativa o termostato. Logo quando você está acelerando em uma rodovia em alta velocidade a mesma permanece imóvel aguardando você parar no próximo sinal. Já a ventoinha mecânica está sempre rodando, seja com resistência no acoplamento viscoso ou não e isso gera um desperdício de potencia(pouco mais existente), que as pessoas chegam a notar. Eu pessoalmente tenho um carro V8 que tivemos que fazer ao contrário, converter o sistema elétrico para mecânico, e quando acelero pesado em rodovias, noto uma pequena perda em comparação ao sistema antigo.
    Abraços
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

Rordo, estranho seu carro super aquecer acima de 130 km/h. A ventoinha do radiador não possui nenhuma função em alta velocidade como essa. A 130km/h a velocidade do ar que passa no seu radiador é muito maior que aquela que passa com o carro parado e ventoinha ligada. De fato carros com ventoinha elétrica só costumam ligar a mesma quando estão parados no sinal.
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 2011
    ex gaioleiro

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Thales Rezende Ver Post
    Solução?????? Converter o sistema de hélice acionada por polia e acoplamento viscoso para uma hélice elétrica acionada por termostato, dessa forma colocando um pequeno botãozinho no painel, você pode desativar a hélice elétrica toda vez que for passar em rios e etc.
    Já existem nos EUA vários kits plug and play para wranglers...
    Acoplamento viscoso travado-eletric-fan.jpg
    Esse kit é de uma Cherokee XJ.

Acoplamento viscoso travado-download.jpg
    Esse para wrangler.
    Eu coloquei ventoinha elétrica em dezenas de Jeeps e Rurais na década de 90 e sempre me perguntei porque os motores a diesel não possuíam ventoinha elétrica. Então resolvi colocar numa Toyota Hilux. Ao fazer o projeto, comentei com um amigo meu que é engenheiro e que possuía na época, uma Hilux e uma Bandeirante. Ele me disse: já coloquei e não funciona pois ferve. Achei estranho mas fui em frente. Resultado: ferve. Tentei com vários termostatos, com várias temperaturas de acionamento... Quando ligado direto não fervia, mas na posição automática, fervia direto. Não entendi qual era a explicação, me conformei e retirei tudo.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Interessante...

Talvez o tamanho da hélice não foi dimensionado para o sistema. Ou até mesmo a velocidade de giro da mesma. Não acredito que um motor a diesel 4 cyl esquente mais do que um Pentastar 3.6 v6 que beira os 300 cavalos de potencia(no caso dos wranglers modernos). Até o Bugatti Veyron com motor 16.4l usam ventoinhas elétricas. E além disso existem vários kits em carros a DIESEL nos EUA, existem muitas discussões nos tópicos específicos de diesel e o pessoal parece gostar bem.
    Acoplamento viscoso travado-1109dp_08-new_cummins_2_8_l_four_cylinder-electric_fans.jpg
    Esse é de um cummins 4cyl.

Acoplamento viscoso travado-129_1005_44-four_wheeler-2006_dodge_ram_cummins_2500-installed_system.jpg
    Definitivamente não acredito que nossos motores produzam mais calor que um 5.9L cummins dessa foto acima.

Porém também não sou engenheiro...

Abraços
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 2011
    ex gaioleiro

Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Eu coloquei ventoinha elétrica em dezenas de Jeeps e Rurais na década de 90 e sempre me perguntei porque os motores a diesel não possuíam ventoinha elétrica. Então resolvi colocar numa Toyota Hilux. Ao fazer o projeto, comentei com um amigo meu que é engenheiro e que possuía na época, uma Hilux e uma Bandeirante. Ele me disse: já coloquei e não funciona pois ferve. Achei estranho mas fui em frente. Resultado: ferve. Tentei com vários termostatos, com várias temperaturas de acionamento... Quando ligado direto não fervia, mas na posição automática, fervia direto. Não entendi qual era a explicação, me conformei e retirei tudo.
    Fala Homero, bem legal você já ter feito essas modificações, se tiver posta umas fotos ai para gente apreciar!

Grandes Abraços!
    Troller T4 3.0 2011
    ex gaioleiro

Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Interessante...

Talvez o tamanho da hélice não foi dimensionado para o sistema. Ou até mesmo a velocidade de giro da mesma. Não acredito que um motor a diesel 4 cyl esquente mais do que um Pentastar 3.6 v6 que beira os 300 cavalos de potencia(no caso dos wranglers modernos). Até o Bugatti Veyron com motor 16.4l usam ventoinhas elétricas. E além disso existem vários kits em carros a DIESEL nos EUA, existem muitas discussões nos tópicos específicos de diesel e o pessoal parece gostar bem.
    Acoplamento viscoso travado-1109dp_08-new_cummins_2_8_l_four_cylinder-electric_fans.jpg
    Esse é de um cummins 4cyl.

Acoplamento viscoso travado-129_1005_44-four_wheeler-2006_dodge_ram_cummins_2500-installed_system.jpg
    Definitivamente não acredito que nossos motores produzam mais calor que um 5.9L cummins dessa foto acima.

Porém também não sou engenheiro...

Abraços
    Possivelmente se eu tivesse colocado o sistema com duas velocidades, teria funcionado... Mas sei lá! Não deu certo. Tenho fotos do meu último Jeep. Postarei amanhã.
    Homero Hermida
    Troller 2016

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Depois que instalei um termômetro mecânico, que mostra a variação de grau em grau, comecei a entender melhor o comportamento térmico do motor diesel. A temperatura sobe muito mais rápido do que num motor a gasolina, pois é diretamente proporcional ao esforço do motor. Basta pegar uma pequena subida para elevar a temperatura em 3 ou 4 graus, até que a termostática atua e logo abaixa novamente. No painel original essa variação não é percebida.
    No motor a gasolina parece haver menor influência em relação ao esforço (exceto em situações extremas). Tanto é verdade que a situação em que o motor fica mais quente é num congestionamento em marcha lenta, ou seja, sem esforço nenhum. Na mesma situação um diesel permanece frio.
    Tenho uma teoria que pode explicar a causa da incompatibilidade diesel x ventoinha elétrica: O radiador precisa estar sempre frio para que a abertura da termostática esfrie rapidamente o motor, por isso a hélice deve estar sempre girando. Num sistema elétrico por termostato a hélice é desligada quando atinge aprox. 76 graus e em baixas velocidades o radiador não esfriará o suficiente para atender às solicitações rápidas do motor diesel.
    Possivelmente a solução do Homero, em deixar uma velocidade mais lenta girando direto resolva o problema. Mas acho que as ventoinhas não foram projetadas para virarem direito e um sistema desses pode não ficar muito confiável quanto à durabilidade.

Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Depois que instalei um termômetro mecânico, que mostra a variação de grau em grau, comecei a entender melhor o comportamento térmico do motor diesel. A temperatura sobe muito mais rápido do que num motor a gasolina, pois é diretamente proporcional ao esforço do motor. Basta pegar uma pequena subida para elevar a temperatura em 3 ou 4 graus, até que a termostática atua e logo abaixa novamente. No painel original essa variação não é percebida.
    No motor a gasolina parece haver menor influência em relação ao esforço (exceto em situações extremas). Tanto é verdade que a situação em que o motor fica mais quente é num congestionamento em marcha lenta, ou seja, sem esforço nenhum. Na mesma situação um diesel permanece frio.
    Tenho uma teoria que pode explicar a causa da incompatibilidade diesel x ventoinha elétrica: O radiador precisa estar sempre frio para que a abertura da termostática esfrie rapidamente o motor, por isso a hélice deve estar sempre girando. Num sistema elétrico por termostato a hélice é desligada quando atinge aprox. 76 graus e em baixas velocidades o radiador não esfriará o suficiente para atender às solicitações rápidas do motor diesel.
    Possivelmente a solução do Homero, em deixar uma velocidade mais lenta girando direto resolva o problema. Mas acho que as ventoinhas não foram projetadas para virarem direito e um sistema desses pode não ficar muito confiável quanto à durabilidade.
    Por isso desisti! Achei bobagem colocar uma ventoinha elétrica para ficar girando o tempo todo, mesmo que em velocidade reduzida. Tirei tudo e coloquei num Jeep de um amigo a gasolina e ficou perfeito como sempre!
    Homero Hermida
    Troller 2016

Realmente não acredito que exista uma incompatibilidade, mas sim uma questão de dimensionamento. Como eu falei no post o ventilador mecânico da mesma forma que o elétrico não ajudam em nada a puxar o ar uma vez que o mesmo já esta sendo comprimido contra a frente do radiador quando o carro está em movimento(principalmente em altas velocidades). Basta andar com qualquer veiculo a 130km/h como o colega no começo do post falou e colocar a mão para fora, você vai sentir uma grande força do vento contra sua mão, essa mesma força está sendo aplicada no radiador e é MUITO maior do que a força que qualquer ventilador, ventoinha ou qualquer sistema consiga fazer.

Com relação ao termostato ativar a ventoinha em 76 graus é muito simples, compre um termostato de menor temperatura. Existem várias opções de modelos e de fato os que vem nos kits da companhia norte americana FLEX A LITE possuem temperatura regulável. Você mesmo com o simples girar de um botão pode regular quando você quer que o mesmo ative.

Existem vários kits para motores a DIESEL e nunca vi reclamações com relação a eles nos fóruns gringos.

Flex A Lite Electric Diesel Cooling Fans
    Nesse site tem opções para dodge RAM DIESEL.

Electric fan vs. mechanical - Diesel Bombers
    Electric fans - Diesel Bombers
    fórum

Troller T4 3.0 2011
    ex gaioleiro

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Realmente os gringos tem solução pronta para tudo.
    Na minha inocência, eu estava me referindo às adaptações que costumamos fazer por aqui, usando ventoinha de Astra e cebolão de Opala que liga com 82 e desliga com 76 graus. Coisas de jipeiro...
    Foi mal....

Realmente não acredito que exista uma incompatibilidade, mas sim uma questão de dimensionamento. Como eu falei no post o ventilador mecânico da mesma forma que o elétrico não ajudam em nada a puxar o ar uma vez que o mesmo já esta sendo comprimido contra a frente do radiador quando o carro está em movimento(principalmente em altas velocidades). Basta andar com qualquer veiculo a 130km/h como o colega no começo do post falou e colocar a mão para fora, você vai sentir uma grande força do vento contra sua mão, essa mesma força está sendo aplicada no radiador e é MUITO maior do que a força que qualquer ventilador, ventoinha ou qualquer sistema consiga fazer.

Com relação ao termostato ativar a ventoinha em 76 graus é muito simples, compre um termostato de menor temperatura. Existem várias opções de modelos e de fato os que vem nos kits da companhia norte americana FLEX A LITE possuem temperatura regulável. Você mesmo com o simples girar de um botão pode regular quando você quer que o mesmo ative.

Existem vários kits para motores a DIESEL e nunca vi reclamações com relação a eles nos fóruns gringos.

Flex A Lite Electric Diesel Cooling Fans
    Nesse site tem opções para dodge RAM DIESEL.

Electric fan vs. mechanical - Diesel Bombers
    Electric fans - Diesel Bombers
    fórum

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Acoplamento Viscoso 300Tdi.
      Por rafaelfernandez no fórum Land Rover
      Respostas: 50
      Última resposta: 20/12/2017, 15:54
    2. Acoplamento viscoso x ar condicionado
      Por alberto megda no fórum Land Rover
      Respostas: 4
      Última resposta: 17/10/2012, 23:59
    3. Acoplamento Viscoso
      Por Walter Burger no fórum Suzuki
      Respostas: 26