Parceiro,
Essa tua dica é péssima! Sorry.
Retirar a válvula termostática e travar a viscosa é um bom caminho pra detonar teu motor mais rápido. Mesmo nos teus 35 graus à sombra teu motor vai trabalhar frio!
Sds.
Versão Imprimível
Os mechanicos com 2mil anos de experiencia faltaram a algumas aulas, segue abaixo os motivos para não travar a hélice e não retirar a termostática.
travar a viscosa:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...o-travado.html
retirar a termostatica:
Qual e o problema de se tirar a valvula termostatica do motor? - YouTube
Prezados, adquiri uma ranger 2.8 limited 2005 há uns 3 meses...já tive outros carros a diesel e me surpreendi com a quantidade de problemas que tive...
Correia dentada quebrada no dia da compra...bomba d'água logo depois...entre outros detalhes menores
Mas o que vinha me causando problema maior era o superaquecimento na estrada.
10 km de estrada e temperatura lá batendo no vermelho...voltava pra cidade, tudo bem.
Troquei tudo que podia, menos radiador. Bomba d'água, VT, correias e nada de resolver.
O mecânico da Ford me disse que deveríamos isolar o ar quente pois poderia ser ele que estivesse bloqueando a circulação da água.
Ele sacou a mangueira de entrada e saída do ar quente e ligou uma na outra...mas antes lavou com uma mangueira ambas e saiu muita sujeira.
Peguei a estrada... Bingo 😁
O ponteiro travou antes do meio e não subiu mais.
Vou continuar os testes, mas até agora, tudo certo.
DICA: ISOLEM ESSA PORCARIA DE AR QUENTE
Essa tua dica até pode servir pra quem não mora em lugares com inverno casca grossa!
Eu particularmente quando se refere ao sistema de arrefecimento, prefiro que tudo esteja perfeitamente funcional.
Não consigo conceber como o radiador de ar quente poderia estar bloqueando o fluxo da água de forma a impedir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento do motor e do arrefecimento do óleo lubrificante.
Tem grande chance de que quando o radiador foi "bypassado" e feita a limpeza tenha desobstruído a tubulação que vai pro radiador de óleo, e aí sim a coisa aí voltou a funcionar direito.
E tu sabes por que isso acontece? Porque os "expertos" quando fazem trocas de água pra limpar o sistema de arrefecimento nunca retiram o bujão de escoamento do bloco. Esse bujão de escoamento do bloco na Ranger 2.5/2.8 fica num lugar desgraçado, bem atrás do motor de arranque. Então ninguém faz! Tiram a mangueira lá da parte baixa do radiador e acham que saiu toda a água, e na real não retiraram nem a metade da água que fica no bloco, envolvendo os cilindros. Consequentemente o grosso da sujeira não sai!
Ai tu adiciona a tudo isso, proprietários antigos relaxados que metiam água de torneira na naba do motor por anos a fio, e está feita a cáca!
Sorte aí!
Sds.
Prezados, bom dia.
Salvando a viscosa da ranger...dois furos paralelos atrás, limpar com ar e gasolina, preencher ambos os buracos com silicone cinza Whurt (alta temperatura) até vazar no outro furo, vedar com rebite os buracos.
Esqueça a palavra AQUECIMENTO
Bom dia, tenho uma Ranger 2010/11 PowerStroke 3.0 e está com um problema semelhante. Quando estou na estrada e forço um pouco o ponteiro de temperatura sobre um pouco, tiro o pé e ele começa a voltar. Logo após ele começar a voltar para o meio, posso descer o pé novamente que ele segura no meio. Pode ser o fluido que esteja velho. Alguém encontrou solução para esse problema de aquecimento?
Amigo, 95% de chance de ser a viscosa...
Se aquece somente na estrada, sob condições mais severas de uso (com giro alto ), verifique o gel da viscosa, faça a recarga com gel ou com o silicone de alta temperatura, que não trava mecanicamente a viscosa e ela gira normalmente com o motor desligado. Vai resolver
Levei em um mecânico e ele falou que pode ser a bomba d'água. Porém ela foi trocada recentemente 02.05.2024 em uma outra cidade que eu morava. Esse mecânico é de confiança, mas ele nem mencionou a viscosa. Dito isto a pergunta é, esses 5% pode ser bomba d'água?
Se for esse o caso, acho que tem um teste simples a ser feito.
Tira a tampa do reservatório do radiador, liga o carro e da umas aceleradas. Se a pressão do cilindro estiver "vazando" pela junta possivelmente o reservatório vai cuspir água para fora devido a pressão vindo da camera e passando para o sistema de arrefecimento.
Na teoria esse teste pode ser que ajude, digo na teoria pq eu mesmo nunca fiz, mas ouvi falar que funciona :)