x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29

Hybrid View

Usuário Avatar de betobarreto
    Entrada
    12/10/2009
    Local
    juiz de fora/MG
    Agradecimentos: 0

Deixar ligado antes de sair com motor a diesel. Tem fundamento?

Olá galera do Forum.
    Comprei recentemente uma ranger 3.0 xlt limited a diesel.
    Quando o vendedor foi me entregar o carro ele me advertiu que era bom sempre deixar o carro de 30 segundos a 1 minuto ligado e parado sempre antes de sair com o carro e sempre antes de desliga-la.

Ele disse que isso era para uma melhor lubrificação da turbina o que faria aumentar consideravelmente a vida útil dela.

Como não manjo nada de mecânica muito menos a diesel gostaria da opinião de vcs. Acho que isso não tem nada haver ou viria essa advertência no manual. Mas não custa perguntar a quem entende.

Aproveito para perguntar se existe algum outro "macete" ou cuidado que tenho q ter com este carro/motor.

Abç

Paulo

Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 12
    Amigo,

O sistema de lubrificação de qualquer veículo demanda um mínimo de tempo para fazer circular o óleo e lubrificar todo o conjunto adequadamente. Depois um noite inteira na garagem você deve realmente esperar no mínimo 30s antes de colocar no seu motor o esforço de arrancar.

Nos veículos a diesel (principalmente os que tem turbina) você deve fazer o mesmo antes de ligar/desligar. A turbina parte do zero quando você liga o carro e ainda estará em alta rotação quando você para o carro. Esperar alguns segundos antes de ligar/desligar o motor vai permitir que a lubrificação aconteça.
    Este comportamento realmente aumenta a vida útil de todas as peças da sua viatura. (Nas camionetes a turbina fica na parte mais alta dentro do motor - enquanto a bomba de óleo fica lá em baixo).

Espero ter ajudado.

abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

Entrada
    12/10/2009
    Local
    juiz de fora/MG
    Citação Postado originalmente por lincolnjb Ver Post
    Amigo,

O sistema de lubrificação de qualquer veículo demanda um mínimo de tempo para fazer circular o óleo e lubrificar todo o conjunto adequadamente. Depois um noite inteira na garagem você deve realmente esperar no mínimo 30s antes de colocar no seu motor o esforço de arrancar.

Nos veículos a diesel (principalmente os que tem turbina) você deve fazer o mesmo antes de ligar/desligar. A turbina parte do zero quando você liga o carro e ainda estará em alta rotação quando você para o carro. Esperar alguns segundos antes de ligar/desligar o motor vai permitir que a lubrificação aconteça.
    Este comportamento realmente aumenta a vida útil de todas as peças da sua viatura. (Nas camionetes a turbina fica na parte mais alta dentro do motor - enquanto a bomba de óleo fica lá em baixo).

Espero ter ajudado.

abraços
    Obrigado pelo esclarecimento LINCOLNJB. Seguindo esta ideia, aproveito para perguntar: Como moro num condominio fechado e da minha casa até a portaria devo gastar de 1 minuto a 2. Gostaria de saber se vc acha q tem problema fazer como venho fazendo.

Saio normalmente com o carro beeem devagar andando praticamente só em marcha lenta, sem deixar a turbina se armar. Desta forma eu penso que estou dando o tempo para a lubrificação e não corro risco de atropelar nenhuma criança solto brincando aqui no condomínio.
    Obrigado mais uma vez pelas dicas.

Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por betobarreto Ver Post
    Obrigado pelo esclarecimento LINCOLNJB. Seguindo esta ideia, aproveito para perguntar: Como moro num condominio fechado e da minha casa até a portaria devo gastar de 1 minuto a 2. Gostaria de saber se vc acha q tem problema fazer como venho fazendo.

Saio normalmente com o carro beeem devagar andando praticamente só em marcha lenta, sem deixar a turbina se armar. Desta forma eu penso que estou dando o tempo para a lubrificação e não corro risco de atropelar nenhuma criança solto brincando aqui no condomínio.
    Obrigado mais uma vez pelas dicas.
    30s nao vai te matar....mas pode matar o seu carro.

Faca o seguite.....ligue o carro e desca para dar uma olhada se os pneus estao cheios ...he...he...

Ou va ver o porque o portao esta rangendo.....sei.la... mas de esse tempo pro seu motor.

Abracos
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Citação Postado originalmente por lincolnjb Ver Post
    30s nao vai te matar....mas pode matar o seu carro.

Faca o seguite.....ligue o carro e desca para dar uma olhada se os pneus estao cheios ...he...he...

Ou va ver o porque o portao esta rangendo.....sei.la... mas de esse tempo pro seu motor.

Abracos
    Esse xiitismo é desnecessario.

Motor nenhum vai morrer por 30s "mais ou menos quente ou frio". É uma boa pratica, não quer dizer que é essencial.
    Assim como não acelerar nas trocas de marchas, não descansar o pé no pedal de embreagem, não andar com giro alto por muito tempo e outos, fazer esse tipo de coisa apenas vai encurtar a "vida util" do motor.

O que, se vc for pensar não faz muito sentido. Já que a vida útil de um motor é um intervalo de quilometragem, que tem gente que funde um motor com 50.000 enquanto outro rodam 1.000.000, vc nunca vai saber o que realmente aconteceu ou o que foi bom ou ruim pro seu motor....
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 17
    Olá galera do Forum.
    Quando o vendedor foi me entregar o carro ele me advertiu que era bom sempre deixar o carro de 30 segundos a 1 minuto ligado e parado sempre antes de sair com o carro e sempre antes de desliga-la.

Ele disse que isso era para uma melhor lubrificação da turbina o que faria aumentar consideravelmente a vida útil dela.

Como não manjo nada de mecânica muito menos a diesel gostaria da opinião de vcs. Acho que isso não tem nada haver ou viria essa advertência no manual. Mas não custa perguntar a quem entende.

Aproveito para perguntar se existe algum outro "macete" ou cuidado que tenho q ter com este carro/motor.

Abç

Paulo
    Amigo, troca de óleo e filtros no período correto (eu troco com 6000km). Água radiador sempre no nível. Diesel de boa qualidade. No mais é sempre lembrar que está num veículo utilitário, e não em um esportivo!
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

ja leu o manual do veiculo ?
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

Entrada
    12/10/2009
    Local
    juiz de fora/MG
    Lí sim dudu83 e não diz nada a respeito, e pelo que o pessoal postou aqui é recomendável fazer isto mesmo.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Olá galera do Forum.

Abç

Paulo
    É realmente é importante esse cuidado, principalmente ao parar a viatura, para que haja resfriamento da turbina.
    Na minha SW4 não tem o adesivo, mas vi em uma 99 as seguintes observações:
    Em percursos de rodovia rodados a 80 Km/h, aguardar 30 segundos em marcha lenta antes de desligar;
    Em percursos de rodovia rodados a 100 Km/h, aguardar 60 segundos em marcha lenta antes de desligar;
    Em percurso urbano, não há há necessidade de se aguardar em marcha lenta.
    Boa sorte com sua viatura.

Entrada
    12/10/2009
    Local
    juiz de fora/MG
    Glaicon muito útil esta informação, só não entendo porque todos os veículos não vem com esta informação. Tem hora que eu penso que as fabricas deixam de colocar certas informações para que o cliente estrague o carro e eles tenham mais lucro. Vou adotar esta atitude.

Usuário Avatar de papa
    Entrada
    25/08/2009
    Local
    Salvador/BA
    Sem dúvida a recomendação procede pelos comentários anteriores.
    PAPA
    Ranger XLS 2005 3.0, 204 cv

Usuário Avatar de Ramon Pires
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Cruz Alta/RS
    Agradecimentos: 3
    O problema de aceler com o motor frio, segundo um mecanico que faz serviço para mim, é que os aneis vibram nas canaletas e alinham, e pra resolver o problema de anel alinhado só abrindo o motor, e de deixar o motor trabalhando em marcha lenta durante uns minutos resolve esse problema, e tambem pela lubrificação, ja que o óleo sobe e o motor esta em baixo giro, nao vai chegar a trabalhar ``a seco´´ por muito tempo
    F-1000 4x4 TDi

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 20/12/2012, 23:09
    2. Que cuidados ter antes de comprar motor diesel??
      Por bototucuxi no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 05/12/2012, 11:51
    3. vale a pena sair de s10 executive flex 2011 para sw4 2006 diesel auto?
      Por t.rex no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/11/2012, 01:29
    4. Respostas: 41
      Última resposta: 14/02/2009, 15:04
    5. 4x4 tem fundamento essa idéia????
      Por fontana no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 13
      Última resposta: 11/11/2008, 03:33

Permissões de Postagem