
Postado originalmente por
Edintruder
Os 30 segundos é propriamente para aumentar a vida útil da turbina.
Pelo que eu li até agora, ninguém esclareceu porque o vendedor recomendou a espera dos 30 segundos. Muito bom o vendedor ter recomendado, pois a maioria não se importa com isso...
Quando o motor está desligado o óleo do mancal da turbina desce para o cárter e fica sem lubrificação. Como ao acelerar a turbina pode atingir facilmente mais de 90.000rpm, fazer isso sem óleo é desgastar o eixo e retentores muito rápido. Em 30 segundos dá tempo do óleo chegar no mancal da turbina e aumentar a pressão de lubrificação antes da turbina passar de 10.000rpm. Sem falar dos outros fatores que o Ramon citou.
Ao desligar, deixa o motor na lenta para auxiliar no resfriamento (principalmente nas SW4) e para a turbina reduzir ao máximo a rpm antes de cessar sua lubrificação. Entenda que ao desligar o motor, a turbina segue girando por até 40 segundos, e isso com o fluxo de óleo cessado...
Mas em rodovias sempre aguarda mais de 1 minuto antes de desligar para reduzir a temperatura da turbina de cerca de 1000°C para cerda de 400°C. Nas SW4 isso gera trincas no cabeçote.