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  • #1
    Usuário Avatar de dpab
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    Arrow Toyotas - Motores Turbo Diesel - Aquecer ou não antes de sair?




    Caros amigos,
    Considerando algumas opiniões totalmente divergentes e, tratando-se de um assunto que me parece controverso, pergunto:
    Devemos esperar os motores turbo diesel aquecerem em marcha lenta antes de sairmos com as nossas viaturas ?
    Sim ou Não ? Se sim, quantos minutos? Se não, quais as consequências negativas desse aquecimento em marcha lenta?
    Ou isso vai depender do tipo de motor turbo diesel que a viatura possui?
    Com a palavra, os mestres do fórum...

  • #2
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    Olha realmente é duvida.. eu sempre aueci antes de sair aqui no sul do RS no inverno é bem frio... um amigo meu mexanico de caminhao diesilme disse espera apagar a luz do oleo e pode ir embora dano pau... até estou saindo na hora mas não dou pau...
    vou observar os futuros comentarios daqui
    ha o meu motor é um MWM 229

  • #3
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    Para a lubrificação da turbina, é necessário deixar em marcha lenta, sem acelerar, por 10 a 15 segundos.

    Quanto ao motor, o aquecimento serve para evitar seu desgaste prematuro. Creio que uns dois minutos já resolvam. Quando estou com presa, procuro, pelo menos, deixar um minuto funcionando em marcha lenta. Além disso, nos primeiros minutos, não forço muito nas acelerações.
    []s

  • #4
    Em motores TURBINADOS, deve-se esperar ao menos 30 segundos em marcha lenta após dar a partida. Esse procedimento é realizado para a correta lubrificação do eixo da turibina nos mancais, já que esta trabalha sobre um filme de óleo, e não tem nenhuma relação com aquecer o motor ou não.
    Na questão do aquecimento, deve-se dar a partida e sair com o veículo (a não ser em veículos turbinados onde devemos esperar os 30 segundos), o motor chegará a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente que em marcha lenta.
    Muitos podem pensar: Mas andando o radiador está resfriando a água, evitando que o motor aqueça.
    Errado. Para isto existe a vávula termostática. Ela fica fechada até que o motor atinja a temperatura correta de funcionamento.
    Além dito tudo, aquecendo o motor parado, você está jogando fora diesel, pois o motor está funcionando e o veículo não está indo para lugar algum, piorando a média de consumo....
    Lembrem-se que em motores turbo, devemos esperar estes mesmos 30 segundos antes de desligar o motor.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #5
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Em motores TURBINADOS, deve-se esperar ao menos 30 segundos em marcha lenta após dar a partida. Esse procedimento é realizado para a correta lubrificação do eixo da turibina nos mancais, já que esta trabalha sobre um filme de óleo, e não tem nenhuma relação com aquecer o motor ou não.
    Na questão do aquecimento, deve-se dar a partida e sair com o veículo (a não ser em veículos turbinados onde devemos esperar os 30 segundos), o motor chegará a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente que em marcha lenta.
    Muitos podem pensar: Mas andando o radiador está resfriando a água, evitando que o motor aqueça.
    Errado. Para isto existe a vávula termostática. Ela fica fechada até que o motor atinja a temperatura correta de funcionamento.
    Além dito tudo, aquecendo o motor parado, você está jogando fora diesel, pois o motor está funcionando e o veículo não está indo para lugar algum, piorando a média de consumo....
    Lembrem-se que em motores turbo, devemos esperar estes mesmos 30 segundos antes de desligar o motor.
    Abraço.
    Acho que custa muito pouco ficar com o veiculo ligado por um minuto ou um pouco mais...isso não vai colocar ninguem em falência e certamnete auxilia na distribuição dos lubrificantes...eu fico sim parado por um bom tempo e sem acelerar, até porque como moro em uma cidade quente...espero o ar condicionado pegar um friozinho antes de colocar a viatura no sol....quem me apontar um único problema com este procedimento ( a não ser o pãodurismo do dono) eu revejo meus conceitos.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #6
    Usuário Avatar de dpab
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    Jeff,

    Eu tb sempre pensei assim e faço a mesma coisa, mas tenho ouvido tantas opiniões contraditórias que fiquei pensando se eu não posso estar errado, afinal não sou e nem pretendo ser o dono da verdade... Vamos ver se outros companheiros relatam suas experiências e opiniões... Eu gostaria, especialmente, de ouvir a opinião do nosso mestre Sergio Holanda a esse respeito e tb de outros profundos conhecedores desses motores.
    Um abração, Delfim.

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Jeff

    Vejo o inodoro, porém altamente tóxico,monóxido de carbono , em garagens pouco ventiladas , como um fator contra o aquecimento demorado.
    Na verdade , se um motor em 15 segundos funcionando em marcha lenta ainda não estiver devidamente lubrificado , algo de errado tem.

    Depois deste tempo ,eu sairia em lenta ou a 20% da força por um tempo até a temperatura chegar a 60-70°C. Como o motor estaré em leve carga e ainda com a termostática fechada , rapidamente atinge esta condição .




    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Acho que custa muito pouco ficar com o veiculo ligado por um minuto ou um pouco mais...isso não vai colocar ninguem em falência e certamnete auxilia na distribuição dos lubrificantes...eu fico sim parado por um bom tempo e sem acelerar, até porque como moro em uma cidade quente...espero o ar condicionado pegar um friozinho antes de colocar a viatura no sol....quem me apontar um único problema com este procedimento ( a não ser o pãodurismo do dono) eu revejo meus conceitos.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #8
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Acho que custa muito pouco ficar com o veiculo ligado por um minuto ou um pouco mais...isso não vai colocar ninguem em falência e certamnete auxilia na distribuição dos lubrificantes...eu fico sim parado por um bom tempo e sem acelerar, até porque como moro em uma cidade quente...espero o ar condicionado pegar um friozinho antes de colocar a viatura no sol....quem me apontar um único problema com este procedimento ( a não ser o pãodurismo do dono) eu revejo meus conceitos.
    Pois é Jeff, você ficando um "bom tempo" parado para aquecer pode consumir apenas alguns mililitros de diesel, e produzir uma pequena quantidade de gases tóxicos. Porém milhares de pessoas realizando este procedimento consumirão muito diesel e produzirão muitos gases tóxicos.
    Basta ler a maioria dos manuais de proprietários que mandam sair imediatamente e não esperar esquentar (com excessão dos turbinados), e fazer com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento com o veículo em movimento.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #9
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    A minha Band (OM 314) está equipada com manômetro de óleo (confiável e mecânico).
    Após a partida eu espero a pressão da linha de óleo estabilizar (em marcha lenta em torno de 5,5 bar) e aguardo uns cinco segundos para garantir que o fornecimento de óleo alcance todos os pontos.
    A minha tomada de pressão de óleo está na base do filtro de óleo e a alimentação para a turbina está no final da galeria de alimentação dos mancais principais portanto, bem próximo.
    Após este procedimento eu saio com o veículo sem ultrapassar 1500 rpm e sem deixar a turbina entrar em funcionamento (gerar pressão) ate a água atingir 70°C.

  • #10
    Banido
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    O texto abaixo foi retirado do site "Clube do Diesel": http://www.clubedodiesel.com.br/?p=472#more-472


    "Quem seguir à risca todas as recomendações do manual do proprietário terá a certeza de que terá longa vida para seu veículo e, conseqüentemente, para o motor. Também terá benefícios financeiros pelo fato de estar realizando uma manutenção preventiva, que é muito mais barata do que a manutenção corretiva.
    Existem recomendações que estão no manual do proprietário, como checagens freqüentes dos níveis de água e de óleo, que não podem passar despercebidas. Existem alguns critérios para essa checagem. No caso do óleo, não se deve proceder a medição do nível imediatamente após o desligamento do motor. Provavelmente a medição apontará uma pequena falta do lubrificante, o que é ilusório. Depois de desligado o motor, deve-se esperar aproximadamente 10 minutos para que o óleo retorne ao cárter e apresente o nível correto.

    Se o nível do óleo estiver entre o limite máximo ou mínimo, não há necessidade de completá-lo. No caso da necessidade de complementação o óleo adicionado deve ter exatamente a mesma especificação recomendada pelo fabricante e, de preferência, da mesma marca que está sendo utilizado.Outro cuidado básico para os motores diesel, porém importantíssimo, é não acelerá-lo no momento em que ele for ligado. Deve-se esperar aproximadamente 30 segundos em marcha lenta para que o óleo circule. Ao terminar um trabalho ou percurso, outro procedimento deve ser observado: nunca acelere o motor para desligá-lo. O motor parará de funcionar, mas a turbina continuará a girar por inércia sem nenhuma lubrificação. Os maiores danos nas turbinas são decorrentes, exatamente, por não se observar esses cuidados básicos."

  • #11
    Usuário Avatar de Torezan
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    Realmente, isso é importante e ficou muito claro. Obrigado pela contribuição. No entanto, não fala nada sobre o fato de precisar aquecer o motor, o que reforça a teoria de ser uma ação desnecessária.
    Abraços,

  • #12
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Luiz Furlani Ver Post
    A minha Band (OM 314) está equipada com manômetro de óleo (confiável e mecânico).
    Após a partida eu espero a pressão da linha de óleo estabilizar (em marcha lenta em torno de 5,5 bar) e aguardo uns cinco segundos para garantir que o fornecimento de óleo alcance todos os pontos.
    A minha tomada de pressão de óleo está na base do filtro de óleo e a alimentação para a turbina está no final da galeria de alimentação dos mancais principais portanto, bem próximo.
    Após este procedimento eu saio com o veículo sem ultrapassar 1500 rpm e sem deixar a turbina entrar em funcionamento (gerar pressão) ate a água atingir 70°C.
    Correto, com esse procedimento seu motor vai durar uma eternidade
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

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