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  • #13
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por giovanefortuna Ver Post
    E mais...não vejo o porque de 4x4 ter que ser necessariamente um motor forte...muitos carros que temos aqui no brasilforam 4x4 como o golf o santana quantum ate a kombi...o suzuki jimny tem um motor de geladeira e anda muito bemno offroad
    Giovane;

    Acontece que esses carros citados foram 4x4 sem reduzida, voltada a aplicações na neve. Quantum Syncro, Golf e o Type 4 Vanagon ("Kombi") todos eles utilizam diferencial central e o objetivo maior era o maior controle e estabilidade em pisos sem aderencia como na neve e gelo.

    No caso de lama, a coisa muda de figura. O Jimmy é extremamente reduzido. O antigo Vitara, com seu motor de 73cv também é reduzido ao extremo.

    Para enfrentar lama, você tem que ter acima de tudo, potencia disponivel em uma faixa de rotações mais baixas...senão haja embreagem!

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #14
    Usuário Avatar de F@bião
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    O mais simples (que não é tão simples assim) seria uma eixo rígido Dana 44 na dianteira, o traseiro já é Dana 44, então relação não vai faltar, até 5,37 acha fácil, mas tem mais curta também. Suspensão mais barata seria um par de feixe de molas. Vai precisar de uma CT/reduzida ou cambio+CT/reduzida que não sei te informar qual seria a melhor opção.

    Agora vem os problemas:
    Eixos, se for troller a bitola é muito maior q da Ranger, aí a frente fica mais larga que a traseira além de ser difícil achar só o dianteiro a venda, se for willys/rural vai ter que conviver com aqueles munhões do tempo do onça, cheroca até iria bem.
    Cambio e Tcase: tem que ter a saida dianteira do mesmo lado do eixo que escolheu, caso contrário tem que inverter a bola do diferencial.
    Feixe de mola o carro fica meio carroça, não que a ranger seja tão confortável assim.
    Mão-de-obra que faça tudo isso decentemente...

    Quanto ao 4cc não vejo problema.

    Só uma ideia de valor:

    Eixo troller: R$ 7000 o par
    Cambio/CT: R$4 000 depende do que escolher né!
    Mola/Jumelo: uns R$ 900,00
    M.Obra: uns R$ 5000,00
    Relação: uns R$ 900,00 cada (nova)
    Pode por mais uns R$ 4000, para 2 cardans, direção (braços), revisão no eixo, freio, e mais algumas viadagens que sempre faltam.

    Agora se for só para passeio e usar pneu pequeno até 33, arruma uma ranger 4x4 sucata e tira tudo dela e mete na sua, pq comprar pecinha por pecinha não acaba nunca. Mas também vai uma boa grana...

    Abraço,

  • #15
    Usuário Avatar de Ldromachado
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    Citação Postado originalmente por F@bião Ver Post
    O mais simples (que não é tão simples assim) seria uma eixo rígido Dana 44 na dianteira, o traseiro já é Dana 44, então relação não vai faltar, até 5,37 acha fácil, mas tem mais curta também. Suspensão mais barata seria um par de feixe de molas. Vai precisar de uma CT/reduzida ou cambio+CT/reduzida que não sei te informar qual seria a melhor opção.

    Agora vem os problemas:
    Eixos, se for troller a bitola é muito maior q da Ranger, aí a frente fica mais larga que a traseira além de ser difícil achar só o dianteiro a venda, se for willys/rural vai ter que conviver com aqueles munhões do tempo do onça, cheroca até iria bem.
    Cambio e Tcase: tem que ter a saida dianteira do mesmo lado do eixo que escolheu, caso contrário tem que inverter a bola do diferencial.
    Feixe de mola o carro fica meio carroça, não que a ranger seja tão confortável assim.
    Mão-de-obra que faça tudo isso decentemente...

    Quanto ao 4cc não vejo problema.

    Só uma ideia de valor:

    Eixo troller: R$ 7000 o par
    Cambio/CT: R$4 000 depende do que escolher né!
    Mola/Jumelo: uns R$ 900,00
    M.Obra: uns R$ 5000,00
    Relação: uns R$ 900,00 cada (nova)
    Pode por mais uns R$ 4000, para 2 cardans, direção (braços), revisão no eixo, freio, e mais algumas viadagens que sempre faltam.

    Agora se for só para passeio e usar pneu pequeno até 33, arruma uma ranger 4x4 sucata e tira tudo dela e mete na sua, pq comprar pecinha por pecinha não acaba nunca. Mas também vai uma boa grana...

    Abraço,
    Valeu F@bião, Fazendo conta da R$ 21800,00 tudo.....acho que não vai dar por ai.... Vou dar uma pesquisada em desmanches e em Rangers batidas (PT)...
    Ford Ranger Limited CD 04/05 4x4 Diesel twotones
    Ex. Ford Ranger Limited CD 08/08 4x4 Diesel
    Ex. Ford Ranger Sport CS 08/08 4x2 Gasolina

  • #16
    Fazendo uma observação a do Ado tem euixos de F250 e roda livre manual.... Provavelmente deve usar algum sistema manual também para acionar a tração, e não o motorzinho elétrico original da Ranger e do Troller.

    Incluindo a mão de obra acho que por menos de 12 mil vc não transforma uma 4x2 em 4x4....
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

  • #17
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    Ldromachado, eu comprei uma ranger 2.8 ano 2003 se não me engano no leilão para retirada de peças para um antigo projeto, e sobrou aqui comigo se não me engano suspenção dianteira completa e diferencial traseiro, se interessar me manda uma mp

  • #18
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    Leandro, fica bom sim. Em pelotas um cara fez isso numa S-10 2.2 e ficou muito boa. O 2.3 tem força de sobra para empurrar o 4x4, e para situações mais pesadas tem a reduzida que com o 2.3 fica melhor que qualquer diesel pois tem rpm extra para empurrar em marchas mais curtas.

    O ideal é colocar o conjunto inteiro da Ranger 4x4 original, mas a opção dos eixos do Troller é melhor e fica muito melhor que a suspensão original. A instalação é simples de ser feita e mais simples ainda se usares as peças da 4x4 original. O "complicado" é apenas casar a caixa de transferência na caixa de marchas da tua, o que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Procura num desmanche, pois eixo de Ranger completo encontra na casa de 1500,00, CT na casa dos 2500,00, cardans são relativamente baratos de fazer. Mas mecaniza a CT antes de instalar para não teres a porcaria de sistemas elétricos falhando debaixo da água...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #19
    Usuário Avatar de lfschmitz
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    As Ranger até 2001 vinham com o Maxion HSD 2.5, usavam a caixa de câmbio Mazda M5R1 e tinham relação de 4,56:1 - igual à Sport 2.3 16v.

    Não vejo nenhum impedimento técnico; adicionar 50kg na dianteira do carro mudará muito pouco o comportamento e o desempenho e, no fora de estrada, será um carro com 1550kg contra os 1800-1900kg de uma Ranger diesel. Quem já dirigiu uma Ranger Duratec sabe que anda muito bem

    Porém, antes de partir pra uma transformação tão pesada, não seria mais interessante pensar e um bloqueio e pneus M/T?
    A instalação de CT, diferencial dianteiro e outras adaptações pedem um mecânico muito bom, e isso é algo difícil de achar.

    Evidentemente a tração 4x4 é um tremendo diferencial, mas com pneus adequados, bloqueio de diferencial (não confunda com LSD!!!), a Ranger pode ter um desempenho bem interessante.

    Dê uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-e-locker.html (Ranger 2.3 Sport - Troca do diferencial por um Eaton E-Locker)
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #20
    Usuário Avatar de Ldromachado
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    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    As Ranger até 2001 vinham com o Maxion HSD 2.5, usavam a caixa de câmbio Mazda M5R1 e tinham relação de 4,56:1 - igual à Sport 2.3 16v.

    Não vejo nenhum impedimento técnico; adicionar 50kg na dianteira do carro mudará muito pouco o comportamento e o desempenho e, no fora de estrada, será um carro com 1550kg contra os 1800-1900kg de uma Ranger diesel. Quem já dirigiu uma Ranger Duratec sabe que anda muito bem

    Porém, antes de partir pra uma transformação tão pesada, não seria mais interessante pensar e um bloqueio e pneus M/T?
    A instalação de CT, diferencial dianteiro e outras adaptações pedem um mecânico muito bom, e isso é algo difícil de achar.

    Evidentemente a tração 4x4 é um tremendo diferencial, mas com pneus adequados, bloqueio de diferencial (não confunda com LSD!!!), a Ranger pode ter um desempenho bem interessante.

    Dê uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-e-locker.html (Ranger 2.3 Sport - Troca do diferencial por um Eaton E-Locker)
    Obrigado lfschmitz, li o tópico que indicou, e acho que é a solução que adotarei, vou dar mais uma pesquisada no asunto. Desde já muito obrigado mesmo....
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  • #21
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    Boa noite Pessoal.

    Pra dar um retorno pro pessoal que se dispôs a ajudar. Fiz economia, e acabei de trocar a minha sport por uma CD Ltd dísel 4x4 2008/08. Agora vai qualquer tipo de passeio. Só tenho que aprender a usar o 4x4. sempre tem algo para se aprender...Forte abraço a todos.
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