As Ranger até 2001 vinham com o Maxion HSD 2.5, usavam a caixa de câmbio Mazda M5R1 e tinham relação de 4,56:1 - igual à Sport 2.3 16v.
Não vejo nenhum impedimento técnico; adicionar 50kg na dianteira do carro mudará muito pouco o comportamento e o desempenho e, no fora de estrada, será um carro com 1550kg contra os 1800-1900kg de uma Ranger diesel. Quem já dirigiu uma Ranger Duratec sabe que anda muito bem
Porém, antes de partir pra uma transformação tão pesada, não seria mais interessante pensar e um bloqueio e pneus M/T?
A instalação de CT, diferencial dianteiro e outras adaptações pedem um mecânico muito bom, e isso é algo difícil de achar.
Evidentemente a tração 4x4 é um tremendo diferencial, mas com pneus adequados, bloqueio de diferencial (não confunda com LSD!!!), a Ranger pode ter um desempenho bem interessante.
Dê uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-e-locker.html