
Postado originalmente por
lfschmitz
A resposta já está no texto, Mottola.
Olha só:
Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38
Costumo usar a rotação de 3000rpm para efeitos de cálculo pois, na minha opinião, regimes acima disso deixam o carro muito barulhento para viagens.
Como citei, com o carro original (relação 4.56 e pneus 245/70R16) a 3000rpm a velocidade obtida é de 117km/h (não esqueça que é velocidade REAL, pois o velocímetro engana, principalmente ao mudar medidas de pneus ou relações de diferencial, pois a tomada do cabo do velocímetro é na saída da caixa de câmbio - para acertar o velocímetro teria de trocar essa engrenagem, algo que não vale muito a pena).
Com os pneus de medida 285/75R16 e relação 5.38 (combinação que seria a minha sugestão) a velocidade real a 3000rpm cairia para 110km/h e os 130km/h que citas seriam obtidos a 3500rpm (nada mau, permite viajar sem "esgoelar" o motor). A relação final ficaria um pouco mais reduzida do que a original, aumentando a "pegada" do carro e permitindo arrancadas e retomadas interessantes, mesmo com os pneus largos. Provavelmente o consumo ficará um pouco maior do que a original (chute: 5-10% mais). Cuidado ao calcular consumo, pois o hodômetro é acionado pelo cabo do velocímetro: com a relação mais curta, há aumento na quilometragem marcada. (exemplo: se fazias um trecho de 100km marcados no hodômetro com o carro original, com uma relação 6% mais curta o hodômetro marcará cerca de 106km no mesmo trecho). Isso pode mascarar um aumento de consumo.
Dê uma olhada na grande variedade de relações para o Dana 44:
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - RELAÇÕES DE DIFERENCIAL MOTIVE GEAR - USA