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Ranger 2.3 Sport - Troca do diferencial por um Eaton E-Locker

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  • 25/02/2013, 21:27
    Bruno Fernando Mottola
    Olá tenho uma Ranger Sport 2008 uso ela para trilhas tb. Coloquei uns BF MUD 285/75R16 mas senti que perdeu um pouco de arranque pq os pneus ficaram pesados mas ninguém segura a bicha no barro é muito boa.
    Estou orçando um Locker para colocar mas gostaria de resolver antes esse problema de torque pq em subidas muito ingrimes a embreagem sobre bastante pelo arrasto dos pneus.
    O q vc me sugere ? e qual o custo da relação ?
  • 01/03/2013, 22:08
    lfschmitz
    Pneuzão com relação original = carro anêmico.
    Citação:

    Postado originalmente por Bruno Fernando Mottola Ver Post
    Olá tenho uma Ranger Sport 2008 uso ela para trilhas tb. Coloquei uns BF MUD 285/75R16 mas senti que perdeu um pouco de arranque pq os pneus ficaram pesados mas ninguém segura a bicha no barro é muito boa.
    Estou orçando um Locker para colocar mas gostaria de resolver antes esse problema de torque pq em subidas muito ingrimes a embreagem sobre bastante pelo arrasto dos pneus.
    O q vc me sugere ? e qual o custo da relação ?

    O resultado obtido era previsível: com a substituição dos pneus originais 245/70R16 pelos atuais 285/75R16, alongou-se a relação final em pouco mais de 11%.

    Além da perda de empuxo ("força pra frente"), pneus mais largos geram mais arrasto. Embora o motor Duratec seja excelente (forte, confiável, muito leve e econômico), mesmo com o peso-pena da Ranger ele pede rotações acima de 2000rpm para ter ânimo e só fica empolgado mesmo entre 3000 e 5000rpm. Como o câmbio já tem relações abertas (wide-ratio), o uso de uma relação final longa deixa o carro meio anêmico em algumas situações, uma vez que em algumas passagens de marcha o motor fica abaixo de sua faixa de melhor rendimento.

    Para compensar o aumento do diâmetro dos pneus, a solução seria trocar a relação de C&P original (4.56:1 ou 11x50)
    por uma relação 5.13:1 (8x41). Com isso, a relação final ficaria quase exatamente igual àquela proporcionada pelos pneus de medida original. O custo deve ficar em pouco mais de R$1000, incluindo o conjunto C&P e mão de obra (chutando: R$800 de peças, R$200 de M.O., R$50 para óleo e junta). Pelo conjunto 4.56 usado podes conseguir uns R$400, mas não é recomendável vender: no futuro, um comprador pode querer devolver a originalidade ao carro.


    Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38 (a título de comparação, com os pneus maiores e a relação atual - 4.56 original - a velocidade em 5ª a 3000rpm é de 130km/h!!). Com a relação mais curta o desempenho fora-de-estrada, obviamente, ficaria bem mais interessante.

    Há no mercado, ainda, relação 5.88 (9x53). Porém, só seria interessante em uso muito severo, e o trânsito em rodovia ficaria desconfortável por deixar o motor constantemente em rotação alta (a 3000rpm, a velocidade obtida seria de apenas 101km/h em 5ª).
  • 19/03/2013, 17:12
    Bruno Fernando Mottola
    Citação:

    Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    O resultado obtido era previsível: com a substituição dos pneus originais 245/70R16 pelos atuais 285/75R16, alongou-se a relação final em pouco mais de 11%.

    Além da perda de empuxo ("força pra frente"), pneus mais largos geram mais arrasto. Embora o motor Duratec seja excelente (forte, confiável, muito leve e econômico), mesmo com o peso-pena da Ranger ele pede rotações acima de 2000rpm para ter ânimo e só fica empolgado mesmo entre 3000 e 5000rpm. Como o câmbio já tem relações abertas (wide-ratio), o uso de uma relação final longa deixa o carro meio anêmico em algumas situações, uma vez que em algumas passagens de marcha o motor fica abaixo de sua faixa de melhor rendimento.

    Para compensar o aumento do diâmetro dos pneus, a solução seria trocar a relação de C&P original (4.56:1 ou 11x50)
    por uma relação 5.13:1 (8x41). Com isso, a relação final ficaria quase exatamente igual àquela proporcionada pelos pneus de medida original. O custo deve ficar em pouco mais de R$1000, incluindo o conjunto C&P e mão de obra (chutando: R$800 de peças, R$200 de M.O., R$50 para óleo e junta). Pelo conjunto 4.56 usado podes conseguir uns R$400, mas não é recomendável vender: no futuro, um comprador pode querer devolver a originalidade ao carro.


    Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38 (a título de comparação, com os pneus maiores e a relação atual - 4.56 original - a velocidade em 5ª a 3000rpm é de 130km/h!!). Com a relação mais curta o desempenho fora-de-estrada, obviamente, ficaria bem mais interessante.

    Há no mercado, ainda, relação 5.88 (9x53). Porém, só seria interessante em uso muito severo, e o trânsito em rodovia ficaria desconfortável por deixar o motor constantemente em rotação alta (a 3000rpm, a velocidade obtida seria de apenas 101km/h em 5ª).

    Bem legal essa sua explicação !! como uso ela meio misto mas nd severo queria manter o arranque original dela geralmente não passo dos 130km/h para poder manter o consumo legal e rodar em rodovias tranquilamente.
    O caso é o que terei que fazer para mudar essa relação ?
  • 19/03/2013, 22:31
    lfschmitz
    Citação:

    Postado originalmente por Bruno Fernando Mottola Ver Post
    Bem legal essa sua explicação !! como uso ela meio misto mas nd severo queria manter o arranque original dela geralmente não passo dos 130km/h para poder manter o consumo legal e rodar em rodovias tranquilamente.
    O caso é o que terei que fazer para mudar essa relação ?

    A resposta já está no texto, Mottola.

    Olha só:

    Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38


    Costumo usar a rotação de 3000rpm para efeitos de cálculo pois, na minha opinião, regimes acima disso deixam o carro muito barulhento para viagens.

    Como citei, com o carro original (relação 4.56 e pneus 245/70R16) a 3000rpm a velocidade obtida é de 117km/h (não esqueça que é velocidade REAL, pois o velocímetro engana, principalmente ao mudar medidas de pneus ou relações de diferencial, pois a tomada do cabo do velocímetro é na saída da caixa de câmbio - para acertar o velocímetro teria de trocar essa engrenagem, algo que não vale muito a pena).
    Com os pneus de medida 285/75R16 e relação 5.38 (combinação que seria a minha sugestão) a velocidade real a 3000rpm cairia para 110km/h e os 130km/h que citas seriam obtidos a 3500rpm (nada mau, permite viajar sem "esgoelar" o motor). A relação final ficaria um pouco mais reduzida do que a original, aumentando a "pegada" do carro e permitindo arrancadas e retomadas interessantes, mesmo com os pneus largos. Provavelmente o consumo ficará um pouco maior do que a original (chute: 5-10% mais). Cuidado ao calcular consumo, pois o hodômetro é acionado pelo cabo do velocímetro: com a relação mais curta, há aumento na quilometragem marcada. (exemplo: se fazias um trecho de 100km marcados no hodômetro com o carro original, com uma relação 6% mais curta o hodômetro marcará cerca de 106km no mesmo trecho). Isso pode mascarar um aumento de consumo.

    Dê uma olhada na grande variedade de relações para o Dana 44: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - RELAÇÕES DE DIFERENCIAL MOTIVE GEAR - USA
  • 21/03/2013, 22:58
    Bruno Fernando Mottola
    Citação:

    Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    A resposta já está no texto, Mottola.

    Olha só:

    Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38


    Costumo usar a rotação de 3000rpm para efeitos de cálculo pois, na minha opinião, regimes acima disso deixam o carro muito barulhento para viagens.

    Como citei, com o carro original (relação 4.56 e pneus 245/70R16) a 3000rpm a velocidade obtida é de 117km/h (não esqueça que é velocidade REAL, pois o velocímetro engana, principalmente ao mudar medidas de pneus ou relações de diferencial, pois a tomada do cabo do velocímetro é na saída da caixa de câmbio - para acertar o velocímetro teria de trocar essa engrenagem, algo que não vale muito a pena).
    Com os pneus de medida 285/75R16 e relação 5.38 (combinação que seria a minha sugestão) a velocidade real a 3000rpm cairia para 110km/h e os 130km/h que citas seriam obtidos a 3500rpm (nada mau, permite viajar sem "esgoelar" o motor). A relação final ficaria um pouco mais reduzida do que a original, aumentando a "pegada" do carro e permitindo arrancadas e retomadas interessantes, mesmo com os pneus largos. Provavelmente o consumo ficará um pouco maior do que a original (chute: 5-10% mais). Cuidado ao calcular consumo, pois o hodômetro é acionado pelo cabo do velocímetro: com a relação mais curta, há aumento na quilometragem marcada. (exemplo: se fazias um trecho de 100km marcados no hodômetro com o carro original, com uma relação 6% mais curta o hodômetro marcará cerca de 106km no mesmo trecho). Isso pode mascarar um aumento de consumo.

    Dê uma olhada na grande variedade de relações para o Dana 44: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - RELAÇÕES DE DIFERENCIAL MOTIVE GEAR - USA

    Legal obrigado pela dica vou começar a verificar essa sua ideia !!! E colocar em prática
  • 15/07/2013, 13:24
    slocob
    Acordando o Tópico
    Boa amigos, tenho uma Ranger CS XLS 2008/2009 2.3 Duratec, 4x2 e, como os pneus BF 32 colocados desde zero estão para acabar, estou decidido em partir para os BF 35. Para isso preciso da ajuda de vcs, o Diferencial dela é o Dana 44-3, estou querendo reduzir a relação para 8x43 e calçar os BF 35 em rodas 15x8, o que vcs acham???

    Outro ponto é sobre o Bloqueio de diferencial, estou pensando em investir no e-locker, minha intenção é transitar com a ranger em pequenos trechos de areia de praia, moro em Aracaju e por aqui tem algumas praias acessíveis pela areia da praia... o que vcs acham????

    Obrigado e aguardo retorno...
  • 15/07/2013, 15:53
    hugocsl
    Solcob acredito que o bloqueio não vai te ajudar muito na areia fofa não, pois o terreno é bem homogêneo... O ideal seria pneus bem largos rodas beadlock e umas 10 libras nos pneus....

    Abs
  • 19/07/2013, 07:53
    slocob
    Citação:

    Postado originalmente por hugocsl Ver Post
    Solcob acredito que o bloqueio não vai te ajudar muito na areia fofa não, pois o terreno é bem homogêneo... O ideal seria pneus bem largos rodas beadlock e umas 10 libras nos pneus....

    Abs


    Obrigado pela ajuda amigo, desta forma, qual seria o custoxbeneficio de um locker em um 2wd?????
  • 19/07/2013, 14:49
    hugocsl
    Cara já que vc só vai comprar 1 bloqueio pq vc só tem tração em um eixo pega a grana do que seria o bloquei dianteiro e compra umas rodas BeadLocks e pneus pelo menos com 11,5" de largura, tipo os BF 32!x11,5", pois com o BeadLock vc vai poder andar com apenas 8 libras nos pneus sem medo de destalonar.Depois vc com um bloquei traseiro do tipo ARB, que é a AR. Assim além de vc bloquear o eixo vc tem a opção de usar o compressor para recalibrar os pneus depois que sair da trilha.Não deixe de comprar um guincho, hoje com 2 mil vc compra rum guincho mediano que vai te tirar de muita enrascada.Com isso vc já vai se divertir bastante mesmo sendo 4x2.Boa sorte!
  • 22/07/2013, 18:54
    Mauricio M10
    O_ fênix, Boa noite. não sei nada sobre o assunto diferencial mas gostaria de uma ajuda sobre a ranger sport 2.3 2008, vc pode me informar como vem descrito marca/modelo? aparece Sport ou apenas I/FORD RANGER XLS 10A e se todas Ranger 2008 são importadas Argentina. Grato. Mauricio
  • 23/07/2013, 08:25
    paulorl
    Citação:

    Postado originalmente por hugocsl Ver Post
    Cara já que vc só vai comprar 1 bloqueio pq vc só tem tração em um eixo pega a grana do que seria o bloquei dianteiro e compra umas rodas BeadLocks e pneus pelo menos com 11,5" de largura, tipo os BF 32!x11,5", pois com o BeadLock vc vai poder andar com apenas 8 libras nos pneus sem medo de destalonar.Depois vc com um bloquei traseiro do tipo ARB, que é a AR. Assim além de vc bloquear o eixo vc tem a opção de usar o compressor para recalibrar os pneus depois que sair da trilha.Não deixe de comprar um guincho, hoje com 2 mil vc compra rum guincho mediano que vai te tirar de muita enrascada.Com isso vc já vai se divertir bastante mesmo sendo 4x2.Boa sorte!

    Para ajudar, quem quiser ver umas rangers com beadlocks clique nesse link, é uma pesquisa que fiz de imagens no google: BeadLocks - Pesquisa Google

    Eu tenho uma dupla 4x2, sempre me preocupei muito em não ficar na "mão" na terra, etc e tal, mas até o momento nunca precisei coloca-la em situação de risco onde um 4x2 poderia se sair mal, apenas estradinhas de terra batida, por isso aconselho a todos a sempre pensarem bem antes de investir uma boa grana com modificações que pode ser que não usem, ou, se tem certeza que vai usar, pense em migrar direto para um 4x4. No meu caso, a dica do guincho é bem vinda, se eu me meter em enrascadas sozinho, posso amarrar em uma árvore e me "puxar" pra fora de um atoleiro, claro que depende do tamanho do cabo e da capacidade do guincho, mas é uma ótima idéia! E quanto ao locker, dá coceira na mão, mas é aquilo que disse, no meu caso em específico, é melhor pensar umas 10 vezes antes de investir, mas o guincho pode ter mais utilidades para mim, de repente dá até para colocar na traseira da picape ao invés da frente, alguém já viu algo do tipo??

    Abraços!!
  • 23/07/2013, 09:10
    paulorl
    Opa, achei talvez uma solução "intermediária" para mim. Tem uns guinchos manuais para 2 ou 4 toneladas, só que com 1,5m de cabo apenas. O custo deles é irrisório, o de 2ton no mercado livre custa 50 reais. E para resolver o problema do cabo, é só comprar um cabo extra, no caso um de 3,5m, também no mercado livre, custa 20 reais. A solução sairia por 70 reais ou pouco mais, caso pegue o para 4 toneladas, caberia muito bem debaixo do banco traseiro, e acredito que livraria de enrascadas. Teria 1,5m + 3,5m, total 5m para amarrar em algo, ou compro um cabo a mais e com cerca de 100 reais tenho 8,5m de cabo, porém com um poder de tração de apenas 1,5m, que acredito que deve ser suficiente para tirar de algum buraco complicado, ou também puxo 1,5m, depois dou umas voltas no cabo extra e puxo mais 1,5m, e ai por diante.

    Pô, Hugo, você vai me fazer gastar 100 reais com sua dica e eu nem estava pensando nisso, hehe!! :)

    Abraço!!

    EDIT: Esqueçam desse portátil que comentei, vejam comentários nesse outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post1349088

    Melhor manter o foco no diferencial, que é o assunto desse tópico e deixar os guinchos para os tópicos já abertos... :cry:
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