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  • #1
    Usuário Avatar de Costalonga
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Caraca André, achei que isso não existisse mais!

    O que eu via da VW daqui, eram colocados encostados a roda, analogamente aos sensores de alinhamento!

    Abraços!

    Nesse caso então eu posso fazer um gabarito pegando na roda e ele ficando junto a esse gabarito?
    Nas imagens da internet eu vi que o povo usa ele anexado ao facão dos Fuscas e das Kombis, Então no gabarito ele também ficaria anexado.

    Depois eu bolo um desenho e coloco aqui.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #2
    Usuário Avatar de Costalonga
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    Daniel, na minha concepção é assim que ficaria o uso do Goniometro na Roda das caminhonetes.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cambagem da Ranger-goniometro.jpg  

  • #3
    Bom pessoal, eu lí alguns poster e vou deixar minha experiencia de quase 10 anos de alinhamento :

    quando acaba a regulagem só tem jeito de desempenar a manga de eixo ou então procurar o defeito que pode estar no chassis. muita gente fica com medo, mas se desempenar com calma esta manga de eixo não quebra.
    Gabarito não e necessario porque teria que fazer um, e o torneiro cobraria muito caro e ainda teria que encontrar uma manga de eixo nova.

    então fica a dica.
    Abraço.

    Danilo.

  • #4
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Casa da transmissão4x4 Ver Post
    Bom pessoal, eu lí alguns poster e vou deixar minha experiencia de quase 10 anos de alinhamento :

    quando acaba a regulagem só tem jeito de desempenar a manga de eixo ou então procurar o defeito que pode estar no chassis. muita gente fica com medo, mas se desempenar com calma esta manga de eixo não quebra.
    Gabarito não e necessario porque teria que fazer um, e o torneiro cobraria muito caro e ainda teria que encontrar uma manga de eixo nova.

    então fica a dica.
    Abraço.

    Danilo.
    Danilo;

    O problema da Ranger é justamente esse: Como o motor é pesado para a suspensão, ocorre o desgaste de partes (buchas). Ai o cara manda o carro alinhar e o alinhador fala que não dá cambagem. Ai a soluçao "mágica" é o gabarito tecnico, monobloco ou coisas do genero quando na verdade o problema é desgaste de buchas, pivos, etc.

    Já chegaram até a condenar as barras de torção da minha Ranger por ignorancia em saber do desgaste das buchas inferiores!

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #5
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Danilo;

    O problema da Ranger é justamente esse: Como o motor é pesado para a suspensão, ocorre o desgaste de partes (buchas). Ai o cara manda o carro alinhar e o alinhador fala que não dá cambagem. Ai a soluçao "mágica" é o gabarito tecnico, monobloco ou coisas do genero quando na verdade o problema é desgaste de buchas, pivos, etc.

    Já chegaram até a condenar as barras de torção da minha Ranger por ignorancia em saber do desgaste das buchas inferiores!

    Abs!!!!
    Sobre as buchas tem outro problema tambem, se elas forem apertadas com a suspensão no AR as buchas vão desgastar muito rapido, se for apertadas com o veiculo apoiado ae não vai ter problemas......

  • #6
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Refiz a cambagem da Ranger que tá novamente zerada.
    No meu caso não foi nenhum problema de suspensão que provocou o problema, mas os rolamentos dianteiros das rodas estragados o que estava provocando uma folga considerável nelas.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #7
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    Estou com problemas na cambagem da minha ranger. será que esse vídeo ajuda?

    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Estou com problemas na cambagem da minha ranger. será que esse vídeo ajuda?


    Macete para regular cambagem da Ranger.

    a) soltar os parafusos da balança superior;

    b) Remover as chavetas de regulagem da cambagem (são uma espécie de arruelas que ficam nos parafusos da balança superior;

    c) essas chavetas de regulagem, possuem um furo descentralizado, que servem para afastar ou aproximar a balança superior;

    d) No lugar do furo, é possível fazer um rasgo, e com isso, aproximar ou afastar a balança superior do chassis. Esse rasgo no furo irá funcionar como uma regulagem de cambagem;

    AOS CRÍTICOS: EU ja fiz várias trilhas, e a regulagem nunca saiu do lugar. Se sair, basta regular novamente,ou fazer uma no torneiro.


    REGULAR CAMBAGEM

    Para verificar o grau de inclinação das rodas, eu utilizo um nível de marceneiro e coloco na lateral da roda. Assim é possível afinar a regulagem, além de conferir os serviços dos geometrista.

    REGULAGEM DE ALINHAMENTO

    Para verificar convergência ou divergência, eu utilizo uma trena a lazer.

    Medir as distância entre as rodas dianteiras.

    a) Fazer uma medida entre o espaço interno das rodas dianteiras, pegando a parte da roda a frente do eixo e medir a distância entre a outra roda "os pontos de medida precisam estar alinhados, seminclinação";

    b) Fazer uma medida entre o espaço interno das rodas dianteiras, mas agora medido a parte da roda atrás do eixo e medir a distância entre a outra roda "os pontos de medida precisam estar alinhados, sem inclinação";

    Se a medida feita na parte da frente o do eixo estiver maior que a medida feita pela parte traseira, tuas rodas vão estar abertas "divergência". Se a medida for menor = convergência. Se as medidas estiverem igual, tuas rodas estão alinhas.

    Cheguei a esse ponto, após comprometer um jogo novo de pneus. Mandei fazer a geometria completa, e o cara fez só o alinhamento. Quando percebi o desgaste irregular, voltei no geometrista, ele falou que as ranger não tem regulagem, e para alinhar, só entortando o chassis.

    Fui em uns dez geometristas, e 9 falaram que não te regulagem. O décimo fez, mas como iria saber se realmente estava alinhada??

    Espero ter ajudado, e qualquer coisa, é só perguntar

    -

  • #9
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    Alguém sabe onde encontro essas chavetas...?

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Estou com problemas na cambagem da minha ranger. será que esse vídeo ajuda?

    Onde encontro essas arruelas de regulagem pra trocar, alguem sabe...?

  • #11
    Matagato boa noite, sofri com esse problema de cambagem, ô carrinho de suspensão fraca, meu Deus! meu problema tá resolvido mas fiquei imaginando, será que a Ranger aceita o eixo dianteiro do troller? se adapta-lo será que o problema acaba? esse eixo seria o mesmo do jipe Grand Cherokee? para mim o ponto mais fraco da Ranger é essa maldita suspensão dianteira, enche o saco e pneu é produto caro.

  • #12
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    Entendi sua explicação amigo "Matagato". Não sei se tenho gabarito pra fazer isso sozinho. Na minha cidade acho que os mecânicos não sabem fazer isso. Terei que ir até Barra do Garças pra resolve isso.
    Pelomenos sei o que deve ser feito e vou ficar de olho no que os meca irão fazer.

    Vou tentar regular pelos parafusos da balança na oficina.

    Queria saber quando que os parafusos não aceitam mais regulagem.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

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