Justamente Bravo, hoje acredito que a troca dos bicos (por Rasch ou 2.8), ou qualquer alteração que implique em durabilidade é um tiro no próprio pé. Se quer potência troca por outro.
Por questão de inteligencia, se vai gastar digamos 10mil em todas essas alterações e retífica...Então vende a caminhonete e pega outra e vai aproveitar ainda a durabilidade (e outras coisas +) do novo carro.
O kit LDA é um bom investimento
afinal ele corrige a alimentação da turbina, é a mesma lógica de motores gasolina: tem-se mais potência, um motor girando mais redondo, mais economia e durabilidade por se manter na mistura perfeita por mais tempo.
Aumento nos bicos e bomba(da PS) ou exagerar no débito da bomba fica muito caro a longo prazo..você gasta dinheiro 3x: para modificar, por rodar menos e por ter que arrumar denovo.
O orçamento em 2012 estava em R$8mil no Máááximo. Em 2014 botei na ponta do lápis (e depois de um assalto) ficou em R$27.000.
A troca dos pistões x vira x bielas e toda parte de usinagem tem que deixar para depois, afinal retífica é só quando condenar o kit (e provavelmente o bloco). Então optei por não mexer na "parte interna".
Obrigado pela dica BEN. Meia volta..5/8... no máximo 1 é suficiente para não perder demais no quesito duabilidade.
Acabei, no fim das contas, optando pelas orientações do Rogério e Daniel,
afinal ao se tratar de um motor com meia-vida(200.000km), aumentar a alimentação de um motor desses seria dizer para a caminhonete que ela tem mais um ano de vida, terminaria com a durabilidade em questão de meses. E este é o quesito que os motores diesel tem de mais importante em relação a outras tecnologias (além do torque temos economia de combustível tanto em preço quanto em consumo). Alterações que impliquem em durabilidade, NÃO!
Recentemente fiz a revisão da bomba e os bicos levaram um pouco de solvente para limpar, estava PODRE de ferrugem por dentro. Com a troca de todos os filtros e tudo mais consegui 170kmh, mas os pneus carecas deixam essa brincadeira perigosa e é impossivel manter essa velocidade de cruzeiro.
HAHAHAHA! 4 voltas é um pouquinho exagerado, mas eu sei de uns casos aqui pelo fórum de 6 ou 8 voltas!? Cabuloso!