Tenho esse motor na minha ranger recentemente adquirida. Estava pretendendo deixar o motor mais vívido, até porque leves inclives já debilitam esse motor. Sei que o câmbio também é responsavel por tal resposta, mas acredito que uma repaginada nesse motor a deixaria até mais gostosa de dirigir. De imediato já pensei, não pode faltar aquele milagroso kit SuperLDA... Gostaria de passá-la para 2.8, mas acho que a alteração para um virabrequim maior e biela menos ameaçaria a vida util do motor, então pensei em substituir apenas o pistão.. Porém tal alteração demanda uma série de outras, como retrabalhar o fluxo de agua no motor, se possível até o de óleo, com instalação de radiadores melhores.... De nada adianta aumentar a potência do motor, e não mexer na turbina.. a troca por uma tgv nem sempre é possível, mas o aumenta do débito da bomba já torna alguns casos suficiente, apesar de ser apreensivo quanto a durabilidade. Existe também uma série de indicações em trocar os bicos, pelos da 2.8. Como o motor ficará mais potente em geral, deveremos trocar a embreagem, por uma versão com mais área de contato. QUAL A OPINIAO DE VOCES COLEGAS? Critiquem e sugestionem, e principalmente, deêm novas idéias!