Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Fala Shinomoto:
Não tinha acesssado ainda o "SETOR" FORD, do fórum. Agora que vi este tópico.
Apenas uma colocação no que diz acima, quando fala que "torque não existe sem potência", prefiro dizer, que ao "produzir" torque(energia aplicada num vetor, popular alavanca), automaticamente existirá uma potencia, pois a "força" foi(ou será) em uma unidade de tempo(pré determinada ou não). Nas aplicações dos motores eletricos, uso em meu dia a dia nas montagens dos conjuntos de irrigação, precisamos determinar sim a POTENCIA, o torque, ou como chamamos no meio, CONJUGADO NOMINAL, é o fator que determina em que rotação teremos a potencia necessaria, geralmente na aplicação que exemplifico, usamos sempre 1750 rpm, para motores eletricos,no popular, chamamos "motor de baixa" (baixa rpm).
Quanto ao torque em motores a explosão, entendo que que seria ideal para um motor, é uma curva de torque o mais "plana" possivel, o que favorece a aceleração(aumento de potencia) UNIFORMEMENTE VARIÁVEL. Outro ponto, no uso de um motor, principalmente diesel, usamos na prática, ao invés de trabalhar(sempre) na rotação de potencia máxima, trabalhar sempre na MAIOR ROTAÇÃO DE TORQUE MÁXIMO(pois o mesmo está numa FAIXA DE RPM), pois, quando se sai do fim desta faixa(de torque), o aumento de potencia entra em declínio, em relação ao aumento de rotação(mais rotação para um mesmo aumento de potencia proporcional, do que na faixa de torque máximo). E então ai, é que entendo a grande vantagem dos cambios com maior numero de marchas, proporcionando que se trabalhe unindo rendimento(economia), e potencia disponivel.
Parabéns pelas explicações, é isso ai.
Abraço.
Sérgio.