Amigos, aproveitando que estamos em um papo técnico, me expliquem uma coisa:
Por que colocar pneu maior no carro diminui o torque e aro maior diminui a potência? Ou isto tá errado?
Versão Imprimível
Amigos, aproveitando que estamos em um papo técnico, me expliquem uma coisa:
Por que colocar pneu maior no carro diminui o torque e aro maior diminui a potência? Ou isto tá errado?
Fala imperador:
Só pra entender melhor os dois questionamentos que faz, quando voce fala em PNEU MAIOR, está falando em MAIOR DIAMETRO? O que é o mesmo que "ARO MAIOR" porque aro e roda podem ser a mesma coisa, certo? Ou está se referindo a PNEU MAIOR, no sentido de LARGURA DA BANDA DE RODAGEM?
Veja, no quesito ARO E PNEUS MAIORES, consequentemente voce AUMENTA A CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO, o que vai alongar a relação de transmissão, e por isso CRIAR MAIS RESISTENCIA AO DESLOCAMENTO DO VEICULO(principalmente para tirá-lo da inércia), E POR CONSEGUINTE, É PROVAVEL QUE O MOTOR, PROJETADO NUM CONJUNTO COM "RODAS" MENORES, NÃO CHEGARÁ À ROTAÇÃO MÁXIMA(OBVIO QUE COM ACELAÇÃO POR ALIMENTAÇÃO, "PISANDO NO ACELARADOR", "NÃO DE LADEIRA ABAIXO"), E POR ISSO PERDERÁ POTENCIA, EM RELAÇÃO À POTENCIA ORIGINAL. Por outro lado, com menos giro(rpm), voce alcançará uma velocidade maior, porque num mesmo giro, em função do MAIOR COMPRIMENTO DA CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO RODA/PNEU(MAIOR VELOCIDADE PERIFÉRICA), PORÉM ISTO CONFERE MAIOR FORÇA CENTRÍFUGA "CONTRA" O CONJUNTO GERADOR DA ROTAÇÃO, OU SEJA O POWER TRAIN, POIS PRECISA DE MAIOR FORÇA PRA VENCER A INERCIA, DO ZERO ATÉ A ROTAÇÃO QUE O TORQUE DO MOTOR "CONSIGA" LEVAR O NOVO CONJUNTO, QUE, COMO SERÁ UMA MENOR ROTAÇÃO QUE A ORIGINAL, ENTÃO VOCE PERDEU POTENCIA . Voce "andará" uma maior distancia no mesmo tempo(mais VELOCIDADE). E a maior LARGURA DA BANDA DE RODAGEM, AUMENTA A ÀREA DE ATRITO, ATÉ O PESO TAMBÉM(COMO O CONJUNTO RODA/PNEU DE MAIOR DIAMETRO TAMBÉM). Então, na verdade voce perde potencia, porque o torque continua o mesmo, só que a rotação máxima não será alcançada, com o novo conjunto "MAIS PESADO", A NÃO SER QUE, "PREPARE O MOTOR", O ALIMENTANDO MAIS, E ASSIM SIM, AUMENTANDO O TORQUE, E CONSEQUNTEMENTE A POTENCIA, EM RELAÇÃO AO CONJUNTO ORIGINAL, E MANTENDO OS LIMITES DE ROTAÇÃO.
É como a gente fala no meio dos transportes, caminhão com diferencial longo, anda mais, mas é "frouxo", ou caminhão com diferencial curto, anda pouco, mas sobe muito. Com rodas/pneus maiores, voce também "alonga a relação de transmissão", vai andar mais, mas ficará "frouxo",hehe.. Então, enquanto voce não alterar as regulagens do motor, claro que não alterará o torque, que está "DIRETAMENTE LIGADO" à INJEÇÂO DA MISTURA (ar/combustível), mas a potencia voce diminui, porque num local em antes voce usava uma quarta marcha para subir, e agora usará uma terceira marcha( para manter a rotação), então, lógico que gastará mais tempo, no mesmo percurso, então perdeu potencia, mesmo que NOMINALMENTE, seu motor esteja produzindo a mesma potencia, MAS O TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO "TRABALHO" AUMENTOU. Nestas questões todas, é que se vê a importancia do maior numero possivel de "marchas" num cambio(veja onde voltamos,hehe..)
Abraço.
Sérgio.
Porque são informações pertinentes e que atuam em conjunto. Para um motor ter boa potência disponivel em uma ampla gama de rotações, ele precisa ter ou um torque elevado em baixas rpms ou uma curva de torque plana. E isso que seria correto explicar e enfatizar: A potência disponivel.
Mas como a imprensa "especializada" fala coisas que não domina, associou-se torque como arrancada e potência como velocidade. Ai vem o departamento de Marketing, Vendas e Imprensa dos fabricantes faz questão de salientar o torque como se fosse a unica coisa que importasse no mundo.
E pode ter certeza que vai ter gente achando que o PS2.8 é "mais forte" numa visão global que o 3.2L da Triton só por conta do torque maximo (de igual valor, praticamente - diferença de apenas 0,1m.kgf) ser em rotação mais baixa no PS do que no Mitshibishi 4M41DID....