Daniel,
Torque é trabalho e potência o tempo gasto pra realizar o trabalho. Com que potência poderia ser mais importante se ela só existe se existir torque?
Versão Imprimível
Daniel,
Torque é trabalho e potência o tempo gasto pra realizar o trabalho. Com que potência poderia ser mais importante se ela só existe se existir torque?
Walter;
Perdoe-me discordar mas existe um erro conceitual na sua afirmação acima!
Apesar de dimensionalmente serem iguais (torque= Força x metro = trabalho), ambos são conceitualmente falando, totalmente diferentes.
Torque é a tendência de de aplicar uma força num braco de alavanca em torno de um eixo perpendicular. É medido em N.m pois esta é uma medida VETORIAL de quantidades de Newtons em um braço x de alavanca acoplada em um eixo perpendicular. É uma grandeza VETORIAL que precisa de módulo, direção e sentido.
Trabalho por outro lado não depende de nada disso. É uma grandeza escalar que independe de direção e sentido. É a quantidade de força aplicada no deslocamento a distancia x de um objeto resulta na energia. E a derivação desse conceito serve para a eletricidade. Tanto assim que a medida de energia é feita em Joules (que na mecanica resultaria nos mesmos N.m) mas considerando que são grandezas DIFERENTES, N.m fica para torque e Joules serve para energia, seja ela mecanica, eletrica, cinética ou potencial.
A energia é tão importante que usamos até na eletricidade. E o conceito de Potencia (energia/tempo) tão relevante que também usamos na mecanica e na eletricidade. A potencia não deriva do torque! Se ela derivasse não teriamos potencia aplicada na eletricidade pois não existe torque na eletricidade!
Um exemplo idiota mas pertinente: Um chuveiro eletrico potente consegue liberar grandes quantidades de energia termica por uma unidade de tempo. Se ocorrer essa transferencia de maneira lenta ocorrerá o aquecimento da água mas de maneira lenta (potencia menor). E não tem torque envolvido na parada pois ele simplesmente não existe pois não há movimento envolvido (comprovação do não condicionamento da potencia a existência da grandeza denominada "torque")
No motor é a mesma coisa: A quantidade de trabalho/energia convertida por unidade de tempo é a potencia. E isso que é relevante pois esteja o motor rodando livre ou amarrado numa transmissão ele produzirá "x" energia mecanica/tempo.
O torque por outro lado só existirá quando acoplarmos o referido motor em uma transmissão ou se preferir a um dinamometro e frarmos o movimento dele. Ai aparece o torque. Analogo a um braço de alavanca em uma chave de boca por exemplo. Se não existir o movimento, podemos até ter a energia salva, armazenada mas não existirá o torque.
Neste caso, "freia-se" o motor e calcula-se o torque envolvido. O torque neste caso é o esforço feito em um braço de alavanca de "x" metros para "freiar" o giro desse motor e não deixar ele rodar (retomamos o conceito de grandeza vetorial do primeiro paragrafo). Plota-se isso em um gráfico e por meio de equações calcula-se a potencia. Sempre em função do giro do motor.
A potencia do motor está relacionada ao trabalho mecanico exercido por unidade de tempo e não pelo torque por ele exercido.
Exatamente por ser uma grandeza VETORIAL e ser uma força vetorial aplicada em um braco de alavanca girando um eixo perpendicular o torque é de fundamental importãncia para o projeto de transmissões pois elas sofrerão esforços e por isso terão de ser dimensionadas para aguentar o máximo de torque executado pelo motor.
O torque é importante sim. Especialmente para termos uma noção da curva de potencia do motor de um veiculo. Mas sozinho nada representa. (uma Ranger 2.8L TGV 38,1m.kgf@1600rpms com desempenho em força e velocidade que uma Nova Hilux SRV eletronica 3.0L e 34,7m.kgf@1600rpms????)
Só se for protótipo experimental do ITA (Banana Car movido a energia solar)
Mas se for esse elétrico...
Do portal Globo G1 > Carros - NOTÍCIAS - Carro elétrico da Audi tem 317 cavalos de potência Carro elétrico da Audi tem 317 cavalos de potência
Superesportivo e-tron vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Baterias têm autonomia de 248 km e recarga pode ser wireless.
Tobias Jung Especial para o G1, em Frankfurt
Tamanho da letra
Quem acha que carro elétrico e esportividade não combinam está enganado. O Audi e-tron é equipado com quatro motores elétricos de 317 cavalos, o que permite o carro acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 200 km/h. Tudo isso com uma autonomia de 248 km.
Siga o G1 Carros no Twitter
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/...671-FMM,00.jpg
Esportivo elétrico da Audi tem 317 cavalos e chega a 100 km/h em 4,8 segundos (Foto: Daniel Roland/AP)
As baterias de íon-litio estão localizadas no eixo traseiro, melhorando a
distribuição de peso (1.600 kg) e contribuindo para o desempenho do modelo. Com a bateria descarregada, o tempo de recarga é de seis e oito horas.
VEJA AS FOTOS DO SALÃO DE FRANKFURT
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/...673-FMM,00.jpg
Linhas agressivas acomopanham a potência do modelo. Destaque para a grade frontal (Foto: Divulgação)
A recarga pode ser feita sem cabos (wireless), por meio de uma estação de carga, instalada na garagem de casa ou nos edifícios, que é ativada automaticamente ao conectar o veículo em uma base, como a utilizada para recarga das escovas de dente elétricas.
Veja a cobertura completa do Salão do Automóvel de Frankfurt
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/...675-FMM,00.jpg
Faróis são compostos por LED`s e modelo traz sistema que reconhece as condições climáticas e adapta a intensidade da luz (Foto: Divulgação)
O design acompanha a potência do carro, com linhas agressivas, nova grade frontal e entradas de ar mais largas. Os faróis com LED`s, característicos da marca, também estão presentes no e-tron. O sistema de iluminação reconhece as condições climáticas e adapta a intensidade da luz , se faz chuva ou sol, por exemplo.
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/...679-FMM,00.jpg
Interior mescla cores branco e conhaque (Foto: Divulgação)
Os assentos são inspirados em carros de corrida e o interior tem acabamento nas cores branco e conhaque.
Leia mais notícias de Carros
Walter;
Leia na fonte (2012 Ford Focus Electric Vehicle (EV) | Gas-Free, Battery-Powered Electric Car | Ford.com).
O valor 23 É A ENERGIA da Bateria em é kWh e não a potencia dela (Energia/tempo=Potencia. Se multiplicarmos por tempo, voltamos a ter energia).
Neste site (Ford Focus ganha verso eltrica) é que está escrito este absurdo. Traduziram errado a materia.
Mesmo assim o Ford Focus eletrico deve ser fraco de motor pois a máxima dele é de 136km/h. Menos que meu Fusca.
Quanto ao IVECO Daily, trata-se de um utilitário projetado para a Itaipu Binacional (ou seja, eletricidade não é problema) com potencia nominal de 54cv, mais que o suficiente para o serviço da Itaipu Binacional onde ele anda bastante no plano e no máximo leves aclives/declives. Ele também tem (você não mencionou) 108cv em momentos de pico de potencia (acredito que restrita a um breve periodo de utilização - apenas em extremos) e deve ser considerado que PELAS ESPECIFICAçÕES contidas no site da IVECO, as perdas mecanicas devem ser minimas de maneira que boa parte dos 54cv do motor chegam as rodas (ao contrário de um utilitário comum).
Isso sem contar que, velocidade desse veiculo não é conhecida (mas deve ser baixa) e a reducão deve ser elevada. Para tanto, 54cv são suficientes.
E sem contar que faz 63 anos que carregamos uma tonelada de carga utilizando pouco mais de 50cv (no inicio 36cv) em um utilitário projetado por um Holandes...
Texto Original
(The Focus Electric gets all of its power from an advanced 23kWh, high-voltage, lithium-ion battery system stored in the rear of the vehicle. It features an advanced liquid heating and cooling system to regulate battery temperature and help maximize battery life, so you can get the most miles out of each charge.
Texto traduzido
Ao contrário de alguns modelos que já começaram a ser vendidos, o Ford Focus (previsto para março deste ano) não conta com um motor de combustão reserva, apenas os motores elétricos estão disponíveis. A bateria de Li-ion de alta voltagem conta com a potência de até 23 KW.
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...83b6dbb2b6.png
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...07b03f9457.png Potencia (P) em CV, torque (T) em Nm e rotação (n) em rotações por minuto.
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...7dff1091a6.png Potencia (P) em kW, torque (T) em m.kgf e rotação (n) em rotações por minuto.
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...c175912005.png Potencia (P) em kW, torque (T) em Nm e rotação (n) em rotações por minuto.
Ganha-se rotação, ganha-se potência. E o torque constante dos motores elétricos faz o incremento da potência ser progressivo.
quanto mais forte o motor melhor , e quanto mais marchas tiver melhor tbm.
porshe ja ta saindo com cambio manual de 8 marchas.
Você já montou alguma coisa com motores elétricos? Tenho certeza que não pois se tivesse montado não falaria isso!
Se tivesse montado você saberia muito bem que para movimentar uma máquina, seja ela qual for, o motor elétrico vem especificado a POTENCIA DO MOTOR e não o seu torque. Nem na Plaquinha de especificação do motor vem escrito o torque do motor. Apenas a Potencia, voltagem, amperagem, rotação de trabalho, etc.
Já montei máquinas com motor de 30cv, motobomba com 50cv, elevadores de cereais de rosca com motores de 3,5cv, enfim, nunca usei torque para nada. Apenas para apertar parafuso, usando uma ferramenta chamada torquimetro.