
Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Fala imperador:
Só pra entender melhor os dois questionamentos que faz, quando voce fala em PNEU MAIOR, está falando em MAIOR DIAMETRO? O que é o mesmo que "ARO MAIOR" porque aro e roda podem ser a mesma coisa, certo? Ou está se referindo a PNEU MAIOR, no sentido de LARGURA DA BANDA DE RODAGEM?
Veja, no quesito ARO E PNEUS MAIORES, consequentemente voce AUMENTA A CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO, o que vai alongar a relação de transmissão, e por isso CRIAR MAIS RESISTENCIA AO DESLOCAMENTO DO VEICULO(principalmente para tirá-lo da inércia), E POR CONSEGUINTE, É PROVAVEL QUE O MOTOR, PROJETADO NUM CONJUNTO COM "RODAS" MENORES, NÃO CHEGARÁ À ROTAÇÃO MÁXIMA(OBVIO QUE COM ACELAÇÃO POR ALIMENTAÇÃO, "PISANDO NO ACELARADOR", "NÃO DE LADEIRA ABAIXO"), E POR ISSO PERDERÁ POTENCIA, EM RELAÇÃO À POTENCIA ORIGINAL. Por outro lado, com menos giro(rpm), voce alcançará uma velocidade maior, porque num mesmo giro, em função do MAIOR COMPRIMENTO DA CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO RODA/PNEU(MAIOR VELOCIDADE PERIFÉRICA), PORÉM ISTO CONFERE MAIOR FORÇA CENTRÍFUGA "CONTRA" O CONJUNTO GERADOR DA ROTAÇÃO, OU SEJA O POWER TRAIN, POIS PRECISA DE MAIOR FORÇA PRA VENCER A INERCIA, DO ZERO ATÉ A ROTAÇÃO QUE O TORQUE DO MOTOR "CONSIGA" LEVAR O NOVO CONJUNTO, QUE, COMO SERÁ UMA MENOR ROTAÇÃO QUE A ORIGINAL, ENTÃO VOCE PERDEU POTENCIA . Voce "andará" uma maior distancia no mesmo tempo(mais VELOCIDADE). E a maior LARGURA DA BANDA DE RODAGEM, AUMENTA A ÀREA DE ATRITO, ATÉ O PESO TAMBÉM(COMO O CONJUNTO RODA/PNEU DE MAIOR DIAMETRO TAMBÉM). Então, na verdade voce perde potencia, porque o torque continua o mesmo, só que a rotação máxima não será alcançada, com o novo conjunto "MAIS PESADO", A NÃO SER QUE, "PREPARE O MOTOR", O ALIMENTANDO MAIS, E ASSIM SIM, AUMENTANDO O TORQUE, E CONSEQUNTEMENTE A POTENCIA, EM RELAÇÃO AO CONJUNTO ORIGINAL, E MANTENDO OS LIMITES DE ROTAÇÃO.
É como a gente fala no meio dos transportes, caminhão com diferencial longo, anda mais, mas é "frouxo", ou caminhão com diferencial curto, anda pouco, mas sobe muito. Com rodas/pneus maiores, voce também "alonga a relação de transmissão", vai andar mais, mas ficará "frouxo",hehe.. Então, enquanto voce não alterar as regulagens do motor, claro que não alterará o torque, que está "DIRETAMENTE LIGADO" à INJEÇÂO DA MISTURA (ar/combustível), mas a potencia voce diminui, porque num local em antes voce usava uma quarta marcha para subir, e agora usará uma terceira marcha( para manter a rotação), então, lógico que gastará mais tempo, no mesmo percurso, então perdeu potencia, mesmo que NOMINALMENTE, seu motor esteja produzindo a mesma potencia, MAS O TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO "TRABALHO" AUMENTOU. Nestas questões todas, é que se vê a importancia do maior numero possivel de "marchas" num cambio(veja onde voltamos,hehe..)
Abraço.
Sérgio.