x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 36 de 54

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Isso aqui está um papo de doido.
    Comparar torque com potência é coisa de maluco mesmo. Eu sempre aprendi que não tem potência mecânica sem torque.
    Eu sempre procuro saber o torque dos motores, e não a potência, pois no meu tipo de condução eu só preciso saber do torque. Toda a transmissão de um veículo é calculado pelo torque máximo, e etc...
    Potência deixo para carro de corrida que anda com rpm sempre nas nuvens.
    O que adianta ter 200 cv se o que eu preciso são de 250kgf/m de saída na 1a marcha para tirar a Femil do lugar com vigor? Se colocar um motor da Amarok que tem 160cv terei que queimar muita embreagem para fazer o mesmo serviço, pois terei apenas 180 kgf/m só à 4500rpm...

Outro detalhe que me faz valer do torque é em subidas, pois é muito comum eu vir na rodovia em 5a marcha a 2250 rpm e cair velocidade até 1500rpm e dali não baixar mais. Isso seria a potência ou o ponto de torque máximo influenciando no deslocamento?
    Por outro ângulo, nesse momento eu venho com o motor gerando cerca de 120cv e, na subida na medida que vai perdendo velocidade a potência gerada também vai diminuindo. Quando está a 1500rpm deve estar gerando na casa dos 80cv apenas, mas com um pico de torque de 48kgf/m na saída da 5a marcha na caixa, e daí não diminui mais.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Isso aqui está um papo de doido.
    Comparar torque com potência é coisa de maluco mesmo. Eu sempre aprendi que não tem potência mecânica sem torque.
    Eu sempre procuro saber o torque dos motores, e não a potência, pois no meu tipo de condução eu só preciso saber do torque. Toda a transmissão de um veículo é calculado pelo torque máximo, e etc...
    Potência deixo para carro de corrida que anda com rpm sempre nas nuvens.
    O que adianta ter 200 cv se o que eu preciso são de 250kgf/m de saída na 1a marcha para tirar a Femil do lugar com vigor? Se colocar um motor da Amarok que tem 160cv terei que queimar muita embreagem para fazer o mesmo serviço, pois terei apenas 180 kgf/m só à 4500rpm...

Outro detalhe que me faz valer do torque é em subidas, pois é muito comum eu vir na rodovia em 5a marcha a 2250 rpm e cair velocidade até 1500rpm e dali não baixar mais. Isso seria a potência ou o ponto de torque máximo influenciando no deslocamento?
    Por outro ângulo, nesse momento eu venho com o motor gerando cerca de 120cv e, na subida na medida que vai perdendo velocidade a potência gerada também vai diminuindo. Quando está a 1500rpm deve estar gerando na casa dos 80cv apenas, mas com um pico de torque de 48kgf/m na saída da 5a marcha na caixa, e daí não diminui mais.
    Então Edin;

O negocio é meio por ai mesmo. Mas o que não existe é o TORQUE sem a potência. Você pode ter um motor gerando sei lá, 150cv rodando livre. No momento que você "frear" o eixo de manivelas, ai ele começará a ter um torque. Afinal, o torque é uma grandeza vetorial que depende de direção e sentido e potência, por outro lado, o quociente de duas grandezas absolutas (energia/tempo), que existem independentemente de direção e sentido.

O torque é fundamental nestes casos (veiculares, agricolas, e como bem disse o Sergio Augusto, estacionários) para você DIMENSIONAR a potência gerada. Claro que você precisa de um motor de elevada potencia disponivel para que este locomova uma carga em um aclive, enfrentando forças contrárias, etc. Sua F-1000 precisa de sei lá, 80cv@1500rpms (citando o seu exemplo) para subir um aclive em 5 marcha a 70km/h (chute de velocidade. Não sei se é isso falei apenas para ilustrar). Mas se você carrega-la, precisará de mais potencia para manter o mesmo ritmo de subida (70km/h) e ai, o motor trabalhando numa marcha inferior para dar mais rotação (e por consequencia mais potência disponivel).

Torque também é importante no dimensionamento de transmissões. Já vi um caso de um camarada que trocou o motor a gasolina de uma Silverado por um Maxion S4T...Devido ao dimensionamento da transmissão e eixo para o motor 4.1L (mais potente até mas menos "torcudo"), o resultado era invariavelmente o mesmo: Cisalhamento de semi-eixos, quebra de eixos piloto, etc.

No seu uso você olha o torque porque quer a sua "cavalaria" acordada desde as rotações mais baixas. E um bom valor de torque traduz-se justamente nisso (completando o Sergio Augusto)

Outro bom exemplo da importância da potencia: Na aviação também temos potencia mecanica no motor. Mas ninguém se interessa em saber o torque pois o motor tem que trabalhar a 100%, 75% ou 65% da potência máxima e não do seu torque. Pois é a potencia que faz a helice girar a uma x rotação e tracionar a aeronave, ai não importando se é um Rotax 2T, um VW ou um Continental A-65 (citei motores de potencia semelhante e torques diferentes). O torque, neste caso só interessa para dimensionar o berço do motor e saber o esforço que este fará no sentido contrário a rotação da helice.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Daniel, agora caiu a ficha sobre alguns detalhes. É que os textos anteriores estavam bem "truncados" e eu estava me complicando para pegar o fio da meada...
    Na questão de motores aeronáuticos é isso aí mesmo, o torque só é considerado para calcular o passo da hélice quando esse é fixo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Amigos, aproveitando que estamos em um papo técnico, me expliquem uma coisa:

Por que colocar pneu maior no carro diminui o torque e aro maior diminui a potência? Ou isto tá errado?
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Amigos, aproveitando que estamos em um papo técnico, me expliquem uma coisa:

Por que colocar pneu maior no carro diminui o torque e aro maior diminui a potência? Ou isto tá errado?
    Fala imperador:
    Só pra entender melhor os dois questionamentos que faz, quando voce fala em PNEU MAIOR, está falando em MAIOR DIAMETRO? O que é o mesmo que "ARO MAIOR" porque aro e roda podem ser a mesma coisa, certo? Ou está se referindo a PNEU MAIOR, no sentido de LARGURA DA BANDA DE RODAGEM?
    Veja, no quesito ARO E PNEUS MAIORES, consequentemente voce AUMENTA A CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO, o que vai alongar a relação de transmissão, e por isso CRIAR MAIS RESISTENCIA AO DESLOCAMENTO DO VEICULO(principalmente para tirá-lo da inércia), E POR CONSEGUINTE, É PROVAVEL QUE O MOTOR, PROJETADO NUM CONJUNTO COM "RODAS" MENORES, NÃO CHEGARÁ À ROTAÇÃO MÁXIMA(OBVIO QUE COM ACELAÇÃO POR ALIMENTAÇÃO, "PISANDO NO ACELARADOR", "NÃO DE LADEIRA ABAIXO"), E POR ISSO PERDERÁ POTENCIA, EM RELAÇÃO À POTENCIA ORIGINAL. Por outro lado, com menos giro(rpm), voce alcançará uma velocidade maior, porque num mesmo giro, em função do MAIOR COMPRIMENTO DA CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO RODA/PNEU(MAIOR VELOCIDADE PERIFÉRICA), PORÉM ISTO CONFERE MAIOR FORÇA CENTRÍFUGA "CONTRA" O CONJUNTO GERADOR DA ROTAÇÃO, OU SEJA O POWER TRAIN, POIS PRECISA DE MAIOR FORÇA PRA VENCER A INERCIA, DO ZERO ATÉ A ROTAÇÃO QUE O TORQUE DO MOTOR "CONSIGA" LEVAR O NOVO CONJUNTO, QUE, COMO SERÁ UMA MENOR ROTAÇÃO QUE A ORIGINAL, ENTÃO VOCE PERDEU POTENCIA . Voce "andará" uma maior distancia no mesmo tempo(mais VELOCIDADE). E a maior LARGURA DA BANDA DE RODAGEM, AUMENTA A ÀREA DE ATRITO, ATÉ O PESO TAMBÉM(COMO O CONJUNTO RODA/PNEU DE MAIOR DIAMETRO TAMBÉM). Então, na verdade voce perde potencia, porque o torque continua o mesmo, só que a rotação máxima não será alcançada, com o novo conjunto "MAIS PESADO", A NÃO SER QUE, "PREPARE O MOTOR", O ALIMENTANDO MAIS, E ASSIM SIM, AUMENTANDO O TORQUE, E CONSEQUNTEMENTE A POTENCIA, EM RELAÇÃO AO CONJUNTO ORIGINAL, E MANTENDO OS LIMITES DE ROTAÇÃO.
    É como a gente fala no meio dos transportes, caminhão com diferencial longo, anda mais, mas é "frouxo", ou caminhão com diferencial curto, anda pouco, mas sobe muito. Com rodas/pneus maiores, voce também "alonga a relação de transmissão", vai andar mais, mas ficará "frouxo",hehe.. Então, enquanto voce não alterar as regulagens do motor, claro que não alterará o torque, que está "DIRETAMENTE LIGADO" à INJEÇÂO DA MISTURA (ar/combustível), mas a potencia voce diminui, porque num local em antes voce usava uma quarta marcha para subir, e agora usará uma terceira marcha( para manter a rotação), então, lógico que gastará mais tempo, no mesmo percurso, então perdeu potencia, mesmo que NOMINALMENTE, seu motor esteja produzindo a mesma potencia, MAS O TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO "TRABALHO" AUMENTOU. Nestas questões todas, é que se vê a importancia do maior numero possivel de "marchas" num cambio(veja onde voltamos,hehe..)
    Abraço.
    Sérgio.

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala imperador:
    Só pra entender melhor os dois questionamentos que faz, quando voce fala em PNEU MAIOR, está falando em MAIOR DIAMETRO? O que é o mesmo que "ARO MAIOR" porque aro e roda podem ser a mesma coisa, certo? Ou está se referindo a PNEU MAIOR, no sentido de LARGURA DA BANDA DE RODAGEM?
    Veja, no quesito ARO E PNEUS MAIORES, consequentemente voce AUMENTA A CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO, o que vai alongar a relação de transmissão, e por isso CRIAR MAIS RESISTENCIA AO DESLOCAMENTO DO VEICULO(principalmente para tirá-lo da inércia), E POR CONSEGUINTE, É PROVAVEL QUE O MOTOR, PROJETADO NUM CONJUNTO COM "RODAS" MENORES, NÃO CHEGARÁ À ROTAÇÃO MÁXIMA(OBVIO QUE COM ACELAÇÃO POR ALIMENTAÇÃO, "PISANDO NO ACELARADOR", "NÃO DE LADEIRA ABAIXO"), E POR ISSO PERDERÁ POTENCIA, EM RELAÇÃO À POTENCIA ORIGINAL. Por outro lado, com menos giro(rpm), voce alcançará uma velocidade maior, porque num mesmo giro, em função do MAIOR COMPRIMENTO DA CIRCUNFERENCIA DO CONJUNTO RODA/PNEU(MAIOR VELOCIDADE PERIFÉRICA), PORÉM ISTO CONFERE MAIOR FORÇA CENTRÍFUGA "CONTRA" O CONJUNTO GERADOR DA ROTAÇÃO, OU SEJA O POWER TRAIN, POIS PRECISA DE MAIOR FORÇA PRA VENCER A INERCIA, DO ZERO ATÉ A ROTAÇÃO QUE O TORQUE DO MOTOR "CONSIGA" LEVAR O NOVO CONJUNTO, QUE, COMO SERÁ UMA MENOR ROTAÇÃO QUE A ORIGINAL, ENTÃO VOCE PERDEU POTENCIA . Voce "andará" uma maior distancia no mesmo tempo(mais VELOCIDADE). E a maior LARGURA DA BANDA DE RODAGEM, AUMENTA A ÀREA DE ATRITO, ATÉ O PESO TAMBÉM(COMO O CONJUNTO RODA/PNEU DE MAIOR DIAMETRO TAMBÉM). Então, na verdade voce perde potencia, porque o torque continua o mesmo, só que a rotação máxima não será alcançada, com o novo conjunto "MAIS PESADO", A NÃO SER QUE, "PREPARE O MOTOR", O ALIMENTANDO MAIS, E ASSIM SIM, AUMENTANDO O TORQUE, E CONSEQUNTEMENTE A POTENCIA, EM RELAÇÃO AO CONJUNTO ORIGINAL, E MANTENDO OS LIMITES DE ROTAÇÃO.
    É como a gente fala no meio dos transportes, caminhão com diferencial longo, anda mais, mas é "frouxo", ou caminhão com diferencial curto, anda pouco, mas sobe muito. Com rodas/pneus maiores, voce também "alonga a relação de transmissão", vai andar mais, mas ficará "frouxo",hehe.. Então, enquanto voce não alterar as regulagens do motor, claro que não alterará o torque, que está "DIRETAMENTE LIGADO" à INJEÇÂO DA MISTURA (ar/combustível), mas a potencia voce diminui, porque num local em antes voce usava uma quarta marcha para subir, e agora usará uma terceira marcha( para manter a rotação), então, lógico que gastará mais tempo, no mesmo percurso, então perdeu potencia, mesmo que NOMINALMENTE, seu motor esteja produzindo a mesma potencia, MAS O TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO "TRABALHO" AUMENTOU. Nestas questões todas, é que se vê a importancia do maior numero possivel de "marchas" num cambio(veja onde voltamos,hehe..)
    Abraço.
    Sérgio.
    Entendi! Muito obrigado, Sérgio Augusto!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Daniel, agora caiu a ficha sobre alguns detalhes. É que os textos anteriores estavam bem "truncados" e eu estava me complicando para pegar o fio da meada...
    Na questão de motores aeronáuticos é isso aí mesmo, o torque só é considerado para calcular o passo da hélice quando esse é fixo.
    Boa Edin;

Tinha me esquecido do passo da helice também (ahahaha...me fez lembrar do meu tempo de aeromodelista)

Um abração!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. CAMBIO 3 MARCHAS DA C10 COMPENSA???
      Por edwint no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 03/01/2015, 10:43
    2. Adaptação de CT e câmbio da toyota hilux na D20 4x4 cambio Clark 5 marchas
      Por GiovanniP no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 17
      Última resposta: 22/08/2011, 22:10
    3. Compro câmbio CJ5 4 marchas ou carretel 33 dentes + engrenagem da 2ª Marchas
      Por luciano Rodrigues no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 20/05/2009, 01:26
    4. Cambio 5 marchas !!!!!!
      Por alex reijers no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 3
      Última resposta: 19/01/2009, 20:20

Permissões de Postagem