Sendo o Torque = kgf x m e Potencia=Joules/Seg = Watt, o que importa é a quantidade de energia por unidade de tempo e não a força exercida SEM tempo determinado.
O torque é relevante para cálculo de força exercida numa transmissão, eixos, etc. mas no caso do desempenho do motor, onde queremos saber TEMPO, temos que ter TEMPO na medida e neste caso, Potencia.
Assim é uma grandeza importante pois relaciona-se com a potência mas o valor "torque" sozinho é irrelevante sem sabermos a rotação produzida SECUNDARIA! Ela apenas dá um INDICIO de como é a curva de potência.
Exemplificando com uma formula matemática simplificada: Potencia = (Torque x Giro do motor) / Constante. Sendo um PRODUTO. temos grandezas inversamente proporcionais. Ou seja, se temos uma elevada potencia um elevado valor de torque, naturalmente o giro em rpms será baixo (motor de caminhão). O dinamometro mede o torque e a partir dele, coma fórmula plota-se a potencia no gráfico formando a chamada curva de potencia e torque.
Apenas para exemplificar:
Se pegarmos três motores com torque máximo a partir das 1800 rpms, um com 34,7kgf.m outro com 38,1kgf.m, outro com 38,3kgf.m e outro com 38,7kgf.m, qual é o mais "gostoso" de dirigir? Esses são os torques da Toyota Hilux (163cv), Ranger 2.8L (135cv) L-200 Triton (165cv) ou Ranger NGD3.0. Não dá para comparar a força e o desempenho de um motor unicamente pelo torque pois é obvio que o motor da Hilux, no caso, rende mais que o HS2.8 da Ranger. E este é mais "torcudo" na mesma faixa de trabalho...
Isso que eu escrevi acima é tão válido que exemplificarei com gráficos do motor Cummins ISC8.3:
Observe atentamente as curvas de torque (superior) e potencia (inferior) das respectivas regulagens deste motor. Dê ênfase a regulagem de 315hp. O grafico ficou pequeno no Forum mas cada linha vertical começa com 1200rpms, 1400 até 2200 rpms.
Agora compare a faixa de trabalho do velocimetro com a faixa de POTENCIA dos motores do VW Constellation que utilizam o motor ISC
Um abraco