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  • #1
    Usuário Avatar de fbmiguel4x4
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    Explorer Gas no frio




    Oi pessoal,

    Acho que isso não é bom!

    Depois de rodar por 1 hora hoje cedo na estrada com o frio do cacete, parei em um posto e o carro morreu, abri o capo e me deparei com essa situação (da foto) o sistema até tem tubulação para entrada de água quente do radiador, mas não esta sendo utilizado.

    Acho que entrar gas gelado na camera de combustão deve provocar choque térmico o que com o tempo pode contribuir para trincas no cabeçote ou no mínimo faz cair o rendimento.

    To viajando na maionese ou é por ai mesmo?

    Agradeço qualquer dica.

    Abraço
    Fernando
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Explorer Gas no frio-dsc00009.jpg  
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  • #2
    Usuário Avatar de Barret
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    Boa tarde Miguel quanto a foto acho que vc mesmo respondeu (palpite) o sistema de aquecimento desligado .

    Trincas no cabeçote: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras ,como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina por 3 a 5 km todos os dias.


    (combustivel muito seco)


    mas acredito que não chegue a acontecer o choque termico pois e temperatura da camara é muito alta.
    pelo menos é o que os mecanicos falam.mais ta ai uma boa pergunta.
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    (nervosa)

  • #3
    Usuário Avatar de fbmiguel4x4
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    Vou providenciar a ligação das mangueiras de aquecimento, descobri (com um amigo que entende muito desse carro) que o máximo que isso pode levar é obstruir a passagem de gas o que faz o carro morrer, mas nenhum dano ao cabeçote (por choque térmico), para isso a massa de gas deveria ser muito grande e a uma temperatura muito baixa.

    Abraço
    Fernando

    Citação Postado originalmente por Barret Ver Post
    Boa tarde Miguel quanto a foto acho que vc mesmo respondeu (palpite) o sistema de aquecimento desligado .

    Trincas no cabeçote: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras ,como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina por 3 a 5 km todos os dias.


    (combustivel muito seco)


    mas acredito que não chegue a acontecer o choque termico pois e temperatura da camara é muito alta.
    pelo menos é o que os mecanicos falam.mais ta ai uma boa pergunta.
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  • #4
    concordo com o Barret...
    sempre que vou sair ligo na gasolina,para lubrificar, pois o gás é seco...principalmente a 1ª partida...assim diz o cara que regula o gnv dela...
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  • #5
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    Tb concordo.

    Tenho Explo com GNV há 5 anos. Sendo 3 deles em Curitiba. Já tive de "fazer o motor" por trincas no cabeçote.
    O negócio é ligar o carro na gasolina até mexer o ponteiro da temperatura e somente depois disso passar p/ o GNV. E, seguindo indicações aqui do forum tb, sempre antes de desligar o carro passar para a gasolina. Tudo p/ "lubrificar" e evitar maiores problemas.

  • #6
    tbm faço isso a 6 anos nunca tive poblema,graças a deus...qual é o preço do gnv ai em curitiba...aqui estou pagando 1.25 aqui no interior e em sp pago 1,19...
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  • #7
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    fbmiguel

    Passei por situação parecida recentemente, e no meu caso, só resolvi trocando o redutor de pressão, que antes era de um estágio e agora é duplo estágio.

    Inicialmente, quando a rotação estava em torno de 3000rpm, o motor pedia força e morria. O maior perigo foi que isso me aconteceu a 80km/h em pistas movimentadas. Numa das situações, quase bati na traseira de um celta... imagine o estrago. Aqui na minha região é escasso o número de mecânicos credenciados pelo Inmetro, e um deles só me enganou. Primeiro, fez regulagem (não deu certo). Voltei, e instalou o gerenciador eletrônico de fluxo (não funcionou). Depois fez a limpeza do gerenciador, esgotando a graxa que tinha (não funcionou). Já estava desesperado, pois não queria ir à Sampa para isso.

    Então tentei um segundo mecânico (careiro por sinal), que na primeira trocou o redutor e retirou toda aquela elétrica (gerenciador eletrônico de fluxo e de sonda). O carro ficou show. Só que, o check engine acesso direto. Aí, eu mesmo resolvi, resetei o módulo, desligando a bateria por 5 minutos. Além disso foi instalada uma resistência para o aquecimento, pois não me foi recomendado desviar o arrefecimento para este motor

    Problema resolvido!!! viajo no feriado e agora computar o novo consumo.

    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

  • #8
    jeb de que cidade do interior de sp vc é...tbm sou, moro proximo campinas...Itatiba sp...
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  • #9
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    Jeb,

    O congelamento só acontecia quando pegava estrada bem cedo com frio. Mas tirando essa situação a marcha lenta no gas estava falhando, levei em um instaladora para fazer uma regulagem e foi diagnosticado que meu regulador era muito antigo, troquei por um novo. Ficou bem melhor mas o problema de congelamento continuou e a marcha lenta ainda apresentava em alguns momentos funcionamento irregular. Hoje instalei no mesmo lugar as mangueira que levam água quente do radiador para o regulador. A marcha lenta ficou beleza e acredito que o consumo também vá melhorar bastante. Depois comento aqui sobre isso. Fui e voltei na Fenajeep sem problemas a não ser ter que levar o acelerador só na casquinha para evitar o congelamento.

    abraço
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  • #10
    Usuário Avatar de fbmiguel4x4
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    Passei por aqui só para registrar: com a instalação das mangueiras para aquecer o regulador resolveu o problema do congelamento e o consumo melhorou em 30%.

    Abraço
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  • #11
    Usuário Avatar de jeb
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    Citação Postado originalmente por fbmiguel4x4 Ver Post
    Passei por aqui só para registrar: com a instalação das mangueiras para aquecer o regulador resolveu o problema do congelamento e o consumo melhorou em 30%.

    Abraço
    fbmiguel, meu problema com o GNV foi resolvido. No meu redutor não tem arrefecimento, apenas aquecimento elétrico. Foi instalada uma dupla resistência, e a temperatura é muito quente mesmo!!! Estou viajando amanhã, e quando voltar posto minhas impressões sobre esse sistema totalmente elétrico.

    []s
    J.
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  • #12
    Usuário Avatar de jeb
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    Nova configuração do GNV

    Colegas

    Foi instalado no redutor da minha Explo mais um sistema elétrico de aquecimento, conforme foto abaixo. Então são dois sistemas elétricos. Lembrando que esse modelo REG não possui entrada para arrefecimento líquido, apenas elétrico.

    Explorer Gas no frio-p7090281.jpg

    Viajei cerca de 2400KM, e uns 20% no GNV, uma vez que nas regiões por onde passei não existe GNV.

    De fato o aquecimento externo (o debaixo) esquenta muito bem, "ferve" eu diria.

    Relatando, antes de viajar a convertedora instalou essa resistência nova, mas ainda estava mno sistema de relê para a dupla sonda lambda da explorer. O Check Engine acendia direto e não apagava, nem na gasolina e nem no gnv. Insisti na instalação do simulador (duplo) de sonda, mas ficaram negando e só poderiam fazer na semana que vem. Ou seja, enrrolação.

    Aí, resolvi eu mesmo fazer, uma vez que eu já tinha o simulador de sonda da instalação anterior do GNV (marca KGM). O esquema elétrico da Explorer/Ranger V6 é encontrado abaixo:

    http://www.kgm.com.br/es/e/1454%20-%...AL%20DUPLO.pdf

    http://www.kgm.com.br/SugestaodeInstalacao/sikgm.pdf

    http://www.kgm.com.br/es/v/RANGER%20...20SFI%2097.pdf

    Após isso feito e com a viagem realizada, algumas coisas passaram a acontecer:

    1. Se eu ligar o carro só na gasolina e rodar, não acende check engine.
    2. Se eu ligar na gasolina e rodar um pouco, passar para o gnv e rodar, não acende check engine.
    3. Se eu ligar na gasolina e rodar um pouco, passar para gnv, passar para gasolina e em seguida desligar o carro e ligar na gasolina, minutos depois check engine acende (e não apaga, só resetando por bateria).
    4. Se eu ficar mudando de combustível toda hora em intervalos pequenos de tempo, luz acende.

    O que acho que pode estar acontecendo: não dá tempo para o módulo reconhecer o combustível.

    Ressalto que com a luz acessa o motor não falha, não chia, nem nada, mas fica super-gastão.

    obs: Um outro fato foi que, em um dos dias (+- 7graus de temperatura externa) eu já tinah rodado uns 5km na gasolina (por estrada) e passei para o GNV. Uns 100m em declive e o motor apagou do nada. Isso não sei explicar, pois está aquecendo direitinho o gás e a marcha lenta está ok.

    J.
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