Postado originalmente por
Horacio Teles
Pessoal.
Tá pintando a alternativa do Carnaval aqui em casa. Acho que iremos para Bananal. Vou com a patroa, filha (e namorado

) e filho.
Lá o Carnaval ainda é na rua, tem blocos (saio no das "Piranhas") domingo, marchinhas, farra na beira do rio, muita, muita, muita, cerveja. Coisa de família. No dia do bloco, as esposas vão do lado, nas calçadas, para abastecimento dos maridos. A fantasia é da cabeça de cada um.
Não sei se já comentei antes. Bananal fica lá na ponta leste de São Paulo, divisa com Barra Mansa. Fiz um projeto lá em 1998 e acabei filho da pacata cidade, com muitos amigos em todos os cantos.
No passado (e ainda hoje) Bananal era muito frequentada por artistas, como o Herivelto Martins, marido da Dalva de Oliveira (tinha até uma propriedade lá), Ankito e Grande Otelo, Cauby Peixoto, e muitos outros. Ainda tem um baterista dos Titãs que tem uma propriedade lá pelas bandas da Bocaina.
Lá aconteceram as filmagens de várias novelas da Globo (uma das últimas foi Sinhá Moça).
A cidade também foi berço dos mais ricos barões do café. Tem umas fazendas e uns casarões muito bonitos. Fora isso, o pessoal da cidade é muito hospitaleiro e simples. Volta e meia tem um pessoal que gosta de trilhas andando lá pelas bandas de Bananal.
Como vocês já perceberam, sou um fã da cidade. Se algum conhecido aparecer por lá é muito fácil me encontrar: é só ir no Restaurante do Arley (que eu recomendo), no do Zé do Espigão (também recomendo) e perguntar pelo Horacio que alguém vai dizer onde estou.
Estão todos convidados para o desfile das "Piranhas". Se pedir informações para algum distraído, pergunta onde acha o pessoal da SUCEN (o cara mais conhecido do pedaço é o João Sivi). Na unidade de saúde todo mundo conhece o sujeito. Sou padrinho de casamento dele e da mãe dele (acreditem). Ela é a Dona Lê (Lê de Leopoldina), a cozinheira e quituteira mais famosa de Bananal. Não tem festa de casamento que ela não esteja na cozinha preparando as melhores coisas para todos. O Tony Ramos, quando estava lá por Bananal exigia a presença da Dona Lê na preparação das refeições. Por isso acho que ficou um pouco redondo.
Depois vou colocando mais coisas.