Olá Pessoal, li reli este tópico para entender direitinho, bem quando coloquei motor Diesel no meu Engesa tbm troquei as molas dianteiras pois as antigas não aguentariam o pêso do motor, e não senti diferença nenhuma no dirigir. Ele não balança para lugar nenhum Passarinha, e não fica como João Bôbo tiro as mãos do volante e ele continua retinho na estrada. Não entendo o que acontece com meu Engesa pois está perfeito para dirigir em estradas e na cidade. Outra coisa fui olhar a fixação das barras Panhard tanto nas dianteiras quanto nas traseiras, não vi nenhum tipo de alinhamento fora do lugar, nem bucha estragada, corroida ou qualquer tipo de torção como mostrou as fotos lá do albúm do Kim.
Qual será a explicação, para este bom funcionamento ???
[ ]'ss
TONINHO
ENGESA 86 F1 - SheeiK AZUL
*NÃO ABASTEÇA NOS POSTOS ¨BR¨ BOICOTAR PARA BAIXAR*
Olá Kim blz. Sei que este post é mais antigo , mas estou com o mesmo problema no meu engesa e está mais alto e com pneus 35. Dai te faco a pergunta , em vez de cortar a barras , nao da para por um calço na ponta dela e assim chegando o eixo para frente? Obrigado e aguardo.
Opa Rodrigo!
A questão não é levar o eixo para frente, mais sim rotacioná-lo.
Para mim, o fácil foi trabalhar na barra.
Levar o eixo para frente não muda o caster.
Att.
Kim.
Grande Kim. Como vão as coisas por aí? Eu estou sempre vendo o pessoal sofrendo para corrigir caster de Engesa e não entendo porque não fazem o que eu fiz no meu. Com uma hora de serviço tava pronto e ficou igual o original. Simples e funcional. Soldei chapas complementares nas orelhas do eixo que recebem a barra longitudinal e mudei o parafuso da frente, do furo original para um furo mais abaixo, que fiz nas novas chapas complementares. Assim o eixo girou para traz e corrigiu o caster. Esquema em anexo.
Grande Kim. Como vão as coisas por aí? Eu estou sempre vendo o pessoal sofrendo para corrigir caster de Engesa e não entendo porque não fazem o que eu fiz no meu.
Amigo Franz,
Você poderia postar fotos do serviço executado na correção do caster que você fez?
O KIM e resolveu tudo bem , mas da forma que o FRANZLANA fez e da maneira que foi feito no meu pelo ROGÉRIO NUNES é muito mais fácil , o princípio que foi feito no meu é idêntico ao do FRANZLANA , no caso do FRANZ ele soldou uma orelha no suporte e fez outro furo , no meu caso o ROGÉRIO cortou o suporte e abriu o corte até que o CÁSTER ficasse corrigido , daí ele preencheu o espaço aberto com uma tira de chapa e soldou ficou igual ao original , mas reconheço que da maneira que o FRANZ fez foi mais fácil ainda , mas o princípio é o mesmo que é APENAS EM MUDAR A POSIÇÃO DO FURO DA FRENTE DO SUPORTE DA BARRA .